Orson Hyde: Pré-Adamitas

Para Apóstolo mórmon, Terra tinha habitantes antes de Adão e Eva

Na Conferência Geral de 06 de outubro de 1854, Orson Hyde, então presidente do Quórum dos Doze, discursou sobre casamento para os santos dos últimos dias. Além de pregar sobre a necessidade do casamento plural e sobre o matrimônio de Jesus, Orson Hyde também afirmou que o planeta já havia sido habitado antes da chegada de Adão e Eva.

Orson Hyde. Mormonismo.

Orson Hyde (1805–1878)

A partir da palavra inglesa replenish em Gênesis 1:28 (KJV) – “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” -, Hyde afirma que Adão e Eva foram encarregados de realizar o repovoamento do planeta:

A terra, como lembram, era sem forma e vazia, até nosso primeiros pais começarem no jardim do Éden. O que significa o termo replenish [encher]? Essa palavra é derivada do latim “re” e “plenus;” “re” denota repetição, iteração; e “plenus” significa cheio, completo; assim, o significado da palavra replenish é reencher, recompletar. Se eu fosse à loja de um mercador, e visse que ele havia obtido um novo estoque de mercadorias, eu poderia dizer “você reencheu seu estoque, ou seja, abasteceu seu estabelecimento, pois se parece como era antes”. “Agora vão,” diz o Senhor, “e reencham a terra; pois foi coberta com tristes nuvens de escuridão, excluída da luz do céu, e a escuridão abundava sobre a face do abismo”. O mundo era povoado antes dos dias de Adão, tanto quanto o era antes dos dias de Noé. É dito que Noé tornou-se o pai de um novo mundo, mas era ainda o mesmo velho mundo, e continuará a ser, ainda que venha a passar por muitas mudanças.

Quando Deus disse [“]vão e reencham a terra[“] era para reencher com as espécies humanas, e fazê-la como era antes. Nosso primeiros pais, então, foram ordenados a multiplicar e reencher a terra (…).

Orson Hyde. Journal of Discourses 2:79.

Orson Hyde não foi a única autoridade geral mórmon a crer na existência de pré-adamitas. Na década de 1920, o presidente do Quórum dos Setenta B. H. Roberts escreveu um livro que serviria como Manual do Sacerdócio, onde era afirmada a doutrina sobre pré-adamitas. Roberts contou com a simpatia do apóstolo James E. Talmage, mas nunca conseguiu ter seu livro publicado pela Igreja.


Leia também

A Polêmica Smith-Roberts-Talmage acerca dos pré-adamitas

A Visão de Adão e Eva relatada por Zebedee Coltrin

Instruções sobre Adão dadas no templo por Brigham Young

Orson Hyde: Um Diagrama do Reino de Deus

Setenta acredita que o planeta tem 6 mil anos

4 comentários sobre “Orson Hyde: Pré-Adamitas

  1. Pré-adamitas. Quem foram? De onde vieram? Como viviam? Vamos embarcar nessa viagem fascinante rumo ao desconhecido. Nesta sexta, no Globo Repórter.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.