“O Evangelho da Esposa de Jesus”

Papiro copta faz referência à esposa de Jesus Cristo

Uma historiadora da Universidade de Harvard, especializada em cristianismo primitivo, identificou um pequeno fragmento de papiro em que Jesus Cristo é citado falando de sua esposa. A Dra. Karen L. King e sua equipe trabalharam sobre o pequeno fragmento de apenas oito linhas, partindo da ideia de que poderia ser uma fraude. Mas a conclusão unânime foi de que não era. O fragmento de “O Evangelho da Esposa de Jesus”, como foi nomeado o texto, é um documento autêntico em um dialeto do copta, idioma egípcio escrito com caracteres gregos, provavelmente do séc. IV.  O recorte do fragmento faz com que nenhuma frase esteja completa. Mas em meio à narrativa de um debate entre Cristo e seus discípulos, é possível ler “Jesus disse a eles: ‘Minha esposa…'”. Essa é a primeira alusão na primeira pessoa ao matrimônio de Cristo em um evangelho apócrifo. Logo abaixo, lê-se “e ela será capaz de ser minha discípula”.

Ao contrário do que foi dito ontem no telejornal de maior audiência no Brasil, a Dra. King declarou em entrevista ao New York Times que não considera o papiro como um prova de que Jesus tenha sido casado. Como historiadora (e não teóloga) analisando um texto (e não o homem histórico do qual ele fala), ela considera o texto como uma evidência de que existia entre os cristãos dos primeiros séculos a crença de que Cristo havia se casado. Essa é uma diferença importante, em termos acadêmicos, especialmente tendo em mente a possível datação do documento e o fato de que nesse mesmo período um autor cristão faz a afirmação de que Jesus não era casado.

De acordo com a pesquisadora, o próprio estado precário do fragmento pode ter sido resultado dos acirrados debates em torno da vida pessoal de Cristo e suas implicações para os cristãos:

É possível que a referência explícita ao estado civil de Jesus (…) tenha sido jogada numa pilha de lixo não (apenas?) porque o papiro em si estivesse gasto ou estragado, mas porque as ideias que continha iam tão fortemente contra as correntes ascéticas para onde corriam as práticas e entendimentos cristãos do casamento e intercurso sexual? Talvez. Nunca saberemos com certeza. (“Jesus said to them, ‘My wife…“, penúltima página)

Aqui o passado parece falar ao presente, uma vez que o universo religioso hoje também debate questões relacionadas a casamento, gênero e sexualidade. E até mesmo a cultura popular reflete e promove esse debate. O Código Da Vinci causou polêmica em anos recentes ao falar de Jesus Cristo ter sido casado e deixado descendentes. Tal debate poderá ser reaceso com a tradução do novo papiro copta? A referência errada no Jornal Nacional já nos indica o potencial de excitar a imaginação de muitos.

Para os santos dos últimos dias, esse debate tem uma enorme relevância, dado o fato de que Joseph Smith foi um proponente da ideia de Cristo ser casado, além da história mórmon nos mostrar o papel mais ativo que mulheres já tiveram no passado, impondo as mãos sobre doentes ou falando em línguas. Será que a pesquisa acadêmica nos ajudará a apreciar melhor ensinamentos já varridos para baixo do tapete?

Não estou certo sobre as possíveis repercussões dessa recente descoberta no mundo mórmon. Ou mesmo para o cristianismo em geral. Talvez não haja nenhuma mudança de percepção. Afinal, há um grande vácuo entre o que transcorre no mundo acadêmico e o que se ensina nas igrejas. Mas torço para que pesquisas como a da Dra. King possam, ao menos, nos traçar um retrato ainda mais claro do rico e tumultuado cristianismo dos primeiros séculos.

83 comentários sobre ““O Evangelho da Esposa de Jesus”

  1. Muito bem dito, Antônio.

    Acho que muitos Santos dos Últimos Dias vão pensar que a idéia que Cristo fosse casado é óbvio e aceitar esse documento como uma prova. Mas não é prova.

    No entanto, como professor de seminário (no qual estamos estudando o novo testamento este ano) vou sim falar deste texto para os meus estudantes, pois acho que ele mostra algo importante sobre o mundo cristão logo após o tempo de Cristo e sobre o que está dito no novo testamento.

