Jornalismo Mórmon

Qual o tipo de conteúdo que Mórmons gostam de consumir nas redes sociais ou ler em jornais e periódicos?

Esse curto esquete da trupe Porta dos Fundos ilustra bem isso:

Nessa semana em que discutimos assuntos muito pesados e deprimentes, um pouco de humor ajuda a levantar os espíritos. E o melhor tipo de humor é aquele que, além de entreter, nos ajuda a parar para pensar um pouco com seriedade.

Todos os Mórmons preferem ler conteúdo superficial, que seja simplista e de fácil consumo, que não exija esforço intelectual do leitor, que não lide em fatos comprovados com maturidade, que não force o leitor a pensar e repensar suas opiniões formadas? Certamente, não. Há muitos Mórmons que valorizam uma leitura adulta, um desafio intelectual, e que são capazes de considerar posições, opiniões, e até fatos divergentes (veja isso, por exemplo).

Contudo, nós recebemos muitas (e muitas e muitas) críticas, às vezes hostis, exigindo que escrevamos e publiquemos apenas conteúdo que “edifique” ou “fortaleça” a fé ou que seja “aprovado” oficialmente pela liderança da Igreja SUD.

Para essas pessoas, sugerimos que concentrem suas atenções nos manuais publicados pela Igreja, aos quais elas têm acesso fácil e exposição semanal garantida. Nós, contudo, seguiremos com nossos colaboradores, nossos comentaristas, e nossos leitores que estão mais interessados em história, antropologia, sociologia, e discussões mais adultas sobre ética, moral, justiça social e os fatos, apenas os fatos.


Leia ainda

Popularidade Mórmon

Medindo o Comportamento SUD Brasileiro

Prêmio Pulitzer à Cobertura de Violência Sexual na BYU

 

3 comentários sobre “Jornalismo Mórmon

  1. “Doutor Robert Rey diz que se arrepende de não ter servido missão e implora para jovens servirem e não cometerem seu erro”.

    Nooossa que triste!!! vai ser um membro mais simples e pobre pra ver se será tido como “coitadinho”… Apesar da questão do crescimento espiritual, vi um pouco de exagero e parece que se promove por conta da Igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.