06 de abril: o que Joseph Smith não disse

O dia 06 de abril é uma data de importância inquestionável na história da Igreja, começando pela própria organização formal da Igreja de Cristo em 1830. Uma explicação oferecida por alguns membros da Igreja sud para a importância de 06 de abril é de que seria a verdadeira data de nascimento de Jesus Cristo.

Joseph Smith, Profeta fundador do Mormonismo (1805-1844)

Anos atrás, como um recém-converso, fiquei maravilhado ao ser informado disso em conversas informais, sem nunca obter, porém, qualquer indicação concreta da fonte. “Joseph Smith disse” era a resposta mais comum.

Essa afirmação sobre o dia 06 de abril se origina numa leitura “forçada” de D&C 20:1, onde se fala de 1830 anos “depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne”. A referência a 1830 anos após o nascimento de Cristo foi provavelmente uma opção estilística de Joseph Smith e/ou do indivíduo que redigiu o texto da revelação, algo muito próprio da época, tal como “no ano de nosso Senhor” ou a antiga expressão latina “anno domini”. Ou seja, mesmo que o redator acreditasse que o nascimento de Cristo havia ocorrido no ano I, a introdução da seção 20 apenas relembra de que se trata do ano 1830 da era cristã.

O que há de problemático na interpretação de 06 de abril como data “revelada” do nascimento de Cristo?

  1. O calendário gregoriano, utilizado por nós e a maior parte do mundo, corresponderia a uma perfeita contagem de tempo; seria um calendário preciso em que o dia de hoje corresponderia à mesma data dois milênios atrás, quando o mesmo calendário sequer existia.
  2. Joseph Smith teria ensinado a Igreja ou, no mínimo, seus amigos mais próximos, sobre essa suposta revelação. Também haveria alguma evidência do Natal não sendo celebrado pelos santos em 25 de dezembro ou de alguma celebração em 06 de abril relacionada ao nascimento do Salvador. Dados os acontecimentos e os rumos da Igreja sob a presidência de Brigham Young no território de Deseret, ele provavelmente teria implementado tal celebração ou mesmo proibido a celebração do 25 de dezembro.
  3. Haveria alguma declaração de contemporâneos de Joseph Smith a respeito dessa doutrina, alguma afirmação em público, registro em diário, etc.. Todas as afirmações a respeito de 06 de abril como a data do nascimento de Cristo são posteriores.

Orson Pratt, Apóstolo (1835-1881) e Historiador da Igreja (1874-1881)

Orson Pratt, um apóstolo que foi contemporâneo de Joseph Smith, apresentou ao público em 1872 a sua própria especulação sobre a data para o nascimento de Cristo. Em abril, mas não no dia 06:

“Se eu fosse celebrar o Natal ou o aniversário de Cristo, deveria voltar um pouco menos de trinta e três anos a partir de sua crucificação, e isso levaria à quinta-feira, dia 11 de abril, como o primeiro dia do primeiro ano da verdadeira era cristã.” (Journal of Discourses 15:262)

Não sei que cálculos ou informações inspiraram Orson Pratt. No entanto, sua afirmação acima é mais uma evidência de que a data 06 de abril não foi ensinada aos contemporâneos de Joseph Smith como a do nascimento de Cristo.


Leia também

Eldred G. Smith, 105 anos

Nova igreja mórmon

32 comentários sobre “06 de abril: o que Joseph Smith não disse

  1. Antônio,

    Na verdade, como você bem colocou, o dia 6 de Abril como data do nascimento de Jesus Cristo é uma doutrina ensinada somente posteriormente à Joseph Smith. No manual do Instituto “Vida e Ensinamentos de Jesus e seus Apóstolos” é citado que na obra “Jesus, o Cristo” de James E. Talmage, que o mesmo “após condensar as opiniões de diversos eruditos a respeito do nascimento de Cristo” chegou a conclusão de que ele (Jesus Cristo) teria nascido em 6 de Abril do ano 1 a.C. No mesmo manual também é citado que o Presidente Harold B. Lee ensinou na Conferência Geral da Igreja, em 1973, que a data do dia 6 de abril de 1973 “é particularmente significativa, porque nela comemoramos não apenas o aniversário da organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nesta dispensação, mas também o aniversário do nascimento do Salvador, nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo”.

    Após suas colocações e indagações, vejo que provavelmente Joseph Smith nunca tenha realmente ensinado sobre 6 de Abril como a data exata do nascimento de Cristo. Acredito também que é muito difícil se datar tal acontecimento, justamente pelo fato de o calendário cristão (gregoriano) não existir naquela época.

  2. Acho pouco provável que o Smith fosse datar seis de abril por razões mais óbvias: A Bíblia identifica essa data menos importante como sendo 1 ou 2 de outubro de 2 AEC.

    Nós, Testemunhas de Jeová, calculamos essa data à base de simples evidências bíblicas, que qualquer leigo chegaria à conclusão em apenas uma seção de estudo pessoal Dela.

    O Senhor tinha 30 anos quando foi batizado. Após isso, pregou por três anos e meio até sua morte, na páscoa de 33 EC. Assim, o Cristo tinha 33a e 6m (33,1/2 anos) anos quando foi morto, numa páscoa. A páscoa se dá a todos os anos exatamente na data que corresponde ao 14 do mês judaico de Nisã (uma data que cai entre março/abril do nosso calendário).

    Voltando no tempo: páscoa de 33 EC – 33 anos e meio, chegamos a outubro de 2 AEC como a data do nascimento do Senhor.

    mas a data do nascimento pouco importava para os Deuses santos e sim a data de sua morte. É por isso que se deve comemorar essa e não a outra.

    Wandrey
    ARSBI

    • Supondo na precisão inexistente da Bíblia né? Pois os fatos narrados foram escritos décadas depois dos eventos, ou seja, mesmo os acontecimentos e a ordem deles são trocadas nos Evangelhos, sendo assim, a própria Biblia não é confiável na questão de precisão de datas e acontecimentos. O Jesus histórico ainda levanta muitas indagações, o que ainda torna impossível datar corretamente o nascimento dele. Mesmo de sua morte. Mas não é impossível que a datação esteja certa e ele tenha nascido em outubro, ou abril, ou qualquer outra data… o importante é o coração das pessoas voltadas a Cristo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.