O Apóstolo Melvin J. Ballard explicou que Adolf Hitler serviu como um instrumento divino inspirado por Deus para perseguir os judeus, em discurso na Conferência Geral anual de abril de 1938.

Melvin Joseph Ballard, Apóstolo da Igreja SUD (1919-1939), avô do Apóstolo M. Russell Ballard.
Em um discurso recheado de alusões racistas à supremacia racial branca¹, imperialismo ocidental², e justificações dos genocídios de ameríndios e judeus, Ballard presta seu testemunho que Deus orquestrou essas condições raciais, estrutras sociais, e até as tragédias em larga escala para fazer cumprir Seus propósitos.
Eis o discurso em sua íntegra (ênfases nossas):
“Eu sinceramente espero, meus queridos irmãos e irmãs, que eu possa fazer alguma contribuição para esta conferência maravilhosa, que eu tenho curtido muito.
Está escrito desde as antigas que onde não há visão, o povo perece. Nossos pais tinham uma visão deste trabalho, que os inspirou a deixar suas terras nativas, especialmente no velho mundo. Eles cruzaram as planícies com uma visão distinta de um objetivo a se obter. Não devemos perder a visão ou pereceremos. Quem se permite perder essa visão irá, naturalmente, afastar-se e abandonar a grande procissão. As pessoas nunca vão perder a visão. Alguns podem, mas a maioria vai ficar de olho na meta.
Lembro-me, anos atrás, ficando muito impressionado quando eu li um livro escrito por uma eminente autoridade, um judeu, Israel Zangwell, em que ele chamou a América de “caldeirão de fundição das nações”. Você viu que vêm a esta terra povos de todos os outros países, e sob nossa constituição e nossos gloriosos privilégios na América a mistura do sangue das nações, proporcionando uma nova raça de pessoas na terra, o Americano, rico em força física, em beleza, em inteligência e liderança.
Tenho certeza que ele estava certo ao dizer que a América iria proporcionar uma nova raça, produzida sob as circunstâncias mais favorecidas que já se conheceu na terra, que são condições que se obtêm na América, a terra escolhida – os antigos profetas do Livro de Mórmon chamaram-na – escolhida entre todas as outras terras.
Quando penso que hoje 1/16 da população mundial vive nestes Estados Unidos, e temos apenas 1/17 das terras do mundo, mas estão produzindo quase 1/2 da riqueza mundial, e não há povos em qualquer outra terra, sejam eles agricultores, trabalhadores comuns, ou mecânicos ou artesãos, cuja renda média seja tão alta quanto a renda média das famílias dos Estados Unidos, repito, é uma terra escolhida.
Eu li um artigo, também há algum tempo atrás, em que o autor, discutindo a questão – são os judeus povo escolhido de Deus? – admitia que eles tinham o direito de esperar a realização de todas as promessas oferecidas ao seu pai, Judá; mas, disse ele, “quando aspiram à realização das grandes promessas concedidas ao irmão de Judá, José, eles aspiram ao que não lhes pertence.” E então ele concluiu: “Se em algum lugar no mundo de hoje nós pudermos encontrar os descendentes deste José, nós realmente encontraremos o povo escolhido de Deus.”
Eles foram encontrados? Sim. E tem sido a declaração deste povo, por mais de 100 anos, que a missão desta igreja era encontrar o sangue de José, por meio de Efraim, peneirado entre as nações da terra, e há mais de 100 anos, temos encontrado-os , um de uma cidade, outro de uma família, um aqui e outro ali, assim como os profetas disseram que iriam ser encontrados, ao clamar: “Saiam dela,” (da Babilônia) “ó vós, meu povo , para que não sejais participantes de suas pragas.” Temos reunindo-os a partir das nações da terra.
Li com interesse das investigações do movimento Israel Britânica, que visa estabelecer o fato de que os fundadores do Império Britânico foram esses descendentes de José. Eles deram algumas e muito boas evidências, e não é difícil para mim acreditar que este ramo de Israel desempenhou um papel notável na fundação do Império Britânico; mas quando eles provarem o seu caso, eles vão descobrir que, enquanto que o sangue estava lá, uma grande parte dela deixou a Inglaterra e está aqui na América. Perderam-na. Chegou por si próprio, à terra de José, pois o ramo de José iria passar por cima do muro (o oceano) para os limites máximos das colinas eternas.
Esta é a terra de José. Alguns 28.000 conversos para a igreja, nos 100 anos da pregação do Evangelho na Inglaterra, vieram para o rebanho naquela terra, e a maioria deles veio para a América. Também a partir dos países escandinavos, a partir dos países centrais da Europa, da Alemanha e da Holanda e Suíça, eles vieram em grandes números. Este estoque escolhido tem respondido ao apelo do evangelho, com os mais altos padrões que já foi oferecido ao homem, e eles foram trazidos para a América.
Eles não foram deixados, como muitos dos imigrantes mais pobres, nos centros congestionados d[a costa] Leste, mas pela devoção e auto-sacrifício de seus pais foram trazidos para esta terra no Oeste, onde os antigos profetas os viram. Pois nos últimos dias o monte da casa do Senhor era para ser estabelecida nos cumes dos montes, e todas as nações, ou pessoas de todas as nações, deveriam fluir para ela. Este é o lugar, e aqui chegamos, de bom grado, porque tivemos que vir. Então, nós estamos aqui, no lugar certo.
E para quê? Para obter as vantagens naturais da América? Sim, e ter algumas vantagens superiores, as vantagens da liderança. Temos uma proteção e bênção que vem através da Constituição e do Governo deste país, através da riqueza do solo.
Estes são os nossos. E aqui nós nos misturamos e misturamos o sangue das nações, o sangue escolhido das nações, os descendentes de José reproduzindo aqui, pois esse é o propósito, a melhor raça de homens e mulheres que já viveram, nas condições mais ideais. E para quê? Grandes são esses objetivos.
