A Terra é Plana

A Terra é plana, fixa no centro do universo, encerrada por um domo composto pelos céus, e ao seu redor circulam o sol, a lua, e as estrelas.

Ao menos é o que diz a Bíblia.

As sociedades de Terra Plana são sociedades modernas baseadas na crença de que a Terra seja plana. Surpreendentemente, tais sociedades proliferam-se tanto na Bretanha e nos EUA, assim como no Brasil. As hipóteses modernas pela Terra Plana se originaram no século 19 com o escritor inglês Samuel Rowbotham, que publicou o livro A Terra Não É Um Globo, onde a Terra é descrita como um disco plano, centrado no Pólo Norte, delimitado ao longo da borda sul por um muro de gelo (i.e., o continente da Antártida), tendo o Sol e a Lua a 4.800 km e o Cosmo a 5.000 km acima da Terra.

Rowbotham argumentou, como é comum entre Terra Planistas até hoje, que a “Bíblia, em conjunção com os nossos sentidos, apoiou a ideia de que a Terra era plana e imóvel e esta verdade essencial não deve ser anulada por um sistema baseado unicamente em conjectura humana”.

Invariavelmente, tais sociedades estruturam-se exclusivamente em teorias de conspiração, ignorância de princípios científicos básicos, pseudociência, e uma leitura bíblica literalista e inerrante.

Leiamos, portanto, o que realmente diz a Bíblia Hebraica sobre o formato da Terra¹:

O Sol gira em torno da Terra:

Josué 10:12-14

“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel:

“Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!”

O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!

2 Reis 20:8-11

“Ezequias havia perguntado a Isaías:

“Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que de hoje a três dias subirei ao templo do Senhor?”

Isaías respondeu:

“O sinal de que o Senhor vai cumprir o que prometeu é este: você prefere que a sombra avance ou recue dez degraus na escadaria?”

Disse Ezequias:

“Como é fácil a sombra avançar dez degraus, prefiro que ela recue dez degraus”.

Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, e este fez a sombra recuar os dez degraus que havia descido na escadaria de Acaz.”

 

A Terra tem cantos ou beiradas:

Isaías 11:12

“Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.”

Jeremias 10:13

“Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem, e formam-se nuvens desde os confins da terra. Ele faz os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento.”

Zacarias 9:9-10

“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra.”

 

A Terra tem beiradas e é plana:

Daniel 4:10-11

“Estas são as visões que tive quando estava deitado em minha cama: olhei, e diante de mim estava uma árvore muito alta no meio da terra. A árvore cresceu tanto que a sua copa encostou no céu; era visível até os confins da terra.”

 

Os céus formam uma cúpula sobre a Terra:

Isaías 40:22

“Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.”

 

A Terra é imóvel:

1 Crônicos 16:30

“Temei diante dele toda a terra. O mundo está firmemente estabelecida; ele nunca será movido.”


[1] É comum que pessoas desacostumadas com estudos históricos e ignorantes de estudos bíblicos tentem deturpar o significado cultural e social dessas passagens como “figuras de linguagem”. Tais pessoas argumentam que expressões como “quatro cantos da terra” e “confins do mundo” são apenas figuras de linguagem para descrever lugares longínquos. Contudo, esse raciocínio é uma inversão anacrônica. As figuras de linguagem vêm da sua obviamente equivocada presença nos textos bíblicos. Por exemplo: A figura de linguagem “amar com o coração” é obviamente figurativa, pois ninguém tem sentimentos através do coração. O coração é um órgão muscular que bombeia sangue, enquanto sentimentos e pensamentos ocorrem no cérebro. Mas para os autores dos textos bíblicos, o coração era o órgão associado com pensamentos e sentimentos, e sua descrição na Bíblia foi, com o tempo e o avanço da medicina, sendo reinterpretado e relegado à mera figura de linguagem. Rins e coração eram os órgãos responsáveis por pensamento e emoções, raciocínio e sentimento, mas hoje sabemos que os rins filtram o sangue, então reinterpretam-se essas passagens originalmente literais como apenas figurativos.

