Igreja Mórmon Mente No Primeiro de Abril

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, através de sua página oficial no Facebook, repúdio à uma óbvia brincadeira de Primeiro de Abril publicada no nosso site Vozes Mórmons. Curiosamente, contudo, sentiu a necessidade de mentir para fazê-lo.

A Igreja SUD, popularmente conhecida como Igreja Mórmon, inaugurou há 3 anos um shopping center de luxo na sua cidade-sede de Salt Lake City, a uma quadra do icônico templo de Lago Salgado. O sucesso financeiro do City Creek Center, apelidado como “shopping Mórmon”, assim como o altíssimo valor desse investimento imobiliário (estimado em USD 5 bilhões), foram assuntos explorados de maneira clara e inequívoca por nós. Por isso nos causa certa estranheza que a Igreja opte por uma mentira tão ridícula e óbvia para distanciar-se de uma brincadeira clássica.

Nós publicamos no 1o de abril p.p., uma brincadeira fazendo alusão ao famoso shopping City Creek Center e de como a Igreja teria anunciado a construção de um shopping no Brasil. O artigo ainda está no ar aqui, e baseado nas muitas reações histriônicas (note-se que, apesar dos chiliques de muitos, muitos outros membros levaram a brincadeira no bom humor com o qual foi publicado) e nos 14 mil acessos ao artigo, ele foi um tremendo sucesso como pegadinha de Primeiro de Abril.

A mobilização de membros foi tamanha que, aparentemente, levou muitos à curiosidade de contactar a página oficial da Igreja para lhe pedir uma confirmação da (falsa) notícia. Ironicamente, estas mesmas pessoas não se deram o trabalho de clicar nos dois links fornecidos no final do artigo que explicavam tratar-se de uma brincadeira, ou mesmo ler o tag “Primeiro de Abril” logo após os dois links.

A resposta oficial da Igreja foi inequívoca, clara, e direta:

01-04 (1)

ATENÇÃO: Algumas pessoas estão comentando sobre uma notícia de que a Igreja irá construir um shopping no Brasil. A notícia é falsa. Provavelmente se trata de uma brincadeira do dia da mentira (1º de abril).
Sempre busquem informações nos canais oficiais da Igreja.

Tivesse a Igreja encerrado sua notificação aqui, ninguém poderia queixar-se de sua postura. Ela resolveu o problema e solucionou o mistério-não-tão-misterioso.

Mas ela não parou por ali. Em dois outros comentários subsequentes, ela decidiu escrever, publicamente, duas mentiras!

A primeira delas talvez não seja tão óbvia, e certamente é subjetiva apesar de ser mentirosa não obstante. Porém, a segunda delas é absurdamente, e desnecessáriamente, desonesta.

01-04 (2)

Não foi um teste. O objetivo de quem fez, em tese, era causar polêmica e abalar a fé das pessoas.

Nós escrevemos e nós publicamos o artigo.

Nós sabemos os motivos por que escrevemos e publicamos o artigo, e ninguém na Igreja pode dizer que sabe. Ninguém de lá teve a decência ou a honestidade de nos contactar e nos perguntar nada diretamente sobre esse artigo e portanto não tem como saber o nosso “objetivo”. E ninguém de lá sabe ler mentes!

Nós não queremos “causar polêmica” ou “abalar a fé das pessoas”. Mesmo se quiséssemos, nenhum de nós é estúpido o suficiente para achar que uma brincadeira de Primeiro de Abril, que é facilmente demarcada como uma brincadeira de Primeiro de Abril com três anotações explícitas no artigo, e é facilmente desprovada (como eles fizeram acima), poderia jamais “causar polêmica” ou “abalar a fé das pessoas”.

É inteiramente possível que publicar a notícia de que a Igreja gastou USD 5 bilhões na construção de um shopping de luxo e de que a Igreja gasta ninharias relativas com ajuda humanitária pode até “causar polêmica” ou “abalar a fé das pessoas” (para uma pequena minoria). Contudo, ninguém pode racionalmente culpar quem publica os fatos pela existência e pela veracidade destes fatos.

Não obstante, nós aceitamos que essa afirmação possa simplesmente ser o fruto de uma decisão estúpida e pouco profissional de não checar conosco — ou mesmo checar o nosso site — antes de julgar as nossas intenções. (O que o Novo Testamento diz que Jesus ensinou sobre julgar as motivações dos outros?) E até compreendemos que o qualificador “em tese” sirva de uma tentativa (inepta) de defletir da falta de profissionalismo e caridade no trato da Igreja conosco.

Mas a mentira de verdade veio numa frase inteiramente sem equivocações:

01-04 (3)

A igreja não tem shopping.

E nós, daqui, pensamos: AHN???

