Quantos Mórmons São Ativos?

Os Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias receberam dados estatísticos levantados pelo professor da BYU Alan Wilkins em reunião privada em novembro de 2008.

Jovens SUD

Jovens SUD

Os dados secretos sagrados demonstrados aos Apóstolos vazaram, junto com a apresentação inteira, em formato de vídeo recentemente. Apesar da Igreja não publicar informações demográficas negativas e insistir na fantasia de que há mais de 15 milhões de membros “fortes” (de acordo com Thomas Monson em Conferência Geral), essa informação oficial de 2008 agora pode ser confirmada e é de domínio público.

De acordo com o levantamento que Wilkins apresentou aos Apóstolos:

  • Taxas de participação (i.e., “atividade”) caem entre 15 e 20 anos de idade, e caem vertiginosamente entre 20 e 25 anos de idade;
  • 72% de todos os jovens ficam inativos antes dos 20 anos de idade;
  • Apenas 30% dos jovens adultos são ativos na Igreja nos EUA;
  • Apenas 20% dos jovens adultos são ativos na Igreja fora dos EUA;
  • Apenas 6% dos jovens fora dos EUA se casam no templo até os 30 anos de idade;
  • Taxas de casamentos no templo vêm caindo nas últimas décadas, especialmente entre jovens fora dos EUA;
  • A maioria dos membros inativos são desconhecidos de seus respectivos bispos;
  • A idade média para primeiro casamento fora do templo é 27 anos para homens e 25 anos para mulheres; para casamentos no templo a idade é menor, 24 para homens e 23 para mulheres;
  • A idade média para primeiro casamento entre membros da Igreja vem subindo paulatinamente, causando preocupações entre os líderes;
  • Jovens casados apresentam uma taxa de atividade 2 vezes maior que jovens solteiros;
  • Jovens solteiros sentem-se ignorados e descartados pela Igreja;
  • Internacionalmente, há 7 homens ativos na Igreja para cada 10 mulheres;
  • O nível educacional médio é maior entre as mulheres que entre homens;
  • 85% dos jovens adultos solteiros são “invisíveis aos seus líderes”.

Esses dados estatísticos negativos certamente não surpreenderão nossos leitores assíduos [veja artigos nossos sobre isso aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui], porém é interessante notar que dados internos da Igreja confirmam nossas análises prévias.

Assista a apresentação aqui:

Amanhã discutiremos o debate de mais de meia-hora entre os Apóstolos em resposta à apresentação de Wilkins. Aos que decidirem assistir essa segunda parte do vídeo acima, deixe-nos suas impressões de como eles reagem a essas informações e suas opiniões sobre suas ideias e sugestões nos comentários abaixo.

22 comentários sobre “Quantos Mórmons São Ativos?

  1. Bem interessante a materia. Eu sou membro da igreja, me batizei aos 16, hoje tenho 38, realmente nao fiquei ativa todo esse tempo. Pertenci a uma ala do Brasil, em sao paulo. Retornei faz 1 ano numa ala na França. Observando indo as reunioes, na verdade nao vejo espiritualidade, por mais que leve meu coraçao e mente no domingo para la, nao tem. A grande parte das pessoas sao frias e da para contar com os dedos os que vao conversar com vc. Um bonjour é tao raro que as vezes me pergunto o que estou fazendo ali. Fora isso, passo o tempo na reuniao concentrada nos discursos e de repente vejo um membro puxar com tanta força o braço de sua pequena filha de 2 anos, mais com tanta violencia, para que ela pare quieta, que me entristece porque a pequena nao esta incomodando ninguem, mas o pai acha que sim. Falta de paciencia. Sei que fica parecendo que estou vendo a vida dos outros na igreja mas nao é mesmo porque sou muito discreta. Mas se algum de vcs vissem entenderiam do que falo. E o pior que é o bispo ve e os lideres veem e nao falam nada. Imagino esse homem em casa ja que tem 4 filhos. E nesse 1 ano que frequento realmente os poucos membros continuam o mesmo, sem crescimento. Acredito que ha anos sem pessoas novas na igreja eles terao de esperar os pequenos crescerem ja que ja vi que tem 34 crianças. Ma s dessas 34 nao sei quantas vao seguir a religião. Uma coisa é certa, ô povo que faz filho. Eu com 38 nao fiz essa escolha, mesmo que isso para eles é condenavel, mas quem vai ter que sustentar, né? Eu acredito no bom senso.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.