Imposição de mãos (femininas)

Imagem: ordainwoen.org

Imagem: ordainwomen.org

Mulheres sud não são mais vistas administrando bênçãos de conforto e saúde por imposição de mãos.  A prática incentivada por Joseph Smith e levada para as Montanhas Rochosas pelas mulheres mórmons, foi defendida e  promovida pela Sociedade de Socorro no final do século XIX, sobrevivendo com respaldo oficial a primeira metade do século XX.

Para Joseph Smith, mulheres poderiam impor as mãos sobre qualquer doente, homem ou mulher. Para aqueles que criticaram a prática, afirmou que havia tanto pecado na imposição de mãos por mulheres quanto em umedecer o rosto de um doente. Presidida por Emma Smith, a Sociedade de Socorro estabelecida em 1842, em Nauvoo, abraçou com devoção a prática.

No ano seguinte, a introdução de mulheres no Quórum dos Ungidos coroou o trabalho iniciado com a Sociedade de Socorro, apresentando às mulheres os “privilégios, bênçãos e dons” do sacerdócio e constituindo definitivamente o casamento celestial plural como um dos fundamentos da exaltação de homens e mulheres.

Esposa plural de Joseph Smith, Eliza R. Snow entendia que a investidura dava à mulher não apenas o direito mas o dever de administrar bênçãos de cura, incluindo a unção de doentes, afirmando como Presidente da Sociedade de Socorro de que tais práticas eram ordenanças, o que fortemente relacionaria as mesmas ao sacerdócio recebido na investidura.

O apóstolo Orson Pratt, em 1873, comentando sobre o dom de cura descrito no capítulo 16 do evangelho de Marcos, afirmou a propriedade de homens (ordenados ao sacerdócio ou não) e mulheres abençoarem seus próprios filhos:

“E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

Parece que os dons aqui nomeados são dons gerais, pretendidos mais ou menos para toda a Igreja, não apenas para aqueles no Sacerdócio, mas para aqueles fora do Sacerdócio, para homens e mulheres. Por exemplo, crianças muitas vezes adoecem e é privilégio dos seus pais, quer tenham o Sacerdócio ou não, em virtude desta promessa, impôr as mãos sobre seus filhos doentes e pedir em nome de Jesus para curá-los. Suponhamos que o pai, o cabeça da família, está ausente. A mãe tem o direito de impôr suas mãos sobre sua criança doente? Dizemos que, em virtude desta promessa que o Senhor fez, ela pode impôr as mãos sobre seu filho ou filhos e pedir a Deus para curá-lo ou curá-los. (Journal of Discourses, 16:288-289)

Apesar de questionada e enfraquecida ao longo das primeiras décadas do séc. XX, a prática feminina da imposição de mãos ainda encontrava defensores na década de 1950, como o apóstolo Joseph Fielding Smith  que em suas obras Doutrinas de Salvação e Answers to Gospel Questions expressava opinião similar à de Pratt de que a mulher poderia abençoar seus filhos em função da fé.

Alguns ramos do mormonismo, surgidos após a crise de sucessão ou desenvolvidos no “brighamismo” do oeste, preservaram a prática até  hoje. Mulheres ainda abençoam doentes e aflitos em alguns grupos mórmons fundamentalistas, como por exemplo a Igreja do Primogênito. Na Comunidade de Cristo (antiga Igreja Reorganizada) também mulheres participam de bênçãos por imposição de mãos (embora não saiba dizer se devido ou não ao sacerdócio).

Embora nunca tenham sido proibidas de assim proceder na Igreja Sud, mulheres acabaram eventualmente por depender de forma exclusiva de homens ordenados ao sacerdócio para bênçãos por imposição de mãos. Como uma cor que desbota gradualmente, a prática desapareceu sem grande alarde.

Poderia a bênção por mulheres ser revivida hoje, dada a ausência de quaisquer proibições? Seria esse um legado a ser reivindicado por membros da moderna Igreja Sud?

A bela imagem acima ilustra o tema escolhido pela organização Ordain Women para o ano de 2015: “Honrando nosso passado, visualizando nosso futuro“.

15 comentários sobre “Imposição de mãos (femininas)

  1. Na Comunidade de Cristo, (Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias), fundada em 1860, pelo filho de Joseph Smith Jr., Joseph Smith III, as mulheres sempre impuseram as maos, e no seculo XX para XXI o sacerdocio foi conferido integralmente para as mulheres, existindo uma mulher no conselhobdos 12, e na primeira presidencia….

  2. Gostaria de ter contato com algum membro da Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pois quero enten der porque a original não nos concede o sacerdócio se históricamente Maria a mãe e Maria Madalena o receberam?

  3. Gostaria de saber mais , sobre o Livro de Maria Madalena na bíblia e o trecho que os apóstolos sentiam ciumes dela, vi um documentário interessante no Discovery Channel sobre o papel de Madalena na igreja primitiva.Será que Jesus Cristo deu muita autoridade a sua esposa? Seria ela uma auxiliar de grande importância? Gostaria de ter mais informacoes sobre isso, me fascinam estes novos livros da Bíblia que estão descobrindo.Soube que Constantino quando não gostava de um pedaço da Bíblia mandava tirar e matar a pessoa que estivesse com os escritos , esse primeiro Papa queimou muitos livros que poderiam estar na Bíblia hoje…Inclusive um bispo que tinha um livro sobre o casamento de Jesus a igreja Católica deu sumiço. Infelizmente o homem não sabe cuidar do conhecimento divino e manipula tudo para controlar a mente do povo sobre o que deve pensar e acreditar.

