Brian Dawson foi desobrigado após utilizar textos do site e revista oficiais da Igreja
Em 09 de junho de 1978, Spencer Woolley Kimball anunciava o fim da longa exclusão de negros do sacerdócio e das cerimônias do templo mórmon. Após 37 anos dessa importante mudança, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias parece ainda não lidar apropriadamente com esse aspecto de sua história. Pelo menos, é o que ilustra uma recente polêmica local na Igreja em Honolulu, no estado americano do Havaí.
Questionado por seus alunos de 12 a 14 anos sobre o banimento dos negros antes de 1978, Brian Dawson decidiu apresentar à classe da Escola Dominical o conteúdo de Raça e Sacerdócio, ensaio publicado em inglês no site lds.org em dezembro de 2013 (e traduzido para o português cerca de um ano depois como As Etnias e o Sacerdócio). De acordo com a reportagem do jornal The Salt Lake Tribune, Dawson também utilizou artigos da revista oficial Ensign (publicação americana equivalente à Liahona) para falar dos pioneiros negros Elijah Abel, Green Flake e Jane Manning James, enfatizando que especialmente os futuros missionários deveriam entender essa história.
Um pai reclamou da aula ao bispo, o qual teria declarado a Dawson que “qualquer coisa sobre história negra antes de 1978 é irrelevante e uma questão sem importância”. Em uma entrevista em fevereiro passado, seu bispo pediu que Dawson nunca mais ensinasse sobre a história dos negros no mormonismo, ao que Dawson respondeu não.
Dawson e sua esposa requisitaram uma reunião com o bispo e o presidente de estaca. Os líderes acabaram reconhecendo a legitimidade das informações usadas pelo professor, mas insistiram que não fossem mais usadas nas aulas da Igreja. Posteriormente, Dawson foi dispensado de suas obrigações na Escola Dominical.

Uma pena, lamento a intolerância.Mas deram pro irmão qual chamado depois?
Eu sinto verdadeiramente que a história do mundo em geral tem uma ligação direta com o Evangelho de Jesus Cristo desde a fundação da Terra. Acredito que a evolução histórica sobre os Negros reflete na posição inspirada dos profetas hoje em dia, e saliento que não foi uma questão de mudar só porque o mundo mudou, mas sim graças aos planos do nosso Pai Celestial o panorama se transformou. Sempre para assuntos como esse, temos que buscar inspiração. Muitas vezes não sei até mesmo explicar sobre o assunto com tantos detalhes, e citações mas quando esse novo material sobre esse assunto foi lançado, orei muito e tive a resposta doce do Espírito e me sinto muito bem em dizer que a igreja nunca mentiu, nunca escondeu… existem muitos fatores na terra que acontecerão e temos que estar preparados para compreender.