A Visão de Adão e Eva

A posição proeminente de Adão e Eva no pensamento mórmon do século 19 parece contrastar com a ausência desses dois personagens das visitações e visões do vidente Joseph Smith. O seguinte relato de Zebedee Coltrin, no entanto, sugere que os “primeiros pais” foram os personagens principais de uma visão que ocorreu provavelmente em 1834 ou 1835, perto da cidade de New Portage, em Ohio.

Adão e Eva. Visão de Joseph Smith.

Vitral na Catedral de Saint-Julien de Mans, França

Zebedee Coltrin (1804–1887) filiou-se à Igreja de Cristo em 1831, participou da Escola dos Profetas em 1833 em Kirtland, servindo diversas missões de proselitismo e em diferentes chamados na Igreja. Migrou para o Vale do Lago Salgado com a companhia pioneira de Brigham Young  em 1847. Com o restabelecimento da Escola dos Profetas em Utah, pelo presidente John Taylor, Coltrin novamente integrou a organização, onde relatou sua experiência com o Profeta e Oliver Cowdery:

 

Certa vez, retornando de uma missão, ele [Zebedee Coltrin] encontrou o Ir. Joseph em Kirtland, que lhe perguntou se não gostaria de ir com ele a uma conferência em New Portage. O grupo consistia dos Pres. Joseph Smith, Sidney Rigdon, Oliver Cowdry [sic] e eu [Coltrin]. Na manhã seguinte em New Portage, ele [Coltrin] notou que Joseph parecia ter um olhar distante em seus olhos, ou estava olhando à distância, e imediatamente ele, Joseph, colocou-se entre os Irmãos Cowdry [sic], e Coltrin e tomando-os pelo braço, disse, “vamos dar uma caminhada.” Foram até um lugar onde havia uma bela grama, e videiras e faias de banhado entrelaçados. Presidente Joseph Smith então disse, “vamos orar.” Todos os três oraram à sua vez – Joseph, Oliver e Zebedee.

Irmão Joseph então disse, “agora, irmãos, veremos algumas visões”. Joseph deitou-se no chão sobre as costas e estendeu seus braços e os dois irmãos deitaram neles. Os céus gradualmente se abriram e eles viram um trono dourado, em cima de uma base circular, algo como um farol, e no trono estavam dois personagens de idade, tendo cabelo branco e vestidos com roupas brancas. Eram os dois mais belos e perfeitos espécimes da humanidade que ele jamais vira. Joseph disse “eles são nossos primeiros pais, Adão e Eva”. Adão era uma homem grande, com ombros largos e Eva como mulher era proporcionalmente grande. [1]

 

O apóstolo Abraham H. Cannon escreveu a respeito dessa visão, como lhe fora relata, registrando-a em seu diário sob a data de 25 de agosto de 1890:

Pres. Petersen contou de um incidente que frequentemente escutava Zebedee Coltrin relatar.  Um dia o Profeta Joseph Smith pediu a ele [Zebedee Coltrin] e Sidney Rigdon para acompanhá-lo até a mata para orar. Quando chegaram a um lugar isolado, Joseph deitou-se sobre as costas e abriu os braços. Ele disse aos irmãos para se deitarem em cada braço e então fecharem os olhos.

Depois de terem orado, ele lhes disse para abrirem os olhos. Assim fizeram e viram uma luz brilhante em torno de um pedestal que parecia apoiar-se no chão. Fecharam seus olhos e de novo oraram. Então viram, ao abri-los, o Pai sentado em um trono; oraram de novo e, ao olhar, viram a Mãe também; depois de orarem e olharem pela quarta vez, viram o Salvador somado ao grupo. Ele tinha cabelo castanho avermelhado, bastante longo, cabelo ondulado e aparência um tanto jovem. [2]

O fato de Cannon mencionar Sidney Rigdon e não Oliver Cowdery pode ser devido a um lapso de memória do próprio Cannon ou de sua fonte, bem como à possível existência de diferentes relatos por parte de Coltrin.

Ainda, a narrativa de Cannon menciona o Salvador, ausente do relato dado por Coltrin em 1883. Ao invés de Adão e Eva, Cannon fala de “o Pai” e “a Mãe”, o que pode refletir sua crença na doutrina Adão-Deus, a qual ensina que o Pai e a Mãe celestiais vieram à terra para povoá-la, dando corpos físicos aos espíritos que haviam gerado.

Referências

1. Ata da Escola dos Profetas, 03 de outubro de 1883. Departmento Histórico da Igreja, Salt Lake City.

2. Coleções Especiais, Biblioteca Harold B. Lee, BYU, Provo.

 

2 comentários sobre “A Visão de Adão e Eva

  1. Então, Deus é sua Esposa, vieram povoar está terra, deram mandamentos a si mesmos , desobedeceram a si mesmos e expulsaram a si mesmos? Desculpa , mas essa segunda hipótese é uma afronta a nossa inteligência.

    • Marcelo, obrigado pelo comentário.

      No famoso discurso King Follet, Joseph Smith disse que Deus era um homem exaltado, que não haveria um pai que não fosse também um filho, e que o autor de Apocalipse havia falado do pai de Deus, o Pai.

      Para Brigham Young, Adão/Miguel e Eva foram auxiliados por seu pai Celestial e por seu Salvador, que coordenaram o trabalho de Criação e Queda (remortalização). Pelos seus ensinamentos, o quórum de deuses da Criação não é a mesma Trindade, sendo apenas Miguel o membro em comum.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s