23 comentários sobre “A Terra é Plana

  1. “A figura de linguagem “amar com o coração” é obviamente figurativa, pois ninguém tem sentimentos através do coração. Sentimentos e pensamentos ocorrem no cérebro.”
    Não acho que seja meramente figurativa. Interpreto essa passagem como uma tentativa de racionalização de sentimentos e de amor, os sentimentos ruins devem ser racionalizados, não os bons.
    “Para os autores dos textos bíblicos, o coração era o órgão associado com pensamentos e sentimentos.”
    Esse segundo fragmento, soa diferente do anterior. De acordo com o texto do link indicado, o coração e o intelecto estão diretamente relacionados. Coração e cérebro/mente estão em conjunção, consciência também está relacionada ao coração que é a sede do amor e o campo onde a semente de Deus é plantada.
    Um bom exemplo, seria a expressão “saber de cor” que significa saber por meio do coração, em inglês “to know by heart” sugere bem essa conexão entre o saber e o nosso cerne. Para mim, faz sentido interpretar dessa forma. Sabemos da existência de múltiplas inteligências, entre elas a racional e a emocional. Apesar de estudos que possam dizer o contrário, eu ouso afirmar que a inteligência racional, pra mim, tem conexão com a lógica, logo com o cérebro e a inteligência emocional com o coração. Mesmo que o processamento dos sentimentos, comprovadamente, ocorra no lóbulo frontal do cérebro, porque eu adoro ser do contra e fugir dos temas e comentar do jeito que eu quiser e a parte que eu mais gostar… 😀

  2. Leio e estudo a Bíblia já faz algum tempo e acredito que ela é inspirada por Deus conforme 2 Pedro 1:21 e 1 Timóteo 3:16,este último no original grego diz literalmente soprado por Deus. Temos entender que embora a Bíblia tenha sido inspirada por Deus,é evidente que a personalidade,cultura e conhecimento dos escritores bíblicos refletiu no estilo da sua escrita. Podemos dizer que também o ponto de vista do escritor,seja geográfico,de experiência de vida e do emocional,refletiu na sua escrita. Se não,que outro ponto de vista seria realmente útil para os seres humanos? O dos anjos que observam tudo de cima e nem tem noção do que seja exatamente a imperfeição,sofrimento e a mortalidade humana? Vejam Tiago 5:17. Vejamos. No relato da criação feito por Moisés isso fica evidente o ponto de vista geográfico do escritor,ele observou os atos criativos como que estando aqui na terra,da mesma maneira que observamos hoje os fenômenos celestes e climáticos a nossa volta na cidade onde vivemos. O escritor Lucas por ser médico,deu muita ênfase aos milagres de cura feitos por Jesus. Ainda Davi em seus Salmos fala de Deus como um pastor,bem como fala de cajado,pasto,etc,coisas que Davi conhecia muito bem pois fora pastor de ovelhas na juventude. Podemos pegar o exemplo de cada um dos cerca de quarenta escritores bíblicos e vamos observar o mesmo. Mas temos de lembrar,como já foi mencionado,que a Bíblia é um livro de profecias,história,oração,lei,conselho e conhecimento sobre Deus. Ela não pretende ser um compêndio de ciência. Mas quando ela toca em assuntos científicos,aquilo que ela diz é inteiramente exato. Voltemos ao relato da criação. Os cientistas concordam que em algum momento o universo teve um início, e Gênesis 1:1 deixa isso claro de maneira simples: ” E no PRINCÍPIO Deus criou OS CÉUS e [ depois ] a terra”. Essa declaração é anticientífica? Mas ainda há dois textos que eu diria são incontestáveis do ponto de vista da exatidão científica da Bíblia. Primeiro Jó 26:7, onde o escritor bíblico,cerca de 1500 anos antes de Cristo,descreve a terra como “suspensa sobre o nada”. Uma visão que pra nós hoje é muito comum dadas as fotos da terra tiradas por astronautas no espaço. Temos também Isaías 40:22 ( escrito cerca de 732 antes de Cristo) que complementa de maneira esplêndida a visão que temos da terra desde do espaço,de que a terra é um círculo,esfera ou globo,dependendo da tradução da Bíblia. Olha,ainda temos o ciclo da água descrito em Eclesistes:1:7,e as leis de saneamento da lei mosaica,etc. Por fim,expressões como quatros cantos da terra,o coração como centro das emoções e conhecimento,tem a intenção de passar ideias sobre nossa relação com Deus,e não de dar aula de ciência. Mas quando foi útil para instruir no conhecimento que nos aproxima de Deus,a exatidão científica se fez evidente.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.