Perguntas Em Teologia Mórmon: Batismo Pelos Mortos

Mormonismo não tem uma longa tradição em teologia sistemática. [1]

Não obstante, querendo ou não, todo religioso crente instintivamente elabora para si conceitos teológicos de modo a firmar suas crenças pessoais e organizar, em suas mentes, as crenças institucionais.

Esta série é dedicada a propor questões teológicas dentro do contexto Mórmon que nunca foram abordadas sistematicamente, através de perguntas elaboradas para estimular discussões abertas e o pensamento crítico. [2]

A pergunta de hoje é:

Propondo que:

  • Deus é onisciente;
  • Deus é onibenevolente;
  • Deus ressuscitou Jesus dos mortos;
  • Todas as pessoas, por causa disso, ressuscitarão dos mortos;
  • Batismo é essencial para adentrar o Reino Celestial.

Pergunta-se, então:

  • Por que realizar batismos pelos mortos hoje, ao invés de esperar a ressurreição dos mortos para batizar aqueles que qualificam para adentrar o Reino Celestial?

Considerando que:

  • A onisciência de Deus define que Ele já saiba quem aceitará o Seu plano e os Seus mandamentos;
  • A onibenevolência de Deus determina que Ele tem o melhor interesse de cada ser humano e não adere a motivações mesquinhas ou dogmáticas;
  • A ressurreição de Jesus é definida como uma ressurreição física e material;
  • A universalidade da ressurreição humana independe de adesão prévia a rituais ou sacramentos religiosos por ser universal;
  • A única justificativa para batismos por procuração é a falta de materialidade física dos atuais mortos em contraste com a materialidade física dos vivos, e que tal justificativa ignora a eventual e inevitável ressurreição universal.

Deixe nos comentários as suas conjecturas teológicas sobre como responderia à pergunta acima. [3]

 


[1] Teologia Sistemática é uma disciplina acadêmica destinada a formular uma estrutura intelectual coerente, ordeira, e racional para as crenças e as fés religiosas. Como movimento carismático nas primeiras décadas, e verticalizado no carisma institucional desde então, o Mormonismo não ofereceu muita oportunidade para o crescimento da disciplina. Os Apóstolos Orson Pratt e Bruce McConkie são os que mais se aproximaram de teólogos na história do Mormonismo, e ainda assim enfrentaram forte oposição dos Profetas e demais Apóstolos contemporâneos.

[2] Pensamento crítico é a prática de elaborar ideias envolvendo uma forma de pensar que seja analítica, clara, racional, e que envolve a crítica cuidadosa dos méritos racionais e lógicos dos argumentos que estruturam o pensamento. Pensamento crítico pode ser definido como “…o processo intelectualmente disciplinado para ativa e hábilmente conceitualizar, aplicar, analisar, sintetizar e/ou avaliar informações adquiridas com, ou geradas por, observação, experiência, reflexão, raciocínio, ou comunicação, com guia para crença ou ação”.

[3] Teologia é uma disciplina subjetiva, amplamente determinada por fatores e crenças que não são necessariamente substanciadas por fatos ou provas evidenciárias. Portanto, diferentemente das disciplinas nas ciências físicas (e.g., Física, Química, Biologia, Medicina, etc.) e humanas (e.g., História, Sociologia, Antropologia, etc.), não se espera que teologia seja absolutamente restrita por fatos e evidências e, consequentemente, admite-se que haja grandes variedades de discordâncias mesmo entre posições articuladas e razoáveis. Respeitemos, assim, essas limitações em nossas discussões teológicas.

