Escritora SUD Controversa Anuncia Novo Livro

Tremendamente popular entre membros da Igreja SUD, a autora e escritora Julie Rowe anunciou que seu próximo livro estará à venda em fevereiro de 2016.

Escritora SUD Julie Rowe dando entrevista para a KUTV

Seu livro “Um Amanhã Melhor: Minha Jornada Através do Véu”, onde Rowe relata sua “experiência de quase morte” de 2004 e subsquentes visões e profecias apocalípticas, causou tamanho furor entre Mórmons que a própria Igreja SUD sentiu-se obrigada a emitir nota oficial comentando-o.

Julie Rowe escreveu sobre sua “experiência de quase-morte” desde 2004, quando ela relata haver cruzado para o “mundo espiritual” e recebido visões apocalípticas do futuro, em conjunção com um mandato divino de alertar e avisar seus correligionários SUD e demais infiéis. Rowe tornou-se, nessa última década, uma autora e oradora de sucesso, gozando de tremendo sucesso nos EUA, especialmente nas comunidades Mórmons.

Com a viralização nas mídias sociais sobre um evento astronômico em setembro, Rowe publicou comentários crípticos em seu site, como “a hora chegou”, levando muitas pessoas, especialmente membros da Igreja, à uma frenesi de preparações e armazenamentos para o proverbial bíblico fim do mundo.

Tamanha a sensação que a Igreja SUD publicou um memorando oficial para todos os responsáveis por seu Sistema Educacional da Igreja alertando para o perigo de crer em profecias apocalíticos alarmantes.

Patrick Mason, Chefe da cadeira Howard W. Hunter na Universidade da Califórnia – Claremont, qualificou essa notícia:

“A situação tornou-se importante e relevante o suficiente para que filtrasse até o topo e convencesse os líderes máximos da Igreja de que era algo que deveriam controlar.”

Líderes da Igreja SUD reconheceram que a autora é membro ativa da Igreja, mas que ela não fala em nome da Igreja e não pode ser levada a sério como sua representante. Orientou ainda seus membros que devessem estar “preparados espiritual e físicamente para os altos e baixos da vida”, evitando especulações e “esforços extremos na antecipação de eventos catastróficos”.

É interessante notar que o Mormonismo foi fundado com uma veia intensamente apocalíptica. Joseph Smith anotava fenômenos astronômicos (e acidentes e catástrofes) como sinais do fim do mundo, inclusive ensinando aos membros que deveriam fitar os céus por eventos astronômicos como sinais do fim que se aproximava, já que literalmente viviam nos “últimos dias”. [1]

Durante o século 20, a Igreja SUD ensinava o “armazenamento doméstico” justamente como medida profética de “esforços extremos na antecipação de eventos catastróficos”.

Tamanho foi o interesse apocalíptico em setembro p.p. que a própria Igreja SUD sentiu a necessidade de emitir nota oficial, apesar do enorme apelo das profecias e avisos espirituais de Rowe, que se tornaram populares na comunidade Mórmon.

O anúncio da Igreja SUD foi inequívoco:

“Embora a Irmã Rowe seja uma membro ativa d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seu livro não é endossado pela Igreja e não deve ser recomendado a alunos ou utilizado como recurso didático. As experiências que ela compartilha são suas próprias experiências pessoais e não refletem necessariamente doutrina da Igreja ou podem até mesmo distorcer doutrina da Igreja.”

Algumas semanas após esse aviso oficial da Igreja SUD, a autora anunciou sua aposentadoria, fechando o seu site e cancelando as sessões de cura por telefone que ela vinha conduzindo. Essa aposentadoria, contudo, durou apenas alguns dias, pois Rowe afirmou que não “recuaria” e que defende o que escreveu.

Seu novo livro “Da Tragédia Ao Destino” será publicado pela Editora Spring Creek Book Company, que mantém escritórios em Rexburg, Idaho e Provo, Utah. De acordo com a autora, esse novo livro lidará mais com sua “experiência de quase morte” além de “sonhos e visões” que lhe vieram nos últimos dez anos após essa experiêcia.

“Após vários dias e noites de contemplação e após me haver sido mostrado que ainda tenho muito a escrever, eu cheguei a conclusão que eu devo, realmente, escrever outro livro. Há tempestades  enormes no horizonte e eu estou pronta para proclamar dos telhados.”