Nossa missão de reunir este ramo da casa de Israel dentre os povos gentios era para ser realizado durante os “tempos dos gentios”. Uma das nossas revelações diz que a geração que vira a luz irromper veria o fim dos tempos dos gentios. Quando isso for cumprido, em seguida, chegará o dia para o resto da casa de Israel. Nós não ficaremos sozinhos. Você Santos dos Últimos Dias devem preparar-se para tornar-se os salvadores de todo o resto da casa de Israel; até mesmo como José os salvou há muito tempo, você deve salvá-los, e seu dia está amanhecendo.
Eu olho para o judeu. Não obstante toda a aflição e perigo através dos séculos que se passaram, ele parece estar em outro perigo, e ainda assim vejo a mão de Deus nele. Ele deveria ir para sua terra natal, para a terra da promessa de Judá, para a Terra Santa, e eles estão indo, embora muitos deles estão indo como nossos pais vieram ao Oeste – de bom grado porque tinham que ir. Mesmo o Hitler é usado como um instrumento nas mãos de Deus, para levá-los aonde o Senhor os quer.
Ó, vocês, nossos meio-irmãos, Ó, que eu pudesse falar com vocês e seus corações pudessem senti-lo e saber que Deus não os abandonou! Sua hora está chegando. Sua libertação está próxima. Não reclame, mas sê paciente, e vá aonde o Senhor quer que você vá, pois ele ainda o livrará. Sua hora está amanhecendo. Que não haja dúvida sobre isso.
Gostaria que os nossos irmãos judeus soubessem que Moisés apareceu nesta geração e no Templo de Kirtland para entregar as chaves da coligação de Israel ao Profeta Joseph Smith, e que um Apóstolo desta dispensação abençoou a terra da Palestina para o retorno dos judeus. Estamos confiantes de que esta bênção será realizada.
Para os descendentes de Pai Lehi, que sofreram por tanto tempo, para quem recebemos o registro precioso do Livro de Mórmon, – ele não veio a nós por nossa causa, mas foram cometidos em nossas mãos para mante-los sob custódia por estes milhões que estão no México, na América Central e na América do Sul – o seu dia virá. Ele está chegando, e eu vejo a mão de Deus se preparando para sua libertação. Mas vocês, vocês devem mostrar o caminho.
As angústias que estão no norte da Europa, na Rússia, são apenas o prelúdio para o dia da libertação, para as grandes hostes de Israel, de outras tribos, que estão nessa terra ao norte. Seu dia chegará, mas vocês devem mostrar o caminho. Sua missão é ser os redentores e pilotos e guias para as hostes de Israel.
Temos também uma missão de preparar-nos, através da obediência aos princípios deste Evangelho, para nos tornarmos a luz do mundo, o próprio sal da terra, num dia em que os homens vão perder a fé em Deus, e até mesmo a missão de Jesus Cristo será questionada. Sua missão é, portanto, de fato surgir e brilhar. Rogamos a vocês para se prepararem, se devem ser dignos de vir a viver na presença de Deus.
Fiquei profundamente impressionado, no funeral do falecido Rei George da Inglaterra, por um incidente que aconteceu quando os reis da Europa vieram prestar-lhe homenagens. Entre eles estava um rei europeu que na noite anterior tinha bebido muito whisky Inglês ruim. Ele não parava em pé e logo deveria se juntar a procissão na manhã seguinte, e um massagista Inglês foi enviado para trabalhar com ele e colocá-lo em condição. Mas ele não estava pronto quando, finalmente, a procissão se moveu, e o massagista Inglês foi pressionado a segurar um rei instável em pé. Um vídeo foi filmado dele, e na identificação desses reis não se podiam descobrir qual rei era, com seu chapéu duffy, com seu casaco e camisola salientes abaixo de seu outro casaco e um par de calças de pato branco. Em seguida, eles descobriram que ele não era um rei afinal das contas, e não estava apto para estar entre reis. Ele não conhecia as regras do jogo, e não teria a honra e o direito.
Eu disse a mim mesmo: Quantos de nós estaria apto a andar com os reis e conhecer as suas regras, sua etiqueta, seus costumes? Precisaríamos de uma boa dose de treinamento para ser uma dama ou um cavalheiro na presença de um rei terreno, e ainda aspiramos a entrar na presença do Grande Rei! Certamente não sem preparação! Para isso é o que a vida serve; Para isso é o que este Evangelho serve.
Chegou um momento, na missão de Cristo, quando Ele viu uma grande multidão se afastar d’Ele, e Ele virou-se para os Seus discípulos e disse: “Vocês irão também” E a resposta: “É muito difícil, as coisas Tu nos pede para fazer, mas Tu tens as palavras da vida eterna. Nós sabemos isso. Por mais difícil que seja, onde mais devemos ir?” E então um dos discípulos disse: “Se os homens têm de se submeter a estes requisitos, estão haverá, portanto, apenas uns poucos que serão salvos?” E Ele respondeu-lhes: “Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida”. Ele quis dizer a vida no reino celestial, na presença de Deus, “e poucos são os que o encontram; mas largo é o caminho e larga é a porta que leva à morte” – a perda dessa exaltação celeste – “e muitos são os que entram nesse caminho”.
Nós descobrimos a porta estreita, o caminho apertado, a autoridade divina para pilotar homens e mulheres naquele caminho. Todas essas coisas que pedimos dos Santos dos Últimos Dias, quer se trate de obedecer à Palavra de Sabedoria, o pagamento de seu dízimo, manter-se pura e imaculada do mundo, são para se ajustar e treinar e preparar-nos para caminhar através da porta estreita e o caminho apertado para a exaltação no reino celestial de Deus.
Para aprender a viver na presença do Rei, essa é a missão desta Igreja na formação e preparação de homens e mulheres. É a grande meta e objetivo. Não se está praticando a auto-negação só porque somos solicitados a fazê-lo, mas é para se preparar para a vida eterna e exaltação. Quando fazemos isso, tornamo-nos a própria luz do mundo.
