Vozes Mórmons: Fim de Ano

Findando um ano, é costume avaliar o ano que se passou antes de ponderar o ano que virá.

2015

2015 foi um ano muito bom para o Vozes Mórmons. Para contextualizar o sucesso desse ano que está findando, e no espírito de gratidão pela participação e audiência de todos vocês, apresentamos alguns dados estatísticos:

Nós iniciamos o site no dia 6 de abril de 2011 e naquele ano tivemos uma audiência bastante humilde. Já em 2012 tivemos um crescimento de 800% em relação ao nosso ano inicial, considerando o número de páginas acessadas no nosso site, o que nos parecia o teto máximo, considerando que o nosso público-alvo é uma parcela pequena de uma religião pouco expressiva no Brasil. Contudo, em 2013 crescemos 72% em relação a 2012 e em 2014 impressionantes 167% em relação ao ano anterior.

Com tamanha audiência em 2014, havíamos planejado manter a mesma audiência em 2015, considerando até uma possível retração. Para nossa imensa surpresa, crescemos ainda 76% este ano, em relação a 2014.Fechamos 2015 com uma audiência anual 7.117% maior que tivemos no nosso ano inicial em 2011.

Nós também temos a estatística de visitantes individuais, que saltou de 3.742 em 2012 (não havia essa ferramenta em 2011 ainda) para 59.942 em 2013, 146.158 em 2014, e finalmente, 246.953 em 2015. Comparando esse número de visitantes com os dados oficiais do IBGE, seria como se todos os Mórmons brasileiros tivessem acessado o nosso site em 2015.

É lógico que isso não ocorreu realmente, até porque crianças não acessariam o nosso site, muitos membros da Igreja SUD têm medo de acessar sites que não sejam sancionados pela Igreja, e muitos de nossos visitantes acessam o site de computadores diferentes. Mas é, certamente, um dado estatístico divertido.

Certamente ficamos felizes com a popularidade do site, sem dúvidas. Mas o que nos deixa realmente felizes são as participações mais inteligentes e interessantes que acumulamos com o passar dos anos. É natural que o aumento na audiência seja acompanhado de um aumento nos trolls (alguns insistentemente conosco desde 2011) e nos xingamentos e ameaças de fanáticos religiosos ou apenas pessoas amedrontadas pelo desconforto da dissonância cognitiva. Não obstante, o aumento de comentaristas que são intelectualmente honestos e inquisitivos, especialmente entre os membros SUD ativos e fiéis, é encorajador.

Pouco a pouco, juntos estamos disseminando a mensagem que não é preciso ser fanático e ignorante para ser um membro SUD bom e fiel. Igualmente, ano a ano disseminamos a mensagem que nem todo membro SUD bom e fiel é fanático e ignorante. Muitos de nós mantém opiniões muito diferentes uns dos outros sobre muitos temas, e alguns debates podem ser intensos e até ríspidos, mas o respeito aos fatos, a veneração aos estudos e a racionalidade, e a objeção à intolerância, ao preconceito, e à desonestidade intelectual nos une e nos torna uma família.

Por isso, a todos que contribuíram com comentários no site, na nossa página no Facebook, e que nos citaram no YouTube e no Twitter, nossa profunda gratidão.

No espírito de retrospectiva, eis os 20 artigos publicados em 2015 que foram os mais populares no ano:

  1. 185a Conferência Geral: Impressões
  2. Como o camelo passou pela agulha?
  3. Mórmons e Sexo Oral
  4. Igreja Mórmon Condenada por Dízimo Cobrado
  5. Igreja Mórmon Desmente Profecia, Superlua
  6. Assédio sexual na missão
  7. Igreja publica fotos da pedra de Joseph Smith
  8. Igreja Mórmon Mente Para Silenciar Intelectual
  9. Famoso Cantor Mórmon Pede Desculpas
  10. Milhares de Mórmons Resignam
  11. Mórmons Reagem Contra Discriminação
  12. Igreja Mórmon Discrimina Famílias LGBT
  13. Novo Apóstolo Brasileiro?
  14. Imposição de Mãos Femininas
  15. Governador Mórmon Apóia Casamento Gay
  16. Igreja Mórmon Mente no Primeiro de Abril
  17. Os Que Se Opuserem, Manifestem-se
  18. Novo planejamento da reunião sacramental
  19. Igreja Mórmon Perde Membros
  20. Três Novos Apóstolos

Nos próximos dias estaremos fazendo algumas perguntas a nossos leitores para saber quais temas, assuntos, e discussões gostariam de ver mais durante o ano de 2016. Por hoje, porém, apenas gostaríamos de agradecer a atenção, as contribuições, e até as críticas.

“Pois as palavras do ano que passou pertencem à linguagem do ano que passou; E as palavras do ano vindouro ainda aguardam uma nova voz. Marcar um fim é marcar um começo.”​ ​― T.S. Eliot

“​A esperança sorri do limiar do ano que se aproxima, sussurrando ‘será mais feliz’…” ― Alfred Lord Tennyson

A todos, nossas preces para os seus novos começos são de alegria, sucesso, amor, e paz de espírito, e que o sussurro se cumpra e o ano vindouro lhes seja mais feliz.

12 comentários sobre “Vozes Mórmons: Fim de Ano

  1. Parabéns pelo site e por ajudar muitos membros e não membros a aprender tantas coisas sobre o mormonismo e seus temas mais “temidos” pelos ditos “fiéis” sud………amo esse site e mal vejo a hora de fazerem as pesquisas conosco! Feliz ano novo!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.