Racismo na BYU?

Alguém acredita que, em pleno século 21, e mais de 3 décadas após o fim da segregação racial na Igreja SUD, racismo ainda seja um problema na universidade oficial da Igreja Mórmon?

Os comentários de um Professor de Religião na Universidade de Brigham Young (BYU), em Provo, Utah, publicados ontem no The Washington Postcausaram desconforto — e furor — por seu conteúdo racista.

Randy Bott expressou sua opinião que a Proibição ao Sacerdócio não se iniciou com Brigham Young, mas com Caim que, por haver matado seu irmão Abel, foi amaldiçoado com a cor-de-pele negra e proibição de acesso ao Sacerdócio.

“Deus sempre foi descriminador” no que diz respeito a quem Ele outorga a autoridade do Sacerdócio, diz Bott, o teólogo da BYU. Ele cita escrituras Mórmon que diz que Deus dá a Seu povo “como lhe prouver.” Bott compara Negros com crianças que prematuramente pedem as chaves do carro do pai, e explica que da mesma maneira antes de 1978, o Senhor havia determinado que os Negros ainda não estavam prontos para receber o Sacerdócio.“O que é discriminação?” pergunta Bott. “Eu acho que é proibir acesso de algo para alguém que lhe poderia trazer benefícios, certo? Mas e se não lhes fosse trazer benefícios?” Bott diz que ao negar o Sacerdócio aos Negros – na Terra, mas não após a morte – os protegeu dos níveis mais profundos do Inferno reservados para as pessoas que abusam do poder do Sacerdócio. “Você não pode cair do topo da escada se não primeiro chegar ao topo da escada. Então, na realidade para os Negros não poder receber o Sacerdócio foi a maior benção que Deus lhes poderia oferecer.”

Esse tipo de opinião ainda é defensável? Alguém ainda acha isso normal e não racista? Será que jamais conseguiremos desvincular o mormonismo com o racismo contra negros?


Leia mais sobre o cancelamento do racismo institucional na Igreja SUD com a revelação de 1978.

84 comentários sobre “Racismo na BYU?

  1. O racismo sempre esteve presente na doutrina mórmon, já escrevi em outros fóruns sobre o assunto,sei que esse assunto é como uma espinha de peixe na garganta de um mórmon,pois não tem como apagar o que foi dito e escritos pelos “profetas” dessa organização. O tempo passou,a senzala espiritual do mormonismo foi aberta,mas nada do que foi dito em relação aos negros foi jamais negado,muito peloa contrário a doutrina racista contunua bem viva do seio do clero mórmon.

    Missão

  2. Esse professor não é o único que pensa assim. Me perdoem qualquer coisa, mas eu preciso contar uma história que aconteceu comigo recentemente:
    Recentemente eu fui expulso de um grupo fechado de mórmons no Facebook, por ir contra à argumentos parecidos com os desse professor. Confesso que fiquei indignado com tudo aquilo, mas não desrespeitei ninguém, eu somente estava expressando minha opinião (um pouco agressiva para eles por opinar que a igreja e o profeta Brhigam Young errou gravemente contra os negros), e quando eu mal percebi, fui excomungado do grupo. Me senti desolado. Disseram-me que eu estava indo contra os ensinamentos da igreja e que isso me levaria à apostasia. Na verdade eu estava indo contra: (1) a proibição do sacerdócio, (2) a proibição do casamento inter-racial, (3) o sofrimento do povo africano ser devido a fraqueza espiritual dos mesmos na vida pré-mortal, (4) a marca de Caim ser a pele negra (5) a maldição de Caim e Cam ter caído sobre os negros e tudo mais. Fiquei muito chateado ao ouvir tudo isso e principalmente por pessoas que comungam da mesma fé.
    Infelizmente eles não perceberam que aquelas palavras me ofendiam pessoalmente e que eu não poderia aceitar aquilo, e que eu teria o direito de me defender. Mas não deixaram, e o pior de tudo isso, é que eles ainda pensam que estão certos !!! Eles vão ensinar isso a seus filhos, parentes e amigos !!! Eles vão fazer blogs com esses ensinamentos e acredite se quiser, fizeram !!! Agora eu pergunto: Que impressão e que imagem essas pessoas vão passar da igreja para à saciedade em geral referente aos negros ??? Lamentável !!!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.