Deus nos ajude a manter nossos olhos sobre estes grandes objetivos, que nunca alcançaremos a menos que paguemos o preço de obedecer a essas exigências do Evangelho, e aprender a gostar delas e vivê-las e encontrar alegria nelas.
Deus nos ajude na luta. Deus guarde diante de nós essa meta distante; Dá-nos a coragem de unir os nossos rebeldes e vacilantes – esta é a missão para esta Igreja, para não ser como o mundo, mas para se tornar a luz do mundo – Eu oro em nome de Jesus Cristo. Amém.”
Leia também
Artigo no jornal da Igreja SUD elogia Adolf Hitler e a Alemanha Nazista
Alguns ensinamentos de Profetas e Apóstolos da Igreja SUD sobre raça e diferenças raciais
NOTAS
[1] The White Man’s Burden (“o fardo do homem branco”) foi um termo cunhado num poema de Rudyard Kipling em 1899 para encapsular o conceito imperialista, popular na virada do século 19 ao século 20, de que a raça branca tinha a obrigação moral de conquistar e civilizar todas as demais raças não-brancas para poder elevá-los social, cutural, intelectual, moral, e economicamente.
[2] British Israelism (“israelismo britânico”) era o termo utilizado pelo movimento racista, popular nas últimas 3 décadas do século 19 até a segunda década do século 20, que postulava que os povos do norte de Europa, especialmente nas ilhas britânicas, seriam os descendentes diretos das “dez tribos perdidas de Israel”, para justificar a supremacia racial do anglo-saxônico protestante sobre demais cristãos (i.e., católicos no sul europeu) e povos não-cristãos.
Sempre gosto de lembrar como disse Élder D. Todd Christofferson em Abril de 2012 que:
É claro que ninguém aqui afirmou que essa pregação de Ballard era “obrigatoriamente doutrina”.
E o que fazer quando essa “declaração feita” é repetida por vários profetas, vários apóstolos, várias vezes, e até em pronunciamentos oficiais?
Como são as coisas não é Adriano? Ou você discorda que um Apóstolo da igreja mórmon é testemunha da ressurreição de Jesus Cristo e que assim como o profeta e presidente da igreja,ele também recebe revelações de Jesus? Você discorda então que, o que um apóstolo de Jesus Cristo fala em um discurso especialmente numa conferência geral, é considerado escritura? Conveniente a declaração do elder D. Todd Chirstofferson bem como as declarações oficias 1 e 2 de doutrina e convênios,afinal de contas as leis imutáveis do deus mórmon estão sempre mudando para se adequar a babilônia, que é como a igreja chama o mundo. Leia a Bíblia meu amigo e você vai ver que Deus não muda e não há nele sombra de variação. – Malaquias 3:6; Tiago 1:17. O verdadeiro Deus é imparcial. – Tiago 3:17; Atos 10:34,35; Deuteronômio 10:17; 2 Crônicas 19:7; Romanos 2:11. Notou que os textos que coloquei acima foram escritos por homens inspirados por Deus,profetas e apóstolos que estão no velho e no novo testamentos portanto viveram em épocas diferentes, e eles não se contradizem?Quantos textos bíblicos mais são necessário pra entender isso? Ah é, a Bíblia está cheia de erros e está incompleta,então o que os profetas e apóstolos mórmons falam é o que está correto e seguro para seguir, como o que disse Melvin Ballard,que Hitler foi guiado por Deus.
Paulo
Se voce tivesse usado um pouco mais sua inteligencia e um pouco mais honesto intelectualmente não teria dito indagado sobre o que eu acredito ou não quando de fato voce e eu sabemos que Apostolos ou Profetas e qualquer pessoa na Terra é imperfeito.comete erros ou tem suas próprias ideias.Eu acredito que os Apostolos sao testemunhas sim eu não acredito é em perfeição em ninguem aqui nessa Terra. Se voce espera isso de algum lider ou da Biblia eu só lamento por voce ser tão inocente.
Posso dizer então que a Biblia é falsa uma vez que Atos diz que a “morte fisica veio por meio de Adão”. E todos nós sabemos que a morte é muito mais antiga que 4004AC, há fósseis muito mais antigos que a época suposta que Adão teria vivido. Então se o erro humano de doutrina é um sinal que a pessoa não é um verdadeiro profeta ou apóstolos de Deus, podemos com toda certeza declarar que a Biblia é falsa.
Pois Josué disse que o poder de Deus fez o Sol parar de girar na órbita da Terra e se deteve no céu!!!! HAaheaeaeHUaheauehauHEAHUe
Ou um dilúvio universal que nunca aconteceu?
Não apenas essa passagem, mas se Deus não muda, então Ele ainda aceita que apedrejemos quem perde a virgindade antes do casamento? Que cometer estupro pode ser reparado com pagamento de indenização e casamento com a vitima? Que é aceitável pra Deus comprar escravos? Que é aceitável pra Deus comprar escravas sexuais?
Conte mais sobre esse Deus que não muda.
José I. Vendemiatti,como vai ?
Pelo visto você gosta de ciência e de leis,mas nem um pouco da Bíblia. Acertei?
Pra começar,em se tratando da ciência, até nesse meio,não existe ” todos sabem”. Você pode conhecer algo da ciência e talvez conheça também os erros,fracassos e constrangimentos que esse seguimento já passou. Mesmo na ciência não existe consenso,e nas leis nem se fala.
Falando da Bíblia,eu posso te provar a base da ciência e de conceitos jurídicos da sua veracidade e de quebra provo a existência desse Deus que não muda. Também posso provar com base na ciência que por exemplo, que a evolução não existe e é uma teoria falsa,pois não passa no métodos científicos de comprovação por três motivos básicos : 1 – Não há registro fóssil que a comprove. 2 – nunca foi observado na natureza. 3 – nunca foi comprovado em testes de laboratório.