75 comentários sobre “Perguntas Em Teologia Mórmon: Batismo Pelos Mortos

  1. O ser humano é uma raça fácil de ser engada principalmente quando o assunto é religião, o batismo vicário é uma contradição na própria doutrina mormom. Vejam meu amigos a suposta revelação qeu joseph teria recebido de Deus: D&C 137:
    5 Vi o Pai Adão e Abraão; e meu pai e minha mãe; meu irmão Alvin, que há muito dorme;
    6 E maravilhei-me de que ele houvesse recebido uma herança naquele reino, visto que partira desta vida antes que o Senhor começasse a coligar Israel pela segunda vez; e não fora batizado para a remissão de pecados.
    (vemos aqui que joseph se admirou que alvin tivesse sido salvo no reino de Deus sem ter sido batizado ao que Deus teria explicado):

    7 Assim veio a mim a voz do Senhor, dizendo: Todos os que morreram sem conhecimento deste evangelho, que o teriam recebido caso tivessem tido permissão de aqui permanecer, serão herdeiros do reino celestial de Deus;
    (e pra quem ficou na duvida os versículos seguintes esclarecem):
    8 Também, todos os que morrerem daqui em diante sem conhecimento dele, que o teriam recebido de todo o coração, serão herdeiros desse reino;
    9 Pois eu, o Senhor, julgarei todos os homens segundo suas obras, segundo o desejo de seu coração.
    10 E vi também que todas as crianças que morrem antes de chegar à idade da responsabilidade são salvas no reino celestial.
    Então meus irmãos vamos deixar de ser iludidos pelas filosofias de homens astutos.

    • Na verdade não existe contradição alguma. Ele teve uma visão de que pessoas que não receberam o batismo poderiam sim ser salvas, porém isso não inválida a questão de que deveriam ser batizados.
      “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5) Por isso o batismo vicário. Sem contar que o texto já inicia com o fato de que o batismo é necessário, a questão é: “Por que não pode ser feito após a ressurreição?”

      • meu amigo, que capacidade de deturpar um texto voce tem… tá claro na escritura que Deus saberia aqueles que se tivessem tido a oportunidade teriam aceito, e ele disse que a estes salvaria…. não seja fanatico!

      • Olá Roberto, não estou deturpando escritura, muito menos sendo fanático. Esse é um local de estudos mórmons e ao estudarmos um assunto relacionado a Igreja Sud, não devemos nos prender em apenas alguns versículos. E está claro sim que o Senhor sabe dessas coisas e que essas pessoas seriam salvas, mas o que quero dizer é que não diz que o batismo não seria necessário. Em outras obras da Igreja Sud podemos confirmar que o batismo é sim necessário. E como disse antes, o texto publicado já partiu do ponto em que o batismo é sim necessário. Se nós, leitores, acreditamos ou não na doutrina é muito diferente, aqui estamos estudando uma doutrina mórmon, e foi se questionado porque não esperar a ressurreição para o batismo.
        Olhe o que diz:

        “Propondo que:

        Deus é onisciente;
        Deus é onibenevolente;
        Deus ressuscitou Jesus dos mortos;
        Todas as pessoas, por causa disso, ressuscitarão dos mortos;
        Batismo é essencial para adentrar o Reino Celestial.
        Pergunta-se, então:

        Por que realizar batismos pelos mortos hoje, ao invés de esperar a ressurreição dos mortos para batizar aqueles que qualificam para adentrar o Reino Celestial?”

      • Marcel Medeiros, me desculpe se pareci te ofender, não foi esta a intensão. Mas irrita ver os argumento usados pelos que defendem o batismo vicário e mesmo quando a própria literatura mormom mostra que é desnecessário, ai arrumam um desculpa esfarrapada tipo “quantas pessoas morrem sem conhecer o evangelho, sem ter tido a oportunidade de ser batizado. seria justo condena-las, visto que não tiveram oportunidade?” dai se manipula as pessoas para que acreditem que seria injusto da parte de Deus se não tivesse o batismo pelos mortos.
        Outro argumento sem pé nem cabeça: “a escritura não diz que não precisa do batismo” tão sem cabimento que assusta tal argumento, é claro que na suposta revelaçaõ noa ta escrito. “NÃO BATIZEM OS MORTOS” uma vez qeu lá explica de maneira explicita a maneira como serão salvos. Deus diz na tal revelação saber quem teria aceitado se tivesse tido oportunidade e que salvará a estes. não tem margem pra outras interpretações, a não ser que queiramos deturpar a escritura

