Quem Eram As Autoridades Gerais?

Quem eram os Apóstolos e os membros da Primeira Presidência da Igreja SUD naquela época?

Quantas vezes você parou, ao estudar história Mórmon, em uma data específica e ficou tentando se lembrar justamente da composição da liderança máxima da Igreja SUD?

Liderança da Igreja SUD em Novembro de 1969

Liderança da Igreja SUD em Novembro de 1969. David McKay era o Presidente da Igreja, que por motivos de doença e senilidade, chamou um terceiro conselheiro (Smith) para aliviar a carga laboral dos outros dois.

Se isso já lhe atrapalhou os seus estudos, seus problemas acabaram. Há um site novo que oferece uma referência rápida, didática, e interativa para visualizar todas as composições dos 2 grupos principais da liderança SUD.

Como funciona e pra quê serve?

Bom, digamos que você está estudando sobre a Proibição de Negros ao Sacerdócio. Naturalmente, você lerá a reconstrução do historiador Michael Quinn sobre uma reunião em novembro de 1969 entre a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos marcada “ULTRA CONFIDENCIAL”. A reunião fora agendada por Hugh Brown e convocada por Eldon Tanner e a pauta era a suspensão da proibição de negros e a autorização para ordená-los ao Sacerdócio. Ausentes na reunião estavam David McKay (Presidente da Igreja), Joseph Fielding Smith (Presidente do Quórum dos Doze e Terceiro Conselheiro na Primeira Presidência), e Harold Lee (Presidente Interino do Quórum dos Doze).

Quinn descobriu em pautas da reunião e em diários dos envolvidos que Brown e Tanner haviam se aproveitado da ausência prolongada de Lee, que viajava a serviço da Igreja, e da doença e senilidade de McKay e Smith para empurrar uma votação na reunião dos dois quóruns que fosse favorável à suspensão da proibição. Tanner havia marcado a reunião como ultra secreta para evitar que Lee descobrisse sua pauta e organizasse um retorno prematuro. Após acalorado e espirituoso debate, os presentes se convenceram dos argumentos e da posição de Brown e Tanner e votaram a favor da suspensão da proibição. Faltava-lhe, porém, convencer o remanescente Apóstolo e metade da Primeira Presidência.

Contudo, ao retornar e descobrir da votação, Lee imediatamente reuniu-se com vários Apóstolos separadamente para convencê-los a mudar seus votos, e na próxima reunião agendada para confirmar aquela votação, a proposta foi derrubada. Seriam necessários mais 9 anos, e a morte de alguns líderes para conseguir uma votação favorável à abolição da proibição.

Nessa história, os principais personagens são notórios. Brown, Tanner, Lee, McKay e Smith eram os líderes mais poderosos e influentes na Igreja nesse momento, e naturalmente participam mais proeminentemente nesse episódio. Porém, é interessante notar quais eram os então personagens secundários e como teriam se comportado. Quais Apóstolos que nos surpreendem com um voto a favor dos Negros na primeira reunião? E quais Apóstolos teriam, talvez facilmente, mudado seus votos com o apoio ou persuasão de Lee, e voltado a negar comunhão plena aos Negros? Quais Apóstolos precisaram morrer antes que Kimball tentasse novamente levantar a pauta à votação 9 anos depois?

Acesse o site aqui e altere as dadas entre novembro de 1969 e julho de 1978. E, depois, use-o para encontrar anedotas ou impressões históricas interessantes e compartilhe conosco os seus achados.

6 comentários sobre “Quem Eram As Autoridades Gerais?

  1. Pingback: Livros Para Mórmons | Vozes Mórmons

  2. Não encontrei nada, passa muito rápido para notar alguma coisa, apenas que alguns morreram e outros ascenderam ao quórum, afora isso não se nota muita coisa… fiquei curioso para saber o que outros (ou autor do post) encontraram.

  3. Tenho um aplicativo em meu smartphone “LDS Apostles” tem a composição de todos os anos da primeira presidência e o quórum dos doze de Joseph até hoje. É bem legal.

  4. Observando a sucessão de Brigham young, me chamou a atenção o fato de que BY faleceu em 29 de agosto de 1877, e só em 10 de outubro de 1880, três anos depois, foi apoiado John Taylor como Presidente da igreja. Acontece que, nesta data, Orson Pratt era o Presidente do Quorum dos 12, o mais antigo no chamado, e portanto, seguindo a linha atual, o sucessor natural de BY. John Taylor era o segundo na linha de sucessão. No entanto OP foi preterido e JY assumiu a presidência. Alguém poderia explicar ou indicar fontes que explicassem por que houve esta demora na reconstituição da Primeira Presidência, e por que Orson Pratt não foi apoiado como profeta?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s