Qual seriam os motivos para tamanho apelo de mensagens apocalípticas e de “experiências de quase morte” para o público SUD?

Como reagem leitores SUD a publicações populares que são oficialmente proscritas por líderes da Igreja?


[1] O historiador Mórmon Richard Bushman descreve o fervor apocalíptico de Joseph Smith assim: Nos primórdios, os Santos pensavam que uma meia-dúzia de anos trariam o fim. Acordado certa manhã às 4 horas para assistir os sinais nos céus, Joseph relatou: “Eu me levantei e contemplei com imenso regozijo as estrelas caindo do céu… um sinal seguro de que a vinda de Cristo está muito próxima.” (Joseph Smith: Rough Stone Rolling, Richard Bushman, 2005, p. 166)

3 comentários sobre “Escritora SUD Controversa Anuncia Novo Livro

  1. Leio nas escrituras que devemos deixar os membros manifestarem os dons do espirito e seus talentos Pelo fruto conhecereis! Contudo a manifestação dos dons não devem ser o centro do evangelho nem o alicerce de testemunho para um membro.Vemos isso na idolatria aos SANTOS na igreja católica.Os dons espirituais não devem trazer invejas nem contendas e creio que para agir em nome de Deus deve ter chaves apropriadas ou receber de que as possui, assim se manifesta a ordem no reino do Senhor, qualquer coisa fora disso é confusão.Os membros e a liderança devem orar para discernir os espíritos e suas manifestações ,estar sempre jejuando ajuda muito.Uma análise superficial que pode dar certo é analisar os seguidores do pregador e que tipo de pessoas são, buscam a retidão? Buscam sinais? São discípulos verdadeiros? Se debatem com doutrinas básicas reveladas? Vão ao templo? Servem o Reino? Recebem revelação diretamente da influência do Espírito Santo? Tudo é uma análise.

  2. Sem pretender ser impertinente desconheço o que possa ser ” uma escritora SUD ” . Se é, ou não se é , escritora .
    Depois isso das experiências pessoais , fica mesmo nisso : na pessoa que teve , ou pretende ter tido tais experiências . Essa irmã ( muito activa, dizem ) se tem algum dom doado pelo Senhor que possa ser usado em beneficio dos seus irmãos na Igreja e fora Dela que seja, simples e humildemente , o meio pelo qual Deus se revela ao Seu Povo . Que o faça, mas sem alaridos , Afinal é um suposto dom que lhe foi concedido pelo Espírito , não lhe pertence como sendo coisa sua .
    Ademais , se esse membro da Igreja ” …“Após vários dias e noites de contemplação e após me haver sido mostrado que ainda tenho muito a escrever, ” ( sic) pretende editar mais livros , nada, nem ninguém a vai impedir de fazê-lo . Como cidadã , é livre e será os seus leitores , membros ou não da Igreja ,que compram os seus livros, os únicos com direito à critica literária .No entanto , o que possa vir a escrever não pode, nem deve ser matéria de analise e comparação com os ensinamentos da Igreja .Aliás , parece que depois do sucesso e alarido da primeira obra , o embalo promocional que se seguiu mais pareceu com uma calculada promoção comercial que outra coisa qualquer , sobretudo com aquela declaração-revelação enigmática ” …após me haver sido mostrado que ainda tenho muito a escrever, “(sic) .
    Parece- nos que assim à distancia , e com toda a honestidade , era da opinião , mesmo sem conhecimento do entorno familiar da irmã ” escritora SUD “, da sua situação física- emocional-mental e mesmo dos concretos objectivos que pretende atingir com este tipo de escritos, como assim do alarmismo que pode eventualmente provocar entre a Comunidade Mórmon , o aconselhável e prudente seria que tivera assistência medica especializada , sendo que tais especialistas se pronunciassem, se acaso fossem expressamente autorizados pela paciente as suas conclusões médicas .
    Entretanto ,as Autoridades procederam como a sensatez e a razoabilidade que se requeria , aconselhando e determinando o procedimento a seguir e evidentemente ,devem ser escutadas com algum rigor pelos diversos responsáveis em todos os escalões da Igreja .

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s