Seminário e Instituto

Todo jovem Santo dos Últimos Dias é incentivado, quando não pressionado, a frequentar o Seminário e o Instituto de Religião.

Entre os propósitos principais desses cursos formais, estão a oportunidade de fornecer uma educação religiosa e ajudar jovens membros da Igreja a manter sua fé enquanto se expõe aos rigores intelectuais de uma educação secular, seja no ensino médio, seja no ensino superior.

Considerando os cursos, os currículos como presentemente constituídos, e o treinamento formal do corpo docente, estariam eles cumprindo com essas expectativas?

Keith Norman, editor da revista Dialogue: A Journal of Mormon Thought, durante uma entrevista com o Professor de Biologia da BYU Duane Jeffery, relatou uma interessante experiência pessoal que ilustra bem a questão:

Parece que a situação na BYU está um pouco menos polarizada, pelo menos, do que eu pensava, mas a minha percepção é de que a tendência na igreja tem sido no sentido de uma interpretação criacionista das escrituras, que parece um pouco estranho para mim, considerando a teologia materialista do Mormonismo – Deus tendo um corpo físico e que criação realmente significa organizar matéria preexistente. Nesse sentido, não deveria o mormonismo estar particularmente à vontade com evolução orgânica?

Estou muito preocupado que estamos perdendo os melhores e os mais inteligentes na geração nova. Você falou sobre os estudantes na Itália e na Europa que estavam sedentos de discussão sobre estas questões e como é raro para eles conseguirem isso. Meu filho mais velho começou a sua carreira universitária na Case Western Reserve University, que é provavelmente a melhor escola técnica científica em Ohio, e ele estava nessa época sofrendo com seu envolvimento com a igreja. Eu, imprudentemente, lhe disse que eu lhe daria apoio financeiro apenas se ele frequentasse o Instituto. (Eu deveria ter sabido que exercer controle ou domínio ou coação sobre a alma dos filhos dos homens não é o caminho a se tomar.) De qualquer forma, o professor do instituto estava falando sobre o relato bíblico da criação em termos muito literalistas, e foi levantada a questão na classe, “E quanto aos dinossauros?” e ele disse: ‘Ah, isso é uma boa pergunta. Eu tenho pensado muito sobre isso, e eu acho que eu cheguei a uma conclusão que resolve isso muito eficazmente.” É claro que a classe inteira se inclinou em antecipação. Eles estavam todos ansiosos para ouvi-lo. Lembre-se, estes eram estudantes de ciência sofisticados, e ele disse: “Veja, os dinossauros não poderiam caber na arca.”

5 comentários sobre “Seminário e Instituto

  1. O estudante só poderia estar brincando. Seminário e Instituto são para o fortalecimento espiritual e moral do estudante. Na escola, o estudante aprende que dos dinossauros apareceram a mais de 200.000.000 de anos atrás. A igreja ensina que a terra como conhecemos hoje, tem 7 mil anos. Se ele não estava brincando, misturou por conta própria tais informações. Portanto, seminário e instituto, cumprem perfeitamente seus propósitos, como mencionado acima.

  2. Para uma classe tão seleta, isso só pode ter sido uma piada. Espero realmente que seja.

    Não tem coisa pior para professores de uma área achar que podem dar respostas ou ‘palpites’ em áreas das quais não tem qualquer conhecimento (talvez apenas o senso comum, o famoso ‘achismo’). No meu caso, quando acontecem perguntas fora da área de meus estudos eu simplesmente respondo como Néfi: “Não sei”.

    Claro, que talvez um dia eu descubra ou formule uma tese ou teoria ou suposição, mas sempre sou honesto em minhas respostas, citando inclusive fontes.

    • O processo de criação e formação da terra levou cerca de 1 bilhão de anos…..o processo não foi de 7 dias de 24 horas….mas sim de 7 eras de milhões de anos……quem discordar…bye bye

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s