Porque falei em evolução ? Isso foi só pra mexer com suas crenças e sentimentos, assim como você fez com quem acredita em Deus e na Bíblia . Nada pessoal . Continuamos por aqui? Penso que vou gostar de conversar contigo. Abraço .
Paulo, pelo visto vc não conhece nem a Biblia, nem a ciência. Alem de minha formação acadêmica em direito, fiz curso de extensão sobre o Novo Testamento por Harvard. Mas não vou falar sobre isso. Vamos falar um pouco sobre ciência, pois pelo visto vc é completamente desinformado sobre o assunto.
1- 1 – Não há registro fóssil que a comprove.
Só uma pessoa mal alfabetizada diria isso, fósseis não apenas existem como comprovam a evolução e a morte. Traçar os períodos em anos dos fósseis, ainda que vc não acredite em evolução, é completamente simples e fácil usando não apenas a datação do fóssil, mas também a camada geológica em que o fóssil se encontra.
2 – nunca foi observado na natureza e 3 – nunca foi comprovado em testes de laboratório.
Outra falácia de crente negacionista. Já foi observado na natureza e já foi replicado em teste de laboratório. Seus conhecimentos sobre o assunto estão completamente parados na década de 70.
Inclusive há publicação em Papper sobre essas duas.
A datação dos fósseis são feitos em diversos mecanismos diferentes, todos extremamente precisos. Mas o mais simples e fácil de uma pessoa com pouca formação entender, é explicar a distribuição dos fósseis pelas camadas geológicas do planeta. Vc nunca vai encontrar um Tiranossauro numa camada geológica de 1 bilhão de anos por exemplo.
“”” Mesmo na ciência não existe consenso,e nas leis nem se fala.
Falando da Bíblia,eu posso te provar a base da ciência e de conceitos jurídicos da sua veracidade e de quebra provo a existência desse Deus que não muda. “””””
Pelo visto vc não entende o método científico. Seria interessante vc estudar o método popperiano. As leis são consensuais, assim como as Teorias. Não sei se vou ter que te explicar a diferença entre Hipotese e Teoria cientifica, provavelmente vc não sabe pelos seus comentários, mas peço que dê uma pesquisada no google. A Teoria da Evolução já se comprovou verdadeira há 150 anos e nunca houve uma unica evidência que a contradiga. Então seu comentário sobre ela ser falsa só advém por duas razões: 1) Ignorância cientifica e 2) Negacionismo.
Portanto, vc afirmar que não há fósseis só demonstra negacionismo e estudo precário do ensino fundamental e médio. Te recomendo a ir em qualquer museu, notadamente, o museu natural em SP.
Se vc acha que a ciência vai mudar sua posição sobre o Sol orbitar a Terra, para “comprovar” o que Josué disse, eu realmente vou rir de você.
Vc esqueceu de falar sobre um dilúvio universal que nunca aconteceu.
Vc ainda não me falou nada sobre as mudanças comportamentais e das leis do Deus do velho testamento.
Paulo, como vc disse em outro comentário, ou a verdade é 100% ou é mentira. Bom, a Biblia não tem verdade 100%, logo, ela é uma mentira. Isso não depende de vc aceitar ou não. Vc pode continuar tendo fé em que vc quiser, mas é inegável os erros bíblicos e ela não possui 100% de informações corretas. Sinto muito.
“””””Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Josué 10:12-14 “””””
Um evento fantástico, que ninguém contemporâneo viu no mundo inteiro, apenas nesse conto biblico. Mas também, quem iria ver algo que nunca aconteceu? HAHAHAHAHAAHHAH
Mano, vc acredita na inafabilidade de um livro que diz que o Sol orbita a Terra… fala sério… Ainda que vc fale a bobagem que foi a Terra que parou, a Biblia estaria errada, pois ela afirma que foi o Sol e a Lua quem pararam. Lembra? 99% de verdade, é uma mentira. A verdade tem que ser 100%.
Se vc quiser mais alguns erros da Biblia, podemos falar sobre Jesus.
Jesus profetizou que assim como Jonas esteve 3 dias no ventre do peixe, ele estaria 3 dias e 3 noites no Ventre da Terra e depois iria ressuscitar (40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40) Bom, acredito que já li todos os eufemismos de diversos apologétas sobre o assunto e todos são divertidos e estúpidos, o fato é, não importa como se conte ou interprete, a profecia de Jesus simplesmente não se cumpriu, ele ressuscitou antes da terceira noite. Ou seja, uma profecia mentirosa.. e como vc disse, 99,99% verdadeiro, é uma mentira não é mesmo? A profecia teria que ter sido cumprida 100%. Então, a história de Jesus no Novo Testamento (assim, o próprio novo testamento) é falso, pois não tem 100% de verdade.
Nenhum teólogo de renome defende a inefabilidade biblica, só religiosos fazem isso pq a fraca fé que eles possuem não suportam considerar que a Biblia ou qualquer livro de escrituras, possa conter erros.
João I. Vendemiatti.
Tudo bem?
Eu sabia que eu iria gostar de você.
Quero te perguntar. Você sempre pensou dessa maneira com respeito à Bíblia ? E o que te levou a fazer esse curso sobre o Novo Testamento?
Bem, te admiro pelo teu empenho na busca de conhecimento, o que é evidente pela tua formação e pelas palavras que usa. Diante disso, peço desculpas pela minha simplicidade ao me referir à ciência, às leis e à Bíblia. Mas considere que há mais pessoas que acessam e leem os comentários desse site e que muitos não têm o teu conhecimento e formação.
Admito que tenho uma formação bem inferior à tua. No entanto, isso não me impede de ter acesso à informações científicas, jurídicas e claro da Bíblia. Afinal de contas, faz muito que pessoas como eu tem acesso às bibliotecas públicas e escolares. E com isso a livros, enciclopédias, dicionários, léxicos e mais recentemente o Google. Por esse último, agradeço o conselho.
