Quem eram os Apóstolos e os membros da Primeira Presidência da Igreja SUD naquela época?
Quantas vezes você parou, ao estudar história Mórmon, em uma data específica e ficou tentando se lembrar justamente da composição da liderança máxima da Igreja SUD?

Liderança da Igreja SUD em Novembro de 1969. David McKay era o Presidente da Igreja, que por motivos de doença e senilidade, chamou um terceiro conselheiro (Smith) para aliviar a carga laboral dos outros dois.
Se isso já lhe atrapalhou os seus estudos, seus problemas acabaram. Há um site novo que oferece uma referência rápida, didática, e interativa para visualizar todas as composições dos 2 grupos principais da liderança SUD.
Como funciona e pra quê serve?
Bom, digamos que você está estudando sobre a Proibição de Negros ao Sacerdócio. Naturalmente, você lerá a reconstrução do historiador Michael Quinn sobre uma reunião em novembro de 1969 entre a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos marcada “ULTRA CONFIDENCIAL”. A reunião fora agendada por Hugh Brown e convocada por Eldon Tanner e a pauta era a suspensão da proibição de negros e a autorização para ordená-los ao Sacerdócio. Ausentes na reunião estavam David McKay (Presidente da Igreja), Joseph Fielding Smith (Presidente do Quórum dos Doze e Terceiro Conselheiro na Primeira Presidência), e Harold Lee (Presidente Interino do Quórum dos Doze).
Quinn descobriu em pautas da reunião e em diários dos envolvidos que Brown e Tanner haviam se aproveitado da ausência prolongada de Lee, que viajava a serviço da Igreja, e da doença e senilidade de McKay e Smith para empurrar uma votação na reunião dos dois quóruns que fosse favorável à suspensão da proibição. Tanner havia marcado a reunião como ultra secreta para evitar que Lee descobrisse sua pauta e organizasse um retorno prematuro. Após acalorado e espirituoso debate, os presentes se convenceram dos argumentos e da posição de Brown e Tanner e votaram a favor da suspensão da proibição. Faltava-lhe, porém, convencer o remanescente Apóstolo e metade da Primeira Presidência.
Contudo, ao retornar e descobrir da votação, Lee imediatamente reuniu-se com vários Apóstolos separadamente para convencê-los a mudar seus votos, e na próxima reunião agendada para confirmar aquela votação, a proposta foi derrubada. Seriam necessários mais 9 anos, e a morte de alguns líderes para conseguir uma votação favorável à abolição da proibição.
Nessa história, os principais personagens são notórios. Brown, Tanner, Lee, McKay e Smith eram os líderes mais poderosos e influentes na Igreja nesse momento, e naturalmente participam mais proeminentemente nesse episódio. Porém, é interessante notar quais eram os então personagens secundários e como teriam se comportado. Quais Apóstolos que nos surpreendem com um voto a favor dos Negros na primeira reunião? E quais Apóstolos teriam, talvez facilmente, mudado seus votos com o apoio ou persuasão de Lee, e voltado a negar comunhão plena aos Negros? Quais Apóstolos precisaram morrer antes que Kimball tentasse novamente levantar a pauta à votação 9 anos depois?
Acesse o site aqui e altere as dadas entre novembro de 1969 e julho de 1978. E, depois, use-o para encontrar anedotas ou impressões históricas interessantes e compartilhe conosco os seus achados.
Observando a sucessão de Brigham young, me chamou a atenção o fato de que BY faleceu em 29 de agosto de 1877, e só em 10 de outubro de 1880, três anos depois, foi apoiado John Taylor como Presidente da igreja. Acontece que, nesta data, Orson Pratt era o Presidente do Quorum dos 12, o mais antigo no chamado, e portanto, seguindo a linha atual, o sucessor natural de BY. John Taylor era o segundo na linha de sucessão. No entanto OP foi preterido e JY assumiu a presidência. Alguém poderia explicar ou indicar fontes que explicassem por que houve esta demora na reconstituição da Primeira Presidência, e por que Orson Pratt não foi apoiado como profeta?
Talvez tenham sido os 15 que mais profetas possuíssem em seu meio. A maioria deles foi presidente.