Venezuela Sairá da Crise com Dízimo?

O Setenta Autoridade Geral brasileiro Carlos Godoy aparentemente prometeu aos membros da Igreja SUD venezuelanos, num país que está vivendo uma das piores crises econômicas da atualidade, que se os mórmons pagarem seus dízimos adequadamente, o país passará por uma recuperação milagrosa.

Para um membro da Igreja ser considerado uma pessoa "digna", deve submeter-se à uma entrevista e provar que segue todas as regras da Igreja

Para um membro da Igreja ser considerado uma pessoa “digna”, e poder participar de seus ritos mais sagrados, deve submeter-se à uma entrevista  e provar que está pagando seus dízimos em dia

De acordo com o primeiro conselheiro da Missão Venezuela Valencia, Godoy teria prometido aos membros da Igreja:

“Eu prometo, com toda força da minha alma, que se vocês forem mais fortes no pagamento de seus dízimos, vocês mudariam a economia da Venezuela.”

Membros venezuelanos da Igreja da região de Valencia estão passando entre si uma imagem do líder eclesiástico acompanhado de sua promessa profética.

A crise venezuelana é tão severa que os cidadãos estão incluindo ração para cachorros em suas dietas.

“Um dos principais alimentos para animais que as pessoas consomem é o arroz [para galinhas], por ser mais económico e render mais, mas a este produto adiciona-se salsichas para cães”, explicou.

O médico Manuel Hernández, do organismo para as questões sanitárias no estado venezuelano de Miranda, advertiu, num comentário difundido pela Internet, que o arroz usado para alimentar galinhas “não cumpre com as melhores condições de higiene”, e se trata de um “subproduto”, colhido a partir do desperdício do arroz tradicional.

Hernández lembrou que aquele arroz “contém bactérias” e que “durante o processo de produção poderá ter caído no chão e estar contaminado com urina de roedores”.

A nutricionista Yazarenit Mercadante, da Fundação Bengoa para a Alimentação e Nutrição, advertiu para o risco de doenças, contraídas através do consumo de produtos que são vendidos avulso e cujas condições de processamento e armazenamento são desconhecidas.

Mercadante lembrou que as salsichas para animais podem conter partículas que não foram tratadas adequadamente.

Para a Provea, o uso de alimentos de animais para consumo humano “é uma dramática consequência da violação do direito à alimentação por parte do Estado” venezuelano, o qual acusa de “não tomar medidas para garantir que a população tenha acesso a produtos da dieta básica, de maneira segura e a preços acessíveis”.”

Contudo, supostamente de acordo com o economista Carlos Godoy, toda essa grave conjuntura político-econômica se resolverá positivamente apenas se os membros da Igreja SUD forem mais fiéis no pagamento em dia de seus dízimos. Certamente com grande sacrifício pessoal e familiar, considerando a precária condição da economia venezuelana.

Carlos Godoy foi chamado como Setenta Autoridade Geral para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em abril de 2008. Formado em economia e ciências políticas pela Pontifícia Universidade Católica em 1987, concluiu o mestrado em comportamento organizacional na Universidade de Brigham Young em 1994, e seguiu carreira corporativa em múltiplas multinacionais até migrar para o ministério profissional SUD há 10 anos.

21 comentários sobre “Venezuela Sairá da Crise com Dízimo?

  1. Comentario perturbante que esse lider fez para um povo que necessita muito mais do que falsas promesas, mesmo porque o Senhor nao fez promessa nenhuma aos gentios com relacao ao dizimo. A revelacao dada ao Profeta JS que se encontra na secao 119, tem apenas um aviso que se nao obedecerem a lei do dizimo como revelada, Siao nao seria santificada, nao ha nenhuma promessa de sair de crise financeira, nao nenhuma promessa de prosperidade, de que dinheiro vai cair do ceu etc.. Aqui esta a revelacao, leiam e tirem sua propria conclusao:


    1 Em verdade assim diz o Senhor: Exijo que todos os seus bens excedentes sejam entregues nas mãos do bispo da minha igreja em Sião, (Para comecar, somente aqueles que tem bens excedentes deveriam pagar o dizimo)

    2 Para a construção de minha acasa e para a colocação do alicerce de Sião e para o sacerdócio; e para as dívidas da Presidência de minha Igreja.( Aqui nao diz que o dinheiro do dizimo seria para construir shoppings, hoteis,pagar mordomias para autoridades gerais e seus familiares etc.)