João, minha crença não me impede de ter a mente aberta mas quanto a tua crença, esta se encontra hermeticamente fechada dentro da tua cabeça. Você tem uma mente liberal porém fechada, talvez por pensar em não contaminar aquilo que você abraçou e defende. Não estou atacando a tua pessoa mas a tua maneira de pensar.
Quero te dizer que não sou fundamentalista. Eu não acredito por exemplo que, os seis dias criativos registrado no livro de Gênesis sejam seis dias literais ou mesmo alguns milhares de anos. Portanto, não duvido da datação dos fósseis e dos métodos. Não nego a morte e creio que esta é inerente aos animais. A Bíblia se refere sim da morte humana, está como tendo uma origem.
Quantos às camadas geológicas,definitivamente nunca foi encontrado o chamado elemento de transição entre uma camada e outra, como sugere a teoria da evolução. Os fósseis surgem repentinamente com um bom tempo de diferença entre as camadas anteriores. Por exemplo, um fóssil de um peixe de milhões de anos tem basicamente a mesma estrutura dos peixes que hoje existem.
Quantos aos testes. Não tão rápido meu amigo. Não esqueça que a teoria da relatividade é do começo do século passado e que parte dela só foi comprovado recentemente ( novamente estou usando de simplicidade,não vamos entrar em detalhes). Meus conhecimentos da década de 70 ainda estão valendo para uma parte significativa da comunidade científica mesmo em face das ideias baseadas nos testes mais recentes. Por isso reafirmo que teorias,hipóteses e até mesmo fatos científicos considerados como comprovados ( não todos) são contestados nesse meio ( não que eu concorde). Do mesmo modo nem todos que acreditam na Bíblia, concordam sobre ela.
Ainda sobre os testes de laboratórios recentes que comprovariam a evolução. Há dois problemas que tornam os resultados relativos. 1 – Foram induzidos e não podem ser considerados processos naturais; 2 – Os resultados obtidos revelam no máximo uma dicotomia ou seja pode ser evolução mas também uma adaptação, algo que é facilmente observável na natureza e que não faz surgir uma nova espécie. Considerando esses dois pontos, eu te pergunto. O que representa os cientistas que fizeram tais testes, já que o suposto êxito foi induzido? Considero uma falácia evolucionista em dizer que podem provar a evolução por meio de testes de laboratório sendo que a própria teoria reza que são necessários milhões de anos para que essa ocorra, seja gradual ou em um salto.
Amigo, não está comprovado absolutamente nada desde a 150 nos atrás. O próprio Darwin reconheceu em A Origem das Espécies que há séria objeção a sua teoria. Temos que falar sobre o bico dos tentilhões ? Ninguém precisa tirar umas férias em Galápagos pra que fique a par de algumas informações, afinal temos o Google não é mesmo? Com base nisso pergunto: Qual o conhecimento mais antigo? O da década de 70 ou de 150 anos atrás? No entanto, não sou ignorante a ponto de não reconhecer que o martelo ainda não foi batido contra a evolução. Mas penso que o fôlego dessa teoria já está quase acabando.
Depois continuo com Josué 10:12-14, leis e o dilúvio. Mas antes me adianto um pouco sobre Jesus. O carpinteiro, que teve um formação que não ia além do ensino médio de nossos dias e que dizia que seu ensino não vinha de fonte humana. Este Jesus, vem influenciando a humanidade por quase dois mil anos quer você goste ou não. E daqui a mil anos ainda vai ser conhecido,odiado,amado e influenciando a vida das pessoas. Mas você João, com toda a tua formação e conhecimento que nem se quer veio da tua própria cabeça, quem sabe se alguém vai lembrar que um dia existiu.
Abraço.
Olá Paulo. Pelo visto vc confundiu “fóssil de transição” com “camadas geológicas de transição”. Para esclarecer, os fósseis de transição existem aos montes e foram encontrados diversos. Essa desculpa que falta “elo perdido” é feita apenas por pessoas que não conhecem ciência. Seria mais fácil o debate e mais produtivo se fosse possível postar links, mas acho que o debate por aqui é meio improdutivo. Se vc tiver interesse, entre no Grupo do facebook “Mormons / SUD Brasil” e será um prazer debater o assunto contigo.
Sobre sua pergunta quanto à minha critica com relação à biblia, ela não é apenas contra a Biblia, mas faço a mesma critica quanto ao Livro de Mórmon. Aceito ambos como escrituras sagradas, mas não espero perfeição de nenhum dos dois.
Jesus sabia ler e escrever em 2 idiomas, sem contar que ele lia dentro da sinagoga e recebeu o titulo de Rabi (professor). Isso significa que ele não era iletrado. Carpinteiro na época possui mais prestigio que hoje. Ele não era pobre, nasceu em uma manjedoura unica e exclusivamente pela falta de vagas nas estalagens.
Darwin lançou a hipotese da origem das espécies. A Teoria da Evolução como a conhecemos hoje veio depois de Darwin, tomando a pesquisa de Darwin como esqueleto. A evolução foi proposta por Darwin, mas a maneira que ela ocorreu foi se aperfeiçoando ao longo dos tempos. A Teoria da Evolução nao desmente a existência de Deus nem a ausência do trabalho de Deus em originar a vida e conduzi-la pela evolução até o momento atual. Simplesmente não é necessário ter uma interpretação literalista da Biblia e aceitar que os líderes do passado poderiam errar em seus ensinamentos. Principalmente o novo testamento foi escrito em forma de cartas para a Igreja, não havia intenção que essas cartas servissem como escrituras, nem que esses erros cometidos foram supostas transmissão de revelação. Até mesmo Paulo em certo momento diz que os servos viram e não ouviram a luz, em outro momento diz que não viram mas ouviram e tal. Estou preparando um artigo sobre isso, mas adiantando pra vc, as escrituras possuem 1) Revelações de Deus aos profetas, 2) Narrações históricas e 3) Percepções particulares sobre os eventos.