Eis uma foto do shopping que a Igreja não tem:

O luxuoso shopping City Creek Center servirá de modelo para os novos shoppings da Igreja SUD no México, Colômbia, e Brasil.

Eis o luxuoso shopping City Creek Center construído e possuído pela Igreja SUD, que a Igreja SUD nega possuir.

Eis um vídeo do Profeta Thomas Monson, acompanhado de vários Apóstolos, enquanto participa do entusiasmático mandamento profético grito “vamos às compras!” durante a inaguração do shopping que a Igreja não tem:

Eis uma foto do Presidente Henry Eyring, 1o conselheiro da Primeira Presidência, enquanto discursava na inauguração do shopping que a Igreja não tem, enquanto ele não comemorava o fato da Igreja tê-lo construído:

Presidente Henry B. Eyring, 1o conselheiro na Primeira Presidência, discursa durante a inauguração do shopping City Creek Center, que a Igreja construiu e possuí, mas que aqui no Brasil nega existir!

Presidente Henry B. Eyring, 1o conselheiro na Primeira Presidência, discursa durante a inauguração do shopping City Creek Center, que a Igreja construiu e possui, mas que aqui no Brasil ela nega existir ou possuir!

“Tudo o que nós vemos ao nosso redor [i.e., o shopping e prédios adjacentes] é a evidência do comprometimento de longo prazo que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem com a Cidade de Lago Salgado.” — Henry Eyring, durante a inauguração do City Creek Center

Nós compreendemos a necessidade que muitos membros da Igreja, e que a própria Igreja em si enquanto instituição, sente para se defender de notícias e fatos que a mostram sob um prisma negativo. E sabemos que a Igreja tem um passado farto em exemplos históricos de mentiras oficiais e encorajamento institucional para mentir para defender o nome e a reputação da Igreja.

Apóstolo Charles Penrose, que expressou preocupações ao Presidente John Taylor sobre as mentiras institucionais estabelecidas pela Igreja

Apóstolo Charles Penrose, que expressou preocupações ao Presidente John Taylor sobre as mentiras institucionais estabelecidas pela Igreja e seu impacto nos membros em geral

…as prevaricações e os subterfúgios sem fim que a nossa atual condição nos impõe… ameaçam tornar da nossa próxima geração [de membros da Igreja] uma raça de mentirosos… — Apóstolo Charles W. Penrose, 16 Fev 1887

Pelo menos a nossa mentira de Primeiro de Abril era uma óbvia brincadeira!

A grande questão aqui é, então, se realmente vale a pena mentir em nome da fé. Filosoficamente, vale a pena? Neste caso específico, com essa mentira tão tola, valeu a pena? Em qualquer caso, mesmo que seja mais difícil provar a verdade, vale a pena? Será por isso que a Igreja insiste em pedir para os membros que “[s]empre busquem informações nos canais oficiais da Igreja”? Se os membros não buscarem “informações” em canais que não sejam “oficiais”, nunca poderão saber se os “canais oficiais” lhe estão mentindo, não? Obedecer sem pensar? A autoridade nunca falha, ou nunca mente? E assim, passa a valer a pena mentir pela fé?

……………………………………………………………………………………………………..

Relacionados

O luxuoso shopping City Creek Center servirá de modelo para os novos shoppings da Igreja SUD no México, Colômbia, e Brasil.

Conheça o famoso Shopping da Igreja em Utah!

Prédio do Escritório da Igreja

Entenda mais sobre o impacto financeiro do Shopping da Igreja!

Jesus Expulsa Cambistas

Entenda por que Jesus não aceitaria um Shopping na Sua Igreja!

Esta foto está correndo pelas redes sociais esta semana antes da Conferência Geral. Quantos Mórmons não acreditaram que não é uma montagem?

Leia a brincadeira de Primeiro de Abril que originou a confusão.

Orson Wells anuncia para o mundo a descoberta da Zarahemla

Entenda por que defendemos a tradição de Primeiro de Abril.

40 comentários sobre “Igreja Mórmon Mente No Primeiro de Abril

  1. Eu não teria isso como uma mentira da igreja, acredito mais na falta de conhecimento das pessoas que cuidam das mídias sociais da igreja, acredito que seja do tipo que prefere não saber das coisas assim como é a maioria dos membros aqui.

    • Não seja tolo, é claro que “as pessoas que cuidam das mídias sociais da igreja” conhecem esse site e já tomaram conhecimento do shopping City Creek Center, por meio desse site ou de outros.

    • Com certeza os membros vislumbram com a luxúria mormoniana, assim como qualquer brasileiro assistindo novelas se vislumbram, mas site oficial também fecha os olhos ?

  2. E no final ainda dizem uma besteira: procurem sempre fontes da igreja, sites da igreja. Por isso que povo não deixa de ser lesado. Nunca lá dentro! Adorei a piada e façam sempre!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.