  4. Saudações estimados!

    Quanto a este artigo, após ler os 3 volumes de Doutrinas de Salvação, a mais ou menos uns 7 anos atrás, me recordo, não lembro ao certo em qual dos 3 volumes, ter lido sobre a possibilidade das mulheres participarem e imporem suas mãos nas bênçãos. Contudo, pelo que entendi na leitura, (que foi uma passada por cima, ainda que eu tenha lido por inteiro todos os 3 volumes), entendi que uma mulher pode ser convidada, ou se desejar, pode participar, porém, a ação vai ter mais o caráter de fortalecer a fé dos presentes e da própria irmã, do que necessariamente a bênção acontecer por que a mulher possui o Sacerdócio.

    Abs a todos!

  5. Acho que não é necessário uma reinvidicação por algo que não foi proibido. Basta começar a fazer. Se o sumiço foi gradual o retorno também pode ser. Acredito que uma reinvidicação desnecessária geraria atrito e desconforto, fazendo com que as mulheres recuem diante da possibilidade.

    • Excelente, coerente e pertinente comentário, Victória.

      A única objeção que eu teria com ele é que, historicamente, apesar de você ter razão de que “o sumiço foi gradual”, você não tem razão que ele “não foi proibido”. Entre 1903 e 1922, a liderança da Igreja (ora Apóstolos, ora a Primeira Presidência, ora o Presidente da Igreja) publicaram artigos e discursos que paulatina e gradualmente foram evoluindo de desencorajamento até a proibição aberta. (Newell, Linda. The Historical Relationship of Mormon Women and Priesthood. Dialogue Journal vol. 18 no. 23, pp. 21-32)

  6. Boa Noite. Gostaria de saber as fontes utilizadas nesse artigo? E em qual livro da trilogia “Doutrinas de Salvação” encontra-se a citação utilizada?
    Obrigada.
    Att.

  7. O que mais me chamou a atenção:

    “Parece que os dons aqui nomeados são dons gerais, pretendidos mais ou menos para toda a Igreja, não apenas para aqueles no Sacerdócio, mas para aqueles fora do Sacerdócio,, para homens e mulheres. Por exemplo, crianças muitas vezes adoecem e é privilégio dos seus pais, quer tenham o Sacerdócio ou não(…)”

    Além do fato de mulheres poderem abençoar, é bem claro que uma pessoa sem o sacerdócio poderia orar com as mãos na cabeça. Apesar da ordenança da Unção(parte 1) e Selamento da Unção(parte 2), serem orações, isso mostra que uma simples oração pedindo que abençoasse a pessoa podia ser feita através da imposição de mãos.

    Quando ainda não tinha o sacerdócio maior só orei por uma pessoa. darei um treinamento sobre ordenanças amanhã com o foco na Benção de Doentes, e Consagração do Óleo.

  8. Um problema atual principalmente para aqueles que vem de tradições católicas ou evangélicas ( não protestantes ou reformistas) é entender o dom de cura e a distinção deste com autiridade no Sacerdócio. Podemos notar que as escrituras referentes aos dons espirituais não estão atreladas ao Sacerdócio mas a fé. Provavelmente as irmãs ao orarem não declaravam autoridade no sacerdócio mas exerciam a oração da fé. No primeiro domindo do mes de junho assisti a uma reunião de testemunho em que una irmã relatou que no dia anterior havia colicado as mãos sobre a cabeça de sua mãe doente e através da oração da fé ela curou a mãe. De maneira correlativa o ensino mencionado em Doutrina de Salvação também se refere a fé da mulher e não ao sacerdócio. Talvez o assunto em questão gera polêmica por causa do machismo. Fato que aconteceu no princípio sa restauração quando as mulheres curavam. Parece haver um certo ciúme masculino em relação a fé das mulheres visto que os homens mesmo com o sacerdócio nem sempre são eficazes. Há ainda uma outra doutrina em relação ao assunto ensinada por Brigham Young, que hoje é chamada de magnetismo animal e está relacionada a troca de virtude através do uso das mãos. Portanto a cura realizadapor mulheres com Sacerdócio não está de acordo com as instruções atuais encontradas no Manual 1 e 2. Por outro lado dons do Espírito não foram nem serão proibidos mesmo sendo exercidos mesmo que por imposição das mãos.

  9. Eu acredito que se este site é mantido por uma associação de estudos acadêmicos, que analisa a história dos mórmons (aliás, se pretendem falar sobre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, deveriam chamá-los assim, porque “mórmons” é um termo que não é mais usado para referir tais membros) vocês deveriam revisar os artigos publicados. Li em um artigo deste site que Elisa Snow era selada à Joseph Smith, em outro artigo fala que ela era selada à Brigham Young. Grande incoerência para esta organização. Ademais, isto não foi nem percebido e retificado. Vocês cuidam tanto erros dos líderes SUD, mas parecem que não percebem os seus…

    • Três erros crassos no seu raciocínio, Sara:

      1) Membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ainda são referidos como Mórmons, ou a própria Igreja SUD não teria um site estilizado “A Igreja Mórmon“.

      2) Membros da Igreja SUD não são os únicos Mórmons.

      3) Eliza Snow foi casada e selada tanto a Joseph Smith como a Brigham Young. Como várias outras esposas poliândricas de Smith, Young, e Kimball.

      Não confunda a sua ignorância de história e cultura Mórmon com erros dos outros.

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