O Erro doutrinário de Paulo e a observação de Josué se enquadram no terceiro, o erro de narrativa se enquadra no segundo e assim por diante. A BIblia não é 100% fundamentada em revelação de Deus. Entende agora pq ela não é 100% verdadeira? Nem poderia se-lo.
Então o que o mórmon comum pensa, ou pensou, ao ler essas coisas? O que pensou sobre discursos sobre raça? Como tratou ou pensou sobre seus semelhantes graças a tais declarações consideradas “autorizadas de Deus”, arautos de Sua Voz na terra?
Se quem estuda já fica confuso, imagina os iletrados adoradores de homens.
Concordo que não é obrigatoriamente doutrina e nem me atenho a isso o problema é que muitas pessoas na igreja enxergam sempre assim como se tudo fosse doutrina. E no caso de uma declaração é repetida por vários profetas e apóstolos,profetas etc, vai do discernimento e arbítrio de cada um acreditar ou não pois sabemos para quem conhece profundamente a Historia da Igreja ou mesmo que não conheça que varias doutrinas e Young,Fielding Smith,Mcconkie,Peterson ensinaram infelizmente se enganaram.
Caro Adriano. Sim você tem razão quando diz que estou indignado,pois odeio à mentira e onda há incoerência e contradição,ainda mais em grande quantidade como na sua igreja ,existe sem sombra de dúvida à mentira. ( note João 8:44) Talvez por isso o meu sarcasmo em usar as contradições das declarações e doutrinas da igreja nos meus comentários. Eu também recomendo a você que use mais plenamente sua inteligência, pois percebo que a tem. Mas não duvido da sua honestidade, sei que é sincero embora você demonstra ser mais inocente que eu. Não discordo nenhum pouco sobre a imperfeição humana,tampouco a dos escritores bíblicos . Mas se você ler e estudar a Bíblia atentamente verá que facilmente se nota quando as declarações desses homens imperfeitos refletem sua opinião pessoal e consequentes erros, e quando suas declarações refletem os pensamentos de Deus. Mas fica evidente que nem você e nem os membros da igreja mórmon não podem dizer o mesmo das declarações dos seus profetas e apóstolos. Agora pense que em primeiro lugar, Melvin Ballard se encontrava em uma conferência geral,e que se essa mesma conferência tivesse ocorrido em nossos dias,suas palavras estariam impressas na próxima Liahona com os discursos das autoridades gerais portanto seriam escrituras,e você a estaria lendo com muito interesse e sem questionar . Em segundo lugar,como a Igreja se declara a única e verdadeira Igreja de Cristo na terra, e se gaba que tem o privilégio exclusivo de seus profetas e apóstolos ter acesso a Deus e Jesus por meio de revelações diretas. e a verdade teria sido restaurada depois de séculos de apostasia, portanto não estariam em posição de fazer um discurso infeliz como este e outros mais, em um evento oficial do porte de uma conferência geral. Tampouco seria necessário que os membros da igreja tivessem que usar de discernimento para indentificar se o que um apóstolo diz é verdade ou erro. Engraçado, não é isso que a Igreja ensina que se deve fazer com a Bíblia? Mas se for mesmo assim como você diz Adriano,então cada vez que você ler ou ouvir um discurso de um profeta ou apóstolo da igreja,recomendo que você leia Morôni 10:4,5 e siga o que está escrito ali,pois em caso de dúvidas e falta de fé, é isso que seus líderes mandam vocês fazerem não é? Porque se for verdade vai arder no teu peito, e depois comenta aqui o que sentiu. Pare e pense e veja a que ponto você os membros da igreja mórmon chegaram, a ter que duvidar da “verdade” . Em tempo,fui membro dessa igreja por 20 anos e quando resolvi estudar profundamente o livro de mórmon e a história da Igreja ( e o fiz), e depois comparei com a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo…você já notou não. Sugiro que, já que você admite os erros dos profetas e apóstolos SUD,leia e estude profundamente o LM e a história da Igreja para fazer essa mesma comparação. Note que não existe 50%, 60% ou 99,9 % de pura verdade. Ou a verdade é 100% ou é mentira.