      • Desculpe Irmão, mas você esta equivocado quanto a acreditar que cristo nunca foi casado. Primeiramente como tradição da época, todo homem para se ter o respeito e ministrar era preciso ter barba, depois 30 anos como era a lei da época. O mesmo era para os demais sacerdotes e demais oficios. Assim como cristo antes de ressuscitar não disse de si mesmo ser perfeito, mas somente o Pai Eterno, estava ele embaixo da mesma lei que os demais Homens. Outro ponto interessante que acredito que você não observou, foi que na ressurreição, maria foi a primeira a vê-lo e Ele não a Permitiu toca lo. Momentos depois as demais mulheres que o viram, o fizeram. Espero que reflita sobre isso, Primeiro estude, pondere, ore e pergunte ao Pai sobre estas e quaisquer outras coisas e ele irá lhe confirmar a verdade. Assim, não falaremos asneiras quanto a seriedade do evangelho e de seus assuntos sagrados sem profana-los.

      • Eu sei que a maioria de voces mormons sao sinceros em suas crenças mas examinem estudem bem a Biblia e verao que Cristo jamais foi casado A Biblia menciona a sogra de Pedro mas nao diz nada sobre esposa ou sogra de Cristo O casamento de Cana da Galileia nao poderia ser o de Cristo como voces dizem por que o texto diz que Jesus e seus discipulos foram convidados e um noivo nao e um convidado de seu proprio casamento Siga a Biblia e nao Joseph Smith

      • Sei que existe a dificuldade em acreditar em tal Principio, por mais que não seja ensinado pela igreja de jesus cristo.
        Mas a possibilidade de ter acontecido é maior que 50% ainda mais que, o Proprio Cristo estava abaixo da lei (por isso desceu a baixo de todas as coisas para dar o exemplo) ele nunca ensinou nada sem praticar, mesmo sendo o filho de Deus.
        Não podemos aplicar o conceito de popular: Faça o que eu Digo e não faça o que eu Faço a Jesus Cristo. Por que a Nosso senhor aplicou se a Ele e a nós também o seguinte correto conceito: Faça o que eu digo e Faça o que EU Faço.
        Não quero instigar aqui uma discussão, apenas quero esclarecer como muitos de nós estamos presos a termos, paradigmas instituídos pelos homens que, quando precisamos ser corrigidos, levamos tempo para aceitar tal correção.

        Quanto a Joseph e ao Mormonismo, a Bíblia faz tantas menção a ambos que só quem não estuda, não consegue ver.A nível de conhecimento o velho testamento faz maior referencia ao período de 1800 do que qualquer outra epoca. E como você Disse Marcelo, devemos estudar a Biblia.
        Poderia Citar inúmeras passagens de escrituras e contextos históricos que se referem a esta época, mas assim como o salvador, não basta ensinar, é preciso instigar o pensamento de quem ouve.

        Lembramos que: Informação nunca foi Conhecimento, mas conhecimento foi gerado pela informação!

        Um forte Abraço Marcelo.

    • Jesus Cristo disse que ele nao tinha aonde reclinar a cabeça como que ele podia ser casado sigam a Biblia e nao essas falsas teorias a Biblia esta muito acima desse documento

      • Oi, Marcelo. A parte dele não ter onde reclinar a cabeça é sobre não ter posses materiais, não? Fiquei sem entender onde entra não ter esposa aí.

      • Marcelo meu xara! Infelismente nossa escritura mas antiga foi adulterada, em 307 D.C houve uma reuniao chamada “concilio de niceia” onde o imperador “pagao” Constantino dirigiu, e o motivo dessa reunião foi com varias autoridades da epoca decidir o futuro do cristianismo, e costantino possuia as sagradas escrituras em suas maos, resumindo um pagam decidiu oque iria continuar e oque iria ser excluido. Marcelo pesquise sobre o concilio de niceia vc ficara chocado.