    3 E esse será o início do dízimo de meu povo.

    4 E depois disso, os que assim tiverem pagado o dízimo pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles, para meu santo sacerdócio, diz o Senhor. ( Depois disso, indica que somente os que tinham bens excedentes que deveriam pagar o dizimo de sua renda anual, em ingles a palavra usada foi “Interest” que nao significa renda anual e sim o acrescimo anual, na epoca da revelacao e da restauracao os membros pagavam dizimo depois de tirarem o necessario para sustentar sua familia e nao de sua renda bruta anual)

    5 Em verdade vos digo: Acontecerá que todos os que se reunirem na terra de aSião darão seus bens excedentes como dízimo e observarão esta lei; caso contrário, não serão considerados dignos de habitar entre vós.(Novamente o requerimento era para aqueles que tinham bens excedentes nao os pobres que mal tinham o que comer)

    6 E digo-vos: Se meu povo não observar esta lei para santificá-la e, por esta lei, não santificar a terra de Sião para mim, a fim de que nela sejam guardados os meus estatutos e os meus juízos, para que seja santíssima, eis que em verdade vos digo: Ela não será para vós uma terra de Sião.( Aqui o Senhor deixa claro que a unica consequencia de nao pagar o dizimo e que Siao quando estabelecida nao seria santificada e nao seria Siao para os membros) Vemos que por essa revelacao a maneira que a igreja ensina, pratica, cobra e administra o dizimo atualmente nao esta em harmonia com o que foi revelado mesmo o Senhor deixando claro no verso 4 que essa leis seria permanente para a igreja.

    7 E isto será um modelo para todas as estacas de Sião. Assim seja. Amém.

    • Poxa Fábio, vc lê as escrituras e não as entende. E outro ponto importante é que uma promessa inspirada não vem do Godoy somente, mas vem de Deus.

    • Ao incrédulo tudo é impossível. Ai como sempre é um afastado que entende mais de doutrina que os apóstolos e mais de revelação que o profeta. Passar bem!

      • Gaspar, por toda a historia a maioria dos verdadeiros Profetas eram afastados das instituicoes religiosas, Lehi, Moroni, Mormon, Abinadi, Moises, Isaias, Joao Batista e ate mesmo o proprio Salvador. Achar que estar dentro da igreja significa que a pessoa saiba mais do que alguem fora da igreja e uma arrogancia muito grande. Os Fariseus achavam que sabiam mais que o proprio Salvador porque Jesus nao pertencia a linha de autoridade eclesiastica da epoca.

  2. Fábio, são poucos os membros igual você que tem mente aberta. As escrituras citadas são as melhores fontes de argumento que se pode usar como ferramenta em assuntos como esse. Seria interessante você fazer um texto para o site do Vozes para que todos possam comentar pois escrituras você conhece e assuntos históricos também. Só é uma sugestão.

    • Hico creio que essas informações já estejam disponíveis em vários sites, blogs e nas próprias escrituras, além disso eu sou péssimo para escrever. Quem sabe o Vozes Mormon escreva um texto sobre o assunto.

  3. Falar hoje da Venezuela é muito mais complexo do que discursar palavras bonitas sobre o dízimo. O problema não é somente econômico, mas também social e político. Venezuela vive uma inflação terrível com um governo totalitário que está sem apôio dos EUA. Muitas empresas deixaram de financiar e investir na Venezuela devido a política esquerdista naquele país e por isso que a crise permanece naquele local. Para a Venezuela sair dessa situação, o povo precisa se unir em pró de seu próprio povo ajudando um ao outro. Se uma família tem uma roça, compartilhe com o visinho um pouco de suas batatas. Se uma família tem uma galinha que bota muitos ovos, compartilhe uma dúzia para os que não tem e assim vai. Além domais, não há sentido cobrar dízimo de alguém que nem tem emprego fixo e um futuro sem perspectiva. É como se exigisse um atleta a ganhar uma corrida sendo que nem comida tem para se alimentar afim de conseguir ganhar uma corrida.