Caro Paulo infelizmente para seu engano eu não usei de sarcasmo e apenas da realidade e mais infelizmente não sou inocente como você pensa sei muito bem sobre o que estou falando e conheço tão bem a história da igreja como você independentemente de tempo tenho seis anos a menos que você na igreja mas isso não diz nada.Concordo com você que muitas declarações nas escrituras representam a opiniões pessoais como a do Apostolo Paulo quando disse que as mulheres tinham que ficar caladas na igreja.Também a igreja não se declara verdadeira, acaso isso não foi dito pelo próprio Salvador la em D & C você lembra?Acredito também que é tão necessário que as pessoas tanto na igreja como fora aprendam a discernir que quando quando se fala la em Doutrina e Convênios que o que os profetas falarem será escritura diz que é quando eles forem movidos pelo espirito.E para finalizar veja bem que não é necessário que eu precise orar por tudo que é dito para saber se é verdade ou não sendo que a escritura em Moroni 10 ele está falando em relação ao Livro de Mórmon.Sugiro que leia esse discurso no link se já não o tiver lido ou visto e tire suas proprias conclusões https://www.lds.org/general-conference/2013/10/come-join-with-us?lang=por e se voce conseguir encontrar uma organização perfeita me mostre que vou busca-la e não digo isso como sarcasmo mas um pedido.Abraço
Adriano, peço a você que leia novamente o que escrevi. Você vai ver que eu não disse que você usa de sarcasmo e sim que eu faço isso as vezes. E pensando bem não é preciso mesmo você orar sobre as declarações das autoridades da igreja, afinal de contas em alguns anos vem uma outra autoridade geral e ou diminui ou reconsidera as declarações feitas por seus antecessores. É assim que se resolve os embaraços históricos da igreja especialmente para os ouvidos dos seus membros. Amigo, só aceito o que a Bíblia diz sobre o nosso Salvador Jesus Cristo. Assim com você acredito que existe só uma organização de representa a Deus e Jesus na terra, mas com certeza não é a organização que você pertence, que diz seguir a Cristo mas o faz de uma boa distância. Sim,Jesus deixou claro que existe só um caminho o portão estreito, a estrada apertada e o parâmetro para se saber que caminho ou organização é essa, é a vida,os ensinamentos e exemplo de Jesus conforme 1 Pedro 2:21. Mas a Igreja mórmon ignora o principal ensinamento e mandamento de Jesus, o amor. Ou não é verdade que a Igreja mórmon desde do início da sua história lá no século 19 tem violado,incentivando e permitido a quebra desse mandamento do nosso Salvador? Se não vejamos: Jesus disse que temos de amar os inimigos e censurou a Pedro por recorrer à violência na noite de sua prisão – Mateus 5:44; 26:52. Mas a sua igreja desde o início pegou em armas, o acampamento de Sião, Joseph e Hiram armados e revidando em Carthage, o batalhão mórmon,segunda guerra e todas as guerras em que seus membros foram incentivados a se envolverem em nome de quem? Jesus? Não. Mas das suas respectivas pátrias. Bem diferente essa atitude da atitude de Jesus Cristo e dos milhares de cristãos do primeiro século , que foram torturados e mortos sem revidar. Mas o pior é o flagrante violação do que Jesus disse em João 13:34,35 quando disse que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor entre si. Na segunda guerra havia mórmons aliados e nazistas combatendo e orando pela vitória. A desculpa oficial era por medo de os mórmons alemães terem o mesmo destino dos judeus, Testemunhas de Jeová e outros. Desculpa que não cola dado aos exemplos citados acima e também pelo exemplo das Testemunhas de Jeová que mesmo tendo a opção de negar sua fé, saudar a Hitler e ingressar nas forças armadas, não o fizerem preferiram os campos de concentração junto com suas famílias. Como organização a sua igreja faz justamente o que o apóstolo João disse em 2 João versículo 9,prevarica,ultrapassa a doutrina do Cristo. Claro que não existe pessoas perfeitas,mas Jesus mostrou que haveria verdadeiros cristãos no tempo do fim que,como grupo seguiria bem de perto a Jesus e seu pai celestial. Me responda sim ou não. Sua organização, no passado bem como hoje segue de perto a Jesus orientando seus membros a não pegar em armas e nem aprender a guerra por prestar serviço militar e se envolverem em guerras humanas,demonstrando que amam os inimigos e tem amor entre si? Você consegue escrever um sim, de consciência tranquila? Seria bom você como um leitor do livro de mórmon refletir no exemplo daqueles descritos em Alma 26:32. Afinal o livro de mórmon é a pedra fundamental da igreja mórmon e se você seguir os seus preceitos vai se aproximar mas de Deus e Jesus, mais até do que se seguir os profetas e apóstolos da igreja.
Paulo vamos la novamente.Primeiro sobre o sarcasmo realmente entendi errado mas vamos ao que importa,Quero fazer algumas consideraçoes finais sobre esse assunto.Voce disse que Jesus ensinou que devemos amar nosso inimigos.Esta corretissimo mas acho que voce esqueceu esse mesmo Jesus Cristo é o Deus de Israel ou o Deus dos Exercitos que com o podeorso exercito de Israel dizimava outros povos em nome de quem?De Deus.Isso quer dizer que que não acredito em Deus ou Jesus Cristo?Não pelo contrario eu acredito sim porem voce como alguem que passou mais de 20 anos na igreja sabe por que isso era assim.Agora como podemos dizer que os primeiros Cristão eram unidos se havia disputas entre Pedro e Paulo e sabemos que os discipulos encontravam muitos pretextos para acharem faltas uns nos outros, por acaso isso era união?Voce não precisa responder meus questionamentos mas pense.E respondendo a sua perguntas sinceramente digo sim pois se isso ja foi ensinado que devemos pegar em armas e matar os outros me diga em que manual ou aula diz isso,Talvez eu tenha faltado nessa aula pois o que eu apendi em todos esses anos que devemos honrar as leis de nosso pais o que nao exclui o direito que todos temos de nos defender de nossos inimigos como Joseph na cadeia de Cartage e outros acontecimentos que voce sabe. Ou voce acha que um pais ao ver sua filha ser estuprada ficaria de braços cruzados olhando simplesmente por que ele não pode fazer nada contra seus inimigos.Acredito que orar pelos inimigos e não desejar mal a eles é bem diferente de não poder se defender.Ademais respeito plenamente sua opinião e educação ao travarmos esse dialogo e acredito que tudo é uma questão de ponto de vista.Abraço.
Adriano.
Ok vamos lá.
Me sinto na obrigação de te responder para que você veja o óbvio. O óbvio é que Jesus disse o que disse e o que Jesus disse não pode ser mudado e nem há margem para interpretação das suas palavras. Portanto o único ponto de vista que importa é o do próprio Jesus Cristo. Concorda?