    • Eu também acredito que Cristo foi casado. Mas como afirmo no texto acima, o fragmento encontrado não é uma evidência desse fato; é uma evidência de que cristãos nos primeiros séculos acreditavam nisso. Se for mantido o consenso entre os pesquisadores de que é um papiro autêntico, ele poderá contribuir para esse entendimento maior do cristianismo primitivo como uma religião heterogênea e com seus próprios conflitos entre diferentes grupos.

      Já tinha ouvido antes de outro sud essa ideia de que Cristo casou e não teve filhos. Não sei se aqui se trata da versão sud do “Cristo assexuado”, mas fico imaginando como seria possível um casal judeu à época não ter filhos, sendo fisicamente saudável.

      Sempre achei interessante essa afirmação de que ter filhos não é um requisito para exaltação e gostaria de saber também como seus proponentes explicariam isso através das escrituras. Parece ser uma doutrina mórmon brasileira, acredito, motivada pelas condições e anseios econômicos de hoje.

      • leia a biblia e vera que cristo foi convidado no casamento de cana da galileia se fosse ele o noivo como poderia ser convidado parem com essas blasfemias contra o nosso senhor jesus cristo essa doutrina de joseph smith e espuria do paganismo

      • Desculpe Irmão, mas você esta equivocado quanto a acreditar que cristo nunca foi casado. Primeiramente como tradição da época, todo homem para se ter o respeito e ministrar era preciso ter barba, depois 30 anos como era a lei da época. O mesmo era para os demais sacerdotes e demais oficios. Assim como cristo antes de ressuscitar não disse de si mesmo ser perfeito, mas somente o Pai Eterno, estava ele embaixo da mesma lei que os demais Homens. Outro ponto interessante que acredito que você não observou, foi que na ressurreição, maria foi a primeira a vê-lo e Ele não a Permitiu toca lo. Momentos depois as demais mulheres que o viram, o fizeram. Espero que reflita sobre isso, Primeiro estude, pondere, ore e pergunte ao Pai sobre estas e quaisquer outras coisas e ele irá lhe confirmar a verdade. Assim, não falaremos asneiras quanto a seriedade do evangelho e de seus assuntos sagrados sem profana-los.

      • Gente,vamos esclarecer ao irmão Marcelo Pereira Cândido que esse debate,na verdade ,são opiniões individuais e inteligentes de membros da Igreja que buscam,ponderam,investigam a Doutrina. .Em nenhum momento Marcelo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,a quem vc,sem conhecer,de fato,ofende tanto,fez tal afirmação.Mas podemos, pensar,refletir de forma vertical qualquer assunto doutrinário ,porque para isso nos foi dado a capacidade e o potencial para fazê-lo.Isso é Inteligência,a origem da criação do homem.Depois,o próprio Senhor, revelou em Tiago 1:5 que podemos buscar sabedoria e que nos será dado se tivermos fé para perguntar,em nada duvidando.Eu acrescentaria ainda: “e humildade para compreender as respostas quanto aos mistérios de Deus,caso nos seja revelado”.

      • Bem lembrado, Cristiane. Por isso eu falei “a ideia”. Adiante escrevi “eu acho”, indicando que são opiniões pessoais.

      • Tanto não é oficial que a igreja emitiu uma declaração esclarecendo o caso:

        “A crença de que Cristo foi casado nunca foi uma doutrina oficial da igreja. Essa ideia não é nem autorizada nem ensinada pela igreja. Embora alguns líderes da igreja do século XIX expressaram suas opiniões sobre essa questão, a ideia não foi então, e nem é agora, uma doutrina da igreja.” Dale Bills (porta-voz da igreja), como visto em The Salt Lake Tribune, 19 May 2006.

      • Minha intençao nao foi ofendera fe a crença de ninguem E que ja li em livros e artigos da internet que os primeiros lideres mormons ensinaram que Cristo era casado e poligamo e que ate Deus Pai e casado e poligamo Sou evangelico da Igreja do Evangelho Quadrangular e procuro ficar em comunhao com pessoas de outras denominaçoes sem querer discutir ofender Nao sou de ofender a fe e crença de ninguem Se as vezes sou veemente na discussao e por zelo ao Nosso Jesus Cristo

      • Não tive a intenção de ofender mas tudo bem somos irmãos em Cristo apesar de algumas opiniões divergentes

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.