A doutrina mórmon fala da existência de diversas terras. É Cristo o salvador de todas elas? Muitos líderes sud atuais dirão que sim. Como veremos na citação a seguir, de Brigham Young, o rico debate metafísico entre os mórmons do séc. XIX suportava a ideia de que cada terra tinha seu próprio Ungido.
Consequentemente, cada terra tem seu redentor; e cada terra tem seu tentador; e em cada terra seu povo, por sua vez, recebe tudo o que recebemos e passa por todas as provas pelas quais estamos passando. (Journal of Discourses 14:71-72, 10 de julho de 1870)
Como essa opinião seria interpretada hoje na moderna Igreja sud? Seria uma opinião aceitável? Ou seria considerada uma “apostasia”?
Lembrem-se que trata-se de uma citação; um provável discurso do Pres. Young. Ele estava divagando sobre pontos do Evangelho que não nos foi dado conhecer. Ele não estava fazendo uma profecia ou, menos ainda, não recebeu uma revelação dos céus.
Nem tudo o que os profetas dizem são revelações.
Quem já passou no Templo, deve prestar atenção na investidura…. a resposta está lá, clara e objetiva!
Resposta para o que?
Na investidura D’us pergunta a Lúcifer: – O que fizestes aqui? Lúcifer responde: Fiz o mesmo que se fez em outros mundos…
Mas Lúcifer é o pai do que mesmo? (Logo o que ele está afirmando não é verdade) Ele fala desta forma para que se deixe de crer que um único Salvador só poderia nascer nesta terra.