    • O que sabemos com certeza e que o Elder Godoy foi chamado pela primeira Presidencia da Igreja
      Na traducao da Biblia feita por Joseph Smith o Senhor declarou como seus servos seriam chamados e qual a definicao e descricao deles:

      27 E assim, tendo sido aprovado por Deus, ele foi ordenado sumo sacerdote segundo a ordem do convênio que Deus fez com Enoque, (Primeiro que deve ser aprovado diretamente por Deus para obter o Sacerdocio maior)

      28 SENDO ISSO SEGUNDO A ORDEM DO FILHO DE DEUS; ORDEM QUE VEIO, NÃO POR HOMEM, NEM PELA VONTADE DO HOMEM; NEM POR PAI NEM MÃE; NEM POR COMEÇO DE DIAS NEM FIM DE ANOS; MAS POR DEUS; ( Fica claro nesse verso que o chamado nao vem atraves de nenhum homem ou linha de sucessao mas que vem diretamente de Deus assim como todos os outros Profetas no passado)

      29 E foi dada aos homens PELO CHAMADO DE SUA PRÓPRIA VOZ, de acordo com sua própria vontade, a tantos quantos acreditaram em seu nome. (Mas uma vez confirma que deve vir diretamente de Deus, O Elder Godoy esteve na presenca de Deus ou ouviu sua voz diretamente o chamando?)

      30 Pois Deus, tendo jurado a Enoque e a sua semente com um juramento por si próprio, que todo aquele que fosse ordenado segundo essa ordem e esse chamado teria poder, pela fé, para derrubar montanhas, dividir os mares, secar as águas, desviá-las de seu curso; ( Voce ja ouviu falar se o Elder Godoy tem algum desses poderes?)

      31 Para desafiar os exércitos das nações, dividir a terra, quebrar todos os grilhões, permanecer na presença de Deus; fazer todas as coisas segundo a vontade dele, de acordo com as suas ordens, subjugar principados e poderes; e isso pela vontade do Filho de Deus, que existia desde antes da fundação do mundo. ( Voce ja ouviu falar se o Elder Godoy ja permaneceu na presenca de Deus?)

  4. É irônico até usar o nome de Deus pra pedir dízimo pra uma nação que se encontra numa situação financeira tão abalada e arruinada, as pessoas estão desesperadas, faminta, e muitos deles tem migrado para o Brasil afim de um laço de esperança, sabendo que o Brasil também se vê numa crise financeira bem intensa, outrora nunca visto antes. É irônico pensar que os líderes da Igreja, inclusive o “profeta” ganha um valor exorbitante de ajuda de custo para ficar sentado numa cadeira ou viajando tudo bancado pelos membros que a cada dia enriquece cada vez mais a igreja, interessante que líderes de missão, líderes de setenta, apóstolos e até mesmo o profeta são pessoas de um grau de conhecimento elevado, estudiosos, renomados em várias funções , um pobre simples jamais vai ganhar um posto na Igreja, é tudo em sua maioria pessoas ricas, influenciadas, renomadas, que de alguma forma se destaca, mas quando diz respeito a dinheiro correr atrás dos pobres e fazem lindos discursos afim explorem com seus dízimos.

    • Nogueira, realmente é uma tristeza ver o que eles fazem com essa nação que dizem amar tanto, mas querem o dinheiro dos pobres e dizem que é deus pedindo. É pouco o que cobram para aquelas caravanas ao templo, mas junte isso com assinatura de Liahona, ofertas de jejum, fundo missionário e outras coisas que disfarçadamente eles pedem para os pobres e até miseráveis membros que não tem nada, nojo eterno dessa seita.