      • Fique tranquilo Carlos, não me senti ofendido. Mesmo você não acreditando na doutrina Mórmon, aqui não está se discutindo se a obra vicária foi ou não ordenada por Deus. Na doutrina Mórmon existem muitas escrituras que apoiam o batismo vicário e demais ordenanças, isto é fato.( D&C 124:29; 127:5-9; 128:1; 138:33) Eu creio sim no batismo pelos mortos, assim como existem pessoas que não acreditam isso é normal.

        Vou copiar aqui o meu comentário feito antes sobre o assunto:

        ‘Primeiramente quero reconhecer o empenho dos colaboradores do site referente as últimas publicações, parabéns! Estou gostando muito da diversidade de assuntos, estava massante sempre discutir sobre sacerdócio e poligamia.
        Outra coisa, quero deixar claro que o que estou compartilhando é uma experiência pessoal.

        Quando era um pesquisados da Igreja de Jesus Cristo e me foi me ensinado sobre o batismo vicário a minha primeira pergunta foi:
        “Por que não esperar até a ressurreição para fazer tudo?”

        Mesmo tendo tido uma resposta do Senhor sobre a veracidade da obra vicária, continuei com essa pergunta em mente. Depois que comecei a fazer esse trabalho fui aprendendo o porque.

        O batismo pelos mortos feito hoje é muito pequeno tendo em vista a quantidade de pessoas que já morreram e que ainda irão morrer.
        Esse trabalho ajuda mais a nós, vivos, do que os mortos em si. Através dele aprendemos amar pessoas que nem conhecemos, nós desenvolvemos o amor por nossa família, aprendemos a servir ao próximo e aumenta nossa espiritualidade.
        O servir ao vivos também é muito importante, nunca podemos esquecer disso. Mas são trabalhos diferentes. Diferente como? Ao servir os mortos nós não recebemos recompensa alguma. Acredito que a obra vicária deva ser feita para melhorarmos a nós mesmos, ela nos ajuda a desenvolver mais amor, nos ajuda a querer ajudar sem nada receber, nos ajuda a servir melhor os vivos sem esperar nada em troca.
        Essa é a mudança que o trabalho vicário fez na minha vida e acredito que na vida de muitas outras pessoas. Sou grato ao Senhor por conhecer essas coisas e poder trabalhar em Sua casa.’

  2. sempre fui isolado em todas as classes instituto no qual me formei e graduei
    sempre fora , tachado como louco insuportável, ninguém escapava de meus questionamentos, sejam com setenta ou presidente de missão ou templo, ninguém gostava de ser questionado, será eu me pergunto que Deus também não gosta ? de ser pois até na macumba , pois minha mãe é macumbeira eu questionava os espíritos eles detestavam , ou seja meu resumo é: Deus quis assim , Ele quer assim Ele faz como quiser, meu amigo, quando você for Deus faça do seu jeito.é chato querer encontrar pelo
    em ovo, ser considerado diferente desde de infância , é ótimo visitar outras igrejas de outras denominações, e aumentar cada vez seu testemunho, pois lá fora ninguém sabe de nada aqui pelo menos , temos coragem de pensar se perguntar e ensinar fora da bíblia, conceitos teorias que provam , que iluminam nossas mentes e que faz agente sentir , que é real é tão gostoso o conhecimento, Jesus Cristo ensinou pedir-vos , e servos-a dado, bater-vos e servo-a aberto , pois tudo que pedirdes ao Pai meu nome em oração, conhecimentos da verdade teremos se estivermos preparados para ouvir, existem testemunhos, o Espirito Santo, e a Luz de Cristo,se vc perde o Espirito mas tem a luz , vc nunca se comfundirá com doutrinas falsas, nunca se questionará , é melhor duvidar da própria duvida do que , depois de um dia ter conhecido a verdade, nega-la.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.