Vamos ainda. No passado Deus não só destruiu outros povos mas também mandou que seus servos o fizessem. E por que? O servos de Deus estavam concentrados em um único grupo,na família de Abraão e depois Isaque e Jacó. Mais tarde os servos de Deus se concentravam em uma única nação, Israel. Logo que para preservar o pacto com Abraão e depois para com Davi,foram destruídos outros povos que se opuseram ou estavam no caminho do propósito de Deus de cumprir suas promessas, e havia o risco daqueles povos de contaminar a nação com idolatria e imoralidade. Assim Deus preservou a linhagem do Messias e preservando também as escrituras. Vindo o Messias entre os seus, tudo mudou, mas os seus ( representada pela nação judaica) o rejeitaram e por sua vez Deus os rejeitou como nação. Passando o sacrifício e morte de Jesus Cristo, sua ressurreição e ascensão aos céus, os cristãos passaram a ser o povo de Deus,só que agora espalhados em várias nações e não mais concentrados em uma única nação, como fora Israel. Então eles entendiam muito bem que não podiam demonstrar o amor Cristo ensinou se pegassem em armas mesmo por faz parte dos exércitos das muitas nações daquela época. Como poderiam combater seus próprios irmãos de outras nações? Como poderiam ferir ou matar pessoas que poderiam se tornar seus irmãos na fé? Leia de novo o sermão da montanha Adriano, e leia também o evangelho de João, que é focado no amor de Jesus pelo seus discípulos e a humanidade, e também às ordens que ele deu quanto ao cumprimento desse mandamento. Consulte a história secular sobre os cristãos do primeiro século. Medite nessa leitura sinceramente e depois me diga se há margem para qualquer outro ponto de vista. Quanto aos atritos entre os apóstolos e outros cristãos. Qual deles pegou em armas para resolver seus desentendimentos? Havia os desentendimentos por serem imperfeitos e pecadores e o apóstolo Paulo se considerava o principal pecador. Mas havia o mais importante que é a união espiritual no entendimento do Cristo e de seus claros mandamentos, entre eles o principal – o amor. Leia as cartas de Paulo e Pedro e verá que eles resolveram seus desentendimentos e ressaltaram a importância do amor e o exemplo de Jesus nesse respeito.
O respeito e honra às leis. Bem veja Atos capítulo 5. Os apóstolos foram presos e as autoridades dos judeus mandaram que eles parassem de pregar. Se eles obedecessem violariam o que Jesus lhes ordenou em Mateus 28:19,20. Mas o que eles responderam? Atos 5:29 em diante mostra bem o que fizeram e graças a isso, hoje sabemos quem é Jesus Cristo e conhecemos seus mandamentos. Tem mais. Em Romanos capítulo 13:1-7 diz sim que devemos obedecer às leis e autoridades,pagar impostos e dar honra a quem exigir,quer reis e quer magistrados. No entanto note que no versículo 8 tem a exceção. Qual? O amor. Daí juntamos Atos 5:29 e advinha…a submissão a governos e leis é relativa diante dos mandamentos de Deus. Pode notar que os cristãos do primeiro século desobedeceram muitas leis vigentes naquela época, inclusive a de negar a sua fé e deixarem de ser cristão. E é interessante como esse argumento bíblico não funciona de jeito nenhum na igreja SUD. Pois o deus mórmon voltou atrás em pelo menos duas das suas imutáveis leis,a da poligamia e a de não conceder o sacerdócio para os negros até que todos os filhos de Adão nascessem na terra. O deus mórmon e a igreja acabaram cedendo diante da pressão das leis e da opinião dos homens. A Igreja dá tudo a César,até mesmo o que é de Deus – a devoção exclusiva. ( Provérbios 29:25).
Sobre os manuais e livros da igreja. Se é que entendi bem. O fato de não haver referências nesses livros que exorta os mórmons pegar ou não em armas. Sugiro a você que leia o livro O Milagre do Perdão. Conhece né? Bem, nesse livro você vai encontrar uma consideração muito interessante sobre o pecado da omissão. Vindo da igreja mórmon, até que é uma leitura bem útil.
Quanto a reagir contra alguém que atenta contra a integridade física ou a vida de um familiar ou qualquer outra pessoa, é óbvio que se estiver dentro das minhas possibilidades e as circunstâncias permitirem, eu reagiria. No entanto, estamos falando esse tempo todo de um mandamento dirigido à pessoas não só como indivíduos mas também como grupo que seriam claramente identificados por certo proceder. Mas vamos lá. Se for possível eu fugir da arena dos leões,dos açoites,da espada, do fuzilamento, e dos maus, eu fugirei. Se posso evitar que a minha filha seja estuprada, eu o farei. Isso não significa que eu sinta ódio pelo agressor. Há muitas maneiras de se defender. O mandamento não diz para amar quem você considera ser seu inimigo, mas sim para amar aquele que se considera teu inimigo. Jesus disse que o apenas sentir ódio por alguém nos torna culpado de assassinato. Voluntariamente não me preparo visando a morte de pessoas por maior que seja o mal que ela tenha me feito, mesmo como modo de prevenção. E não. Cumprir esse mandamento não é apenas orar e desejar o bem do inimigo. Precisamos para isso ter fé em Jesus e praticar seus mandamentos e as vezes não é fácil mesmo, afinal fé sem obras é morta, na é ? Leia a carta de Tiago que você vai entender mais sobre a prática do amor. Você entendeu né?
Joseph Smith disse que ia para Carthage como um cordeiro para o matadouro, mas um cordeiro não revida. Compare com o exemplo de Jesus, ele sim foi como um cordeiro para o matadouro.
Jesus disse palavras como…”se me amardes guardareis meus mandamentos” ;” sois realmente meus amigos se fizerdes o que eu mando “; ” aquele que ouve minhas palavras e as pratica é semelhante aquele que construiu a sua casa sobre a rocha”; ” o escravo não é maior que seu amo”. ” quem toma da espada, perecerá pela espada”. Interessante que Jesus teria aparecido na América aos povos no livro de mórmon e teria ensinado o que escrevi acima por último, e depois disso os remanescentes incluindo o profeta Mórmon e seu filho Morôni não praticaram o ensinamentos de Jesus e batalharam contra os seus inimigos até sua morte e a morte de muitos dos seus inimigos. Atitude bem diferente dos cristãos da Palestina depois que Jesus viveu entre eles, algum tempo antes desse relato no livro de mórmon.
Abraço Adriano.