      • Assinatura da Liahona? O preço de tão pífio, é até uma piada.
        As caravanas são baratíssimas, não tem como ninguém lucrar com aquilo.
        Fundo missionário, Construções de templo,etc doa quem quer.
        Os membros não tem obrigação, e quando é comentado em aulas com algo assim, é geralmente valores bem irrisórios como 1(Um) real.
        Em relação ao dízimo, é o mesmo valor para todos.

        Já respondendo seu comentário debaixo, quem disse que os chamados para o SEI são por inspiração?
        É uma vaga formal de emprego, remunerada, não tem revelação para isso não.

      • Bem interessante esse ponto. Lembro de uma época em que a liderança incentivava os membros a assinarem a Liahona que era e é a revista mensal da Igreja. Realmente era bem interessante as mensagens, estorinhas e as noticias locais, mas tempo passa e hoje não vejo com tanto interesse assim devido as mensagens serem sempre as mesmas. Não que sejam ruins ou não serem importantes, mas já sabemos bem antes de ler rs… Além domais, embora sejam “preços pífios”, dinheiro é dinheiro e deve se manter sagrado. Se você for pensar bem, se você junta dinheiro mensal ou anual da Liahona + dizimo + jejum + caravana do templo + festas e atividades da igreja(ex : acampamento, bailes sociais do Juventus, etc…), você irá perceber que você gasta muito com a igreja e normalmente quem se beneficia são outros e não você. Não que pensemos em interesses pessoais, mas se não houver beneficio no que se paga, então podemos investir isso em outras coisas que podem tanto nos beneficiar como beneficiar os mais carentes.

        Eu fiquei grato quando a LDS.ORG proveu para nós muitos anos atrás uma página para ler a Liahona, mas depois o link limitou o acessos para ler isso online forçando o leitor a assinar a Liahona. Vendo nessa situação que a Igreja colocou na época, eu não pude mais ler. Poderia assinar a Liahona, mas não iria fazer isso.

        Gosto muito de alguns membros da Igreja SUD, mas essa forçassão de barra acaba fazendo nós nem termos mais interesses em nos envolver com as coisas referentes a religião em si. Uma pena que tudo tem que ter dinheiro envolvido especialmente algo referente as mensagens a qual de fato deveria ser gratuito pois palavra de Deus não se vende.

      • Hico, lembro que logo ao chegar da missão e ganhar aqueles chamados inúteis, logo fui obrigada a assinar a liahona, mas que não quis e por essa besteira fui bem perseguida por eles, é pouco para eles, pois para os pobres membros é muito dinheiro, eles são muitoooo pobres, venha ao nordeste e você verá como é. Mais da metade dos membros não dá dízimo.

    • Tudo é jogo de cartas marcadas, até quando dizem “abrir inscrições” para entrar para o SEI e outros departamentos da igreja, é tudo mentira, já escolheram lá dentro os mais “dignos” (ricos e influentes). Só sobe lá dentro quem eles querem, quem já pré-determinaram depois de pesquisar bastante e saber quem são os ricos, eles escolhem e fingem que foi revelação. Isso aconteceu na antiga ala que eu frequentava, chamaram um rico do Ceará, amigo do então ex- presidente da missão, hoje um setenta para ser o presidente da ala, o cara se formou nos USA, ele manipulou tudo para ser do jeito que ele queria, mas era um pobre-morto-de-fome que seria chamado até então.

  5. Muita ingenuidade em pensar que o pagamento do dízimo venha a resultar em sucesso financeiro e independência financeira e social.

    Se formos ver os membros com melhores poderes aquisitivos, podemos então observar três grupos:

    a) Os que herdaram bens vindo dos pais, membros da família ou de “cartuchos” que tem contato com pessoas de grande influência na sociedade.

    b) Os individuos que exploraram seus empregados pagando salários abaixo do que é legal dibrando leis trabalhistas. Inclusive conheço um ex-presidente de missão que explorava seus funcionários que trabalhavam muito, mas ganhavam pouco e nas reuniões pagava uma de “membro exemplar”. Assim lucraram através da exploração de pessoas que não tinha como se defender e exigir um melhor tratamento devido a ele ser um espertalhão que se aproveitou da ingenuidade deles em pensar que ele sendo membro seria honesto com eles.

    c)Os individuos que estudaram ardualmente, sacrificaram domingos e feriados para trabalhar em pró do aperfeiçoamento de sua profissão para que no futuro pudesse ter uma vida mais tranquila. Normalmente esse ultimo grupo são formados em grande parte de membros inativos pois para fazer parte dela há necessidade de sacrificar reuniões, atividades sociais da igreja e tudo que se refere a religião.

