Hierarquia Mórmon: Origens do Poder

Encontra-se agora disponível em formato eletrônico, um dos livros mais importantes na historiografia mórmon. A editora Signature Books lançou a versão eletrônica do livro The Mormon Hierarchy: Origins of Power, do historiador D. Michael Quinn.

quinn

D. Michael Quinn. Imagem: Salt Lake Tribune

Essa contribuição é particularmente importante para estudantes brasileiros do mormonismo, considerando as dificuldades de acesso resultantes dos altos preços (USD 29 hoje) em dólares (R$ 3,42 para USD 1 hoje) da edição em capa dura (não existe edição em capa mole devido ao enorme tamanho do livro com 686 páginas), e do alto preço e/ou da demora do frete. Com entrega instantânea para leitores Kindle (em desconto hoje por causa da “Black Friday”) ou para aplicativos gratuitos para celulares e para o computador, que incluem dicionários embutidos destinados a ajudar o leitor palavra-por-palavra, bastando clicá-las, essa versão digital facilita em muito acesso a essa importante obra historiográfica.

Por que justamente esse livro não pode faltar na biblioteca (física ou virtual) do estudioso do mormonismo?

O trabalho de Quinn inclui décadas de acesso aos arquivos da Primeira Presidência, incluindo diários e minutas de reuniões dos líderes eclesiásticos da Igreja SUD, e as dezenas de milhares de anotações, referências, e notas-de-rodapé no livro demonstram a farta e ampla documentação dos bastidores do poder mórmon expostos aqui. Quinn traz, com essas obras, além de uma riqueza de documentações inéditas e previamente inacessíveis a mórmons leigos e historiadores, uma visão ímpar dos desafios e das dificuldades encontrados pelos homens que lideram a Igreja.

hierarquia-mormonHierarquia Mórmon: Origens do Poder, publicado originalmente em 1994, é o primeiro de uma trilogia documentando e recontando as interações entre os profetas e apóstolos e demais líderes que compõem a cúpula do mormonismo. Enquanto Origens do Poder lida com o período formativo da Igreja até 1847, Hierarquia Mórmon: Extensões do Poder, publicado em 1997, explora o período entre 1847 e o final do século 20. Hierarquia Mórmon: Riqueza e Poder Corporativo, anunciado para fevereiro de 2017, deverá mudar sua abordagem, removendo o foco das lutas interpessoais por poder e influência para as interações entre a hierarquia eclesiástica e os empreendimentos com fins lucrativos da Igreja por toda sua história.

Em Origens do Poder, Quinn dedica três dos seus sete capítulos (5, 6, e 7) documentando todas as batalhas e dúvidas e incertezas durante o processo de sucessão após o inesperado assassinato de Joseph Smith, e seu impacto nas crises de sucessão que ameaçaram a Igreja no restante do século 19 e até ameaçaram ressurgir no século 20. Por exemplo, Quinn relata como Brigham Young secretamente ordenou seus filhos (adolescentes) como Apóstolos para enganar os membros do Quórum dos Doze e assegurar que um deles fosse seu sucessor como Profeta e Presidente da Igreja.

Em seu primeiro capítulo, Quinn demonstra como o conceito de quórums foi evoluindo lentamente na mente de Smith, inclusive documentando como o próprio conceito de sacerdócio mudou consideravelmente entre 1829, 1830, e 1832. Quinn foi o primeiro historiador a argumentar, e comprovar, que Smith não havia introduzido o conceito de Sacerdócio de Melquisedeque antes de 1832, e que a narrativa recontada para a ordenação por Pedro, Tiago, e João não poderia ter acontecido antes de julho de 1830.

Quinn dedica dois capítulos (3 e 4) para a exploração das inclinações teocráticas de Smith, documentando os primeiros traços em Kirtland, o rápido militarismo do mormonismo em Missouri, e culminando na cidade-estado e no Conselho dos 50 em Nauvoo. Em seu segundo capítulo, Quinn descreve a progressiva elaboração dos vários quórums eclesiásticos e elabora sobre algumas tensões em suas interações iniciais resultantes de ambiguidades e incertezas hierárquicas.

Não obstante as excelentes ilustrações desses líderes mórmons de quase dois séculos atrás através de ampla documentação primária, e as competentes análises e reconstruções discutidas capítulo a capítulo, o livro realmente brilha em seus apêndices.

O Apêndice 1 lista todos os líderes eclesiásticos, por cargo, durante esse período.

O Apêndice 2 lista todas as organizações paramilitares mórmons.

O Apêndice 3 lista dos os membros documentados da milícia secreta mórmon, apelidada de Danitas, e responsável pelas pilhagens e expulsões de famílias dos condados de Caldwell e Daviess, Missouri.

O Apêndice 4 documenta as reuniões e os membros do secreto e prestigioso Quórum dos Ungidos (ou, como era apelidada, “Santa Ordem”) de Joseph Smith.

O Apêndice 5, lista todos os membros do Conselho dos 50, separando em listas sob Smith e sob Young.

O Apêndice 6, talvez o mais interessante e importante, inclui notas biográficas de todos os líderes chamados até 1847, anotando além de principais eventos biográficos, dados financeiros pessoais e relações familiares com demais líderes da Igreja.

Nenhuma outra série de livros contém tantas informações, especialmente sobre documentos primários, sobre a liderança mórmon e suas instituições principais, do que a ainda incompleta trilogia Hierarquia Mórmon de Michael Quinn. Origens do Poder documenta a fundação do mormonismo em seu período nascente e formativo, e é simplesmente impossível entendê-lo sem acesso a essas informações primárias. Agora em formato digital e com um preço mais acessível, não poderíamos recomendar sua leitura e seu estudo mais.

2 comentários sobre “Hierarquia Mórmon: Origens do Poder

  1. Tá na hora de investir no meu inglês ou tá na hora de alguém aqui do Vozes se habilitar a um projeto de traduções de obras como essa, que são essenciais para conhecermos e estudarmos a história de nossa religião. 😀

  2. Concordo com o Jamil, aí sim poderemos saber se é “História” ou “Estória”, ou fábulas emotivas mesmo. Ou mesmo, mentiras.

    I agree with Jamil, then we can know if it is “History” or “Story”, or even emotional fables. Or Lies.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s