Jesus, você não pode entrar.

No dia 17 de janeiro de 2014 a página do SFY Brasil 2014 – For the Strengh of Youth no Facebook publicou fotos mostrando o padrão de se vestir do jovem SUD. Abaixo mostro a foto síntese para os dois gêneros.

Padrão dos jovens SUD.

Padrão dos jovens SUD.Não é preciso pensar muito para chegar a uma conclusão: Jesus Cristo e seus apóstolos não poderiam estar inseridos no grupo dos jovens rapazes SUD. Não sei você, mas para mim isto é completamente contraditório. Ok, a foto abaixo divulgada pelo site oficial da Igreja está muito longe de um possível Jesus real, palestino tal como arqueólogos ouvidos pela BBC já mostraram publicamente.

Enquanto o Jesus cristão é uma representação de um homem europeu nórdico (nem mesmo mediterrâneo o é!), homem este visto como padrão de beleza e supremacia humana no Ocidente por séculos da história Ocidental.

Jesus Mórmon

Jesus Mórmon

O Jesus real (aproximação feita através da pesquisa de restos mortais de homens daquele tempo, assim como com o estudo do Santo Sudário) possui características típicas das populações do Oriente Médio – pele mais escura, cabelos escuros e mais crespos, etc.

 Jesus Histórico

Jesus Histórico Mas não importa esta discussão sobre qual representação da imagem dele se aproxima mais ou não de fato. Seja como Jesus cristão, seja como Jesus real, para os padrões SUD, ele não poderia ser parte do grupo. Então, como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lamento muito, mas devo dizer algo: Jesus, você não pode entrar!

(Sim, isto é completamente contraditório para mim, mas “estou seguindo os meus líderes”).


Texto convertido para de autoria anônima a pedido do autor em 10/1/2020.

LEIA TAMBÉM:
A pintura original de Bloch e sua versão com photoshop na revista da IgrejaAnjos “fora dos padrões”?
Se lá em casa as roupas fossem todas assim, acabariam-se todos os dramas!Machismo no Mormonismo

50 comentários sobre “Jesus, você não pode entrar.

  1. Pingback: A Conversação na Capela e seus Excessos | Vozes Mórmons

  2. Estou trabalhando no FSY há mais de oito meses, e essa é uma atividade maravilhosa desenhada para ajudar os jovens a conhecerem um pouco mais o Salvador e a obterem um testemunho pessoal do Evangelho restaurado.

    Os padrões de vestimenta do FSY são baseados no livreto Para o Vigor da Juventude, principalmente no tocante a evitar exageros na aparência. Meses antes da já mencionada atividade, os jovens começaram a ser instruídos quanto aos padrões de vestimentas que deverão ser seguidos no programa e o cartaz acima foi feito para ilustrá-los.

    O objetivo com essa padronização, no entanto, não é discriminar os jovens ou obrigá-los a vestirem-se de acordo com o que achamos certo ou errado; porém, ensiná-los que o nosso corpo é um Templo de Deus e que devemos ter recato e sempre usar de modéstia no vestir. Sabemos muito bem que as pessoas tem suas individualidades e respeitamos plenamente seus gostos. Porém, DURANTE A ATIVIDADE, existe um padrão que quem queira participar precisa seguir.

    Esse padrão não diz respeito somente a aparência, mas a não cometer bullying, respeitar a lei da castidade e a palavra de sabedoria e não machucar física ou verbalmente outros participantes. Só esse ano, 7500 jovens participarão do evento em diversas sessões espalhadas pelo Brasil. Essas regras servem também para que possamos cuidar bem dos jovens e nos assegurarmos de que todos tenham sua integridade física e espiritual preservadas durante o evento.

    Entre os próprios Consultores (líderes dos jovens no FSY) é ensinado que a aparência não deve chamar mais atenção do que a personalidade da pessoa em si. Além disso, eles aprendem que existem regras a ser seguidas (e essas regras se aplicam aos 5 dias do FSY, não ao resto da vida). Elevar um pouco a barra dos padrões durante a atividade levará os jovens a refletir um pouco mais sobre seus próprios padrões de aparência e conduta quando voltarem para casa.

    Não estamos com isso dizendo que quem usa barba não é digno. A atividade tem o propósito de ajudar os jovens a entender os padrões (para quem não sabe, FSY é o acrônimo para “For The Strength of Youth”, ou Para o Vigor da Juventude em inglês) que devem ser seguidos por eles durante toda a vida. Por isso, lá eles terão uma rotina um pouco diferente do que tem em casa. Com isso, esperamos que seu conhecimento e testemunho do Evangelho se fortifiquem para que, ao chegar em casa, eles façam quaisquer mudanças que julguem necessárias em suas vidas que os aproximem mais do Salvador.

    Quanto a o cartaz ser bem específico, inclusive quanto ao comprimento limite para as costeletas, é para que tenhamos um parâmetro para TODOS os jovens e possamos saber individualmente se estão atendendo aos padrões. Não queremos que a atividade tenha dois pesos e duas medidas.

    Tudo o que disse é minha opinião pessoal. Eu sirvo no FSY mas não sou o dono ou criador da atividade. O importante, ao meu ver, é que a atividade ajudará os jovens a aproximarem-se do Salvador. Eu já conheci dezenas de partipantes dessa atividade de anos anteriores, e é notório como estes jovens voltam edificados, com mais desejo de guardar os mandamentos, estudar mais, tornar-se uma contribuição positiva para a sociedade, pregar o Evangelho para os amigos, servir em uma missão de Tempo Integral e preparar-se para entrar no Templo. A atividade tem sido feita há mais de 30 anos nos Estados Unidos e desde 2011 no Brasil e esse é sempre o padrão de vestimenta e aparência. Estatísticamente falando, isso não prejudica os jovens; eles vão a atividade, quando ela termina não querem voltar para casa e se tem oportunidades de ir em anos seguintes, retornam.

    Obrigado pela atenção!

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.