    Pessoalmente nunca vi um membro da Igreja SUD que pagava dízimo integralmente que se tornou rico. Se ocorreu isso, ao que observei, eles tiveram que ou optar por serem desonestos com outros membros explorando eles e enganando, ou tiveram que se afastar da igreja para conseguir uma vida financeira melhor. Há muitos membros que pagam de “membro exemplar e honesto”, mas ao sair da porta da capela vai na empresa dele e não paga o salário que deveria pagar. Eu trabalhei uma vez para um membro, o cara era bispo e é dado como um membro exemplar para todos os membros, mas o cara pagava mal, não ligava para os desejos dos clientes no refeitório que reclamavam com razão da qualidade da comida e ainda cobrava valores surreais deles. Um outro exemplo vem de uma professora da BYU a qual é dado como um membro fiel e exemplar, mas como proprietário de casa explorava os seus inquilinos. Podem não acreditar em mim, mas sem zueira, ela chegou a cobrar 1 mil dolares para pagar de uma vez em um aluguel(segundo leis do estado é ilegal). Não sei se os alunos por ingenuidade pagaram, mas um dos caras que conheci foi mais esperto que ela. Ela chegou cobrando ele e ele disse que não iria pagar, então ela disse tá no contrato e ele disse, mas ainda não assinei nada. Foi engraçado rs…pois a mulher ficou com cara de taxo kkk…tava tão preocupada em pegar o dinheiro do rapaz e esqueceu de pegar o contrato dele e ele já sabendo da fama da mulher nem avisou ela e ela pensou que ele tinha assinado kkk…Ela ficou brava e mandou sair, e ele disse oh que legal, só precisava de um mês mesmo(obs: ele iria casar, logo não precisava mais). Enfim, esse negócio de ficar bem financeiramente tem mais a ver com seu foco profissional e como vc guia sua vida pessoal financeira do que pagamento do dízimo.

  6. …Complementando, um membro da igreja dificilmente se tornará rico ou ter uma vida financeira independente se envolver por completo com as leis da igreja que é falha. Para melhorar sua vida financeira você tem que fazer alguns sacrificios e não estou falando de dízimo não ein rs… Estou falando de sacrificar seus desejos religiosos e coisas desnecessárias(ex: atividades da igreja, namorados na igreja, reuniões, e tudo que toma o seu tempo a qual impede de você crescer profissionalmente).

    Vejo membros aqui aonde resido que vivem duros e normalmente os empregos deles tem menos dias trabalhadas, saem cedo, não tem horas extras e nem prêmios. Você pode dizer “ah mas é só estudar e vai conseguir emprego”. Ok, isso é verdade, estudo é importante, mas também sacrificios são necessários pois as empresas e as pessoas que vão te empregar não querem saber sobre o que a Igreja pensa, mas sim o que você pode fazer pela empresa. Você pode ter uma vida financeira melhor como membro, mas você tem que sacrificar domingos, atividades da igreja e outras coisas referentes a igreja para ganhar melhor e ter independencia financeira. Mas ae vocêva dizer “ah não é possivel que tenha membro rico”. Claro que tem, mas é como disse, conseguiram porque herdaram algo da familia ou conseguiram isso por vias nada legais.

  7. Lembrei do filme JANELAS DO CÉU com Wilford Woodrulf ele se ajoelha na cama e ora …Senhor porque eu falei aquilo? Será que Elder Godoy fez uma oração parecida? mas recomendo a todos assistirem o filme …muito bonito e edificante.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.