Novo Templo Anunciado na Islândia

A construção histórica de um novo templo na Islândia é anunciada, porém trata-se de um templo pagão. Pagão Nórdico. Do tipo dedicado a Thor, com sua Mjölnir, Loki, Odin, Frigga, Sif, Laufey, Heimdall e outros deuses.

Os deuses nórdicos Thor e Loki crescem em popularidade na Islândia; Joseph Smith cai.

Os deuses nórdicos Thor e Loki crescem em popularidade na Islândia; Joseph Smith nem tanto.

Por que essa notícia seria relevante para Mórmons?

O culto pagão Ásatrúarfélagið, dedicado à fé dos deuses Nórdicos, triplicou de tamanho na Islândia durante a última década, de aproximadamente 800 para 2400 membros. Nesse mesmo período, o número de membros oficialmente contabilizados pela Igreja SUD caiu de 275 para 268.

A Islândia é um país europeu pequeno, constituindo-se de uma população total de apenas 330 mil, porém gozando de fortes índices econômicos, sociais, culturais, e educacionais como um dos países mais avançados do mundo. Além disso, trata-se de um país Cristão, cuja constituição prevê uma fé oficial baseada no Cristianismo importado há mais de um milênio pelos colonizadores Vikings.

O problema de crescimento pífio, ou até mesmo neutro, da Igreja SUD no Brasil e no mundo é tema mal explorado pela comunidade SUD em geral e ignorado ou distorcido (ao menos publicamente) pela liderança da Igreja. O número total de membros SUD pelo censo oficial islandês caiu de apenas 189 para 185 membros nesse período, indicando que o problema de penetração é ainda pior do que os números oficiais da Igreja indicam (a Igreja SUD tem o triste hábito de superestimar seus dados demográficos). Apenas em têrmos de comparação, as Testemunhas de Jeová cresceram nesse mesmo período de 655 para 688 membros (enquanto publicando apenas 368 — ao contrário da Igreja SUD, a Sociedade Torre de Vigia tem o hábito de subestimar seus dados demográficos), os Adventistas do Sétimo Dia cresceram de 728 para 754, os Pentecostais cresceram de 1732 para 2035, e os não-afiliados de 6941 para 17218.

Claramente a mensagem Mórmon não ressona com os islandeses. Enquanto as demais fés Cristãs, e em especial fés não-Cristãs, aumentam em prestígio e influência, a tradição Mórmon fica para trás. Como esse problema não é isolado à Islândia, embora aparenta ser mais óbvio por lá, há que se perguntar o que impede a fé SUD de florescer como as demais religiões florescem. Hilmar Örn Hilmarsson, Sumo Sacerdote da religião que mais cresce na Islândia, crê que parte do apelo espiritual de sua fé reside em sua abordagem intelectualmente madura:

“Eu não acho que alguém acredita em um homem de um olho só que está montando um cavalo com oito pés. Nós vemos as histórias como metáforas poéticas e uma manifestação das forças da natureza e da psicologia humana.”

E você? Por que acha que a Igreja SUD sofre de crescimento negativo na Islândia enquanto até uma religião pagã prospera e cresce?

Um comentário sobre “Novo Templo Anunciado na Islândia

  1. Bem é difícil fazer uma análise do crescimento de nossa religião em uma cultura tão diferente da nossa, teríamos de ter certos dados do que faz as outras religiões Cristãs prosperarem na terra de “odim”. Sei que parte do problema que temos com crescimento na Igreja no Brasil ou pelo menos da continuidade ativa dos conversos (retenção) esbarra em: PRIMEIRO nossa fé exige compromissos e participação ativa obrigatória (o que não agrada aqueles que querem apenas assistir um belo culto de domingo e ir embora visitar a Mãe ou a sogra.) SEGUNDO nossos cultos (reuniões sacramentais) são pobres culturalmente e teologicamente geralmente os oradores são pouco eloquentes e conhecem pouco a própria doutrina que ensinam (me apresso a dizer que isto não exclui as poderosas experiências espirituais que muitos de nossos membros presenciam em nossa reuniões, só digo que a falta de preparo dificulta as coisas.) . E TERCEIRO a religião não abraça manifestações culturais comuns a outras fés cristãs (musica gospel, encontro de jovens etc.) o que faz com que outros cristãos não se identifiquem conosco nos considerando esquisitos e estranhos. Agora sobre a Islândia fico imaginando a primeira visão de Joseph, lá: – “Vi um pilar de luz sobre minha cabeça, quando a luz pousou sobre mim Vi UM PERSONAGEM DE UM OLHO SÓ APONTANDO PARA O OUTRO QUE SEGURAVA UM RELUZENTE MARTELO E……” RSRSRSRS

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s