Heber Grant: Faça O Mal, Mas Obedeça

Mórmons acreditam que o Profeta é literalmente a Voz de Deus na Terra. Obediência cega e absoluta aos ditames dele é esperado de todo membro da Igreja.

Heber J. Grant, Presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1918-1945)

Heber J. Grant, Profeta Mórmon e Presidente da Igreja SUD (1918-1945)

O Apóstolo Marion Romney relatou algo que o Presidente Heber J. Grant lhe havia ensinado sobre obediência ao Profeta:

“Meu filho, você sempre mantenha seus olhos fitos no Presidente da Igreja, e se ele lhe pedir para fazer algo errado, e você o fizer, o Senhor lhe abençoará por isso.”

Mórmons são ensinados que obediência é a “primeira lei do céu” e, portanto, o princípio mais importante de sua religião. Devem os membros da Igreja ignorar suas próprias consciências, seus instintos e seu julgamento pessoal e apenas obedecer o Presidente da Igreja sem hesitação ou questionamento?

38 comentários sobre “Heber Grant: Faça O Mal, Mas Obedeça

    • A fonte da citação está embutida em um link no artigo acima.

      Por via de regra e convenção, se as citações não contém suas fontes por escrito, estarão embutidas em um link introduzindo-a.

      • Poderia ter colocado toda a citação, seria mais fácil de entender. Porém, não tem como tirar conclusões com apenas uma citação isolada, lembrando que atrás de uma citação como essa, existe um discurso inteiro, onde nos ajudaria a entender a posição dos líderes da igreja. Joseph Smith disse : “Ensino aos membros os princípios corretos e eles governam a si mesmos”. Se querem conhecer os Mormons, entrem em nosso site, ele é infinitamente mais completo do que esse.
        Leio bastante, tanto em português, como inglês e nunca vi nada sendo ensinado sobre liderança cega aos líderes, mas a Deus, quando sabemos e temos certeza que provém Dele, pois tem muita coisa que nem o profeta saberia nos dizer o porquê. Fácil de encontrar vários exemplos no Velho e Novo Testamento…. Fica a dica…
        Talvez um bispo ou outro falará sua opinião pessoal e quem sou eu para julga – lo? Quando meu bispo se engana em algo, rapidamente falo com ele e assim crescemos juntos e ele continua sendo meu bispo.
        Abraço

      • Essa é a citação toda.

        O discurso na íntegra pode ser encontrado no link no artigo.

        Você nunca viu nada sendo ensinado sobre obediência cega? Viu aqui. Marion Romney dizendo isso em plena Conferência Geral.

        Se queremos conhecer os Mórmons? Nós somos Mórmons. Nós acumulamos centenas de artigos no nosso site sobre aspectos do Mormonismo que a maioria dos Mórmons não conhecem. Ou nunca prestaram atenção, como por exemplo, as insistências em obediência cega. Há outros exemplos disso, que você talvez não tenha prestado atenção. Só no artigo acima, há outros dois links para um discurso do Thomas Monson e uma lição de manual que reforçam esse princípio.

  1. Eu vejo isso com frequência. Bispos, presidentes de estaca, sumo conselheiros, todos eles falando que a gente tem que obedecer sem questionar, fazer tudo que os profetas e os doze nos dizem sem pensar. Eles até falam que é proibido estudar literatura que não seja o oficial publicada da igreja, e que a gente tem que evitar sites como esse. Obedecer, obedecer, obedecer. De preferência, sem pensar muito. Por que vocês acham que eles ficam falando pra gente se casar cedo, não adiar para casar e ter filhos? Quando mais cedo casa e começa a ter um monte de filhos, menor a chance de ter tempo pra ler e estudar, porque você tem que trabalhar pra sustentar a mulher que não pode trabalhar fora e o monte de filhos pequenos.

    • Sou um líder da igreja e não ensino esse tipo de coisa. O que falta para muito membro é estudar as escrituras, você poderia ter ensinado esses líderes a fazerem de maneira correta seus sermões. Eles ensinaram o que sabiam e você retém o que sabe…. A igreja é governada por conselhos, onde aprendemos uns com os outros.
      Olhamos os erros dos líderes ao invés do nosso, um erro fatal para nossa fé. Vejo homens que na sua simplicidade ensinariam errado um preceito ou outro, mas seriam os primeiros a chegar na minha casa quando eu precisasse. E se não, foi porque eu não avisei e fui orgulhoso para não pedir ajuda… Sabe, me esforço de coração para meus irmãos, como amigo, pois não somos melhores do os outros. Porém, ainda assim, recebemos críticas alheias… Sabemos que um casamento não pode ser forçado, a obediência e qualquer outra coisa

    • Perfeito seu comentário, eles obrigam a casar rápido e depois vc que se vire com sua vida louca e estressada, cheia de filhos e nada de $$$ afinal quem não estuda nunca será ninguém na vida e isso é o que querem os mórmons, ignorantes que os seguem sem pensar.

    • Boa noite irmãos. Incrível. Isso acontece na Ala que frequento. Vejo um bispo jovem, casado a dez anos com uma moça bonita. Agora eles tem três filhos pequenos. A esposa dele as vezes desabafa com minha esposa. Ela diz que antes de casar, trabalhava,, estudava, tinha o próprio carro, com seu próprio dinheiro e bem elegante, agora com três crianças pequenas, mau tem tempo para se maquiar, e mesmo assim precisa demonstrar ser feliz no casamento e ter uma família eterna, porém vemos no rosto dela a tristeza. Os conselhos de nossos líderes que o rapaz deve fazer uma missão quando chegar a idade, sem adiar, abandonar tudo e quando retornar da missão procurar uma jovem para casar e ter filhos, procurar crescer juntos, com dificuldades, e mesmo assim ser felizes. No meu ponto de vista não vejo muita felicidade nessa decisão. Meu filho chegou de missão ano passado, dois meses depois arranjou uma namorada e já estava planejando o casamento, mesmo com um trabalho de salário mínimo e precisei abrir os olhos dele, sendo criticado pela minha esposa e alguns da igreja, mas, ainda bem que ele percebeu e adiou o casamento e também do namoro, agora está na faculdade, trabalhando e com seus objetivos mais concretos e, acredito, mais acertados. Quero dizer com isso, que essa ideia da igreja que devemos obedecer cegamente, não deve ser tomado na íntegra. Como vemos que a igreja ensina, na batalha nos céus, o único que prometeu resgatar todos os homens foi lúcifer (satanás), ele queria pregar a obediência cega. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pregou o livre arbítrio e acho que deve ser assim. Devemos obedecer mas com bom senso. Somos seres pensantes e inteligentes.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.