A Terra é Plana

A Terra é plana, fixa no centro do universo, encerrada por um domo composto pelos céus, e ao seu redor circulam o sol, a lua, e as estrelas.

Ao menos é o que diz a Bíblia.

As sociedades de Terra Plana são sociedades modernas baseadas na crença de que a Terra seja plana. Surpreendentemente, tais sociedades proliferam-se tanto na Bretanha e nos EUA, assim como no Brasil. As hipóteses modernas pela Terra Plana se originaram no século 19 com o escritor inglês Samuel Rowbotham, que publicou o livro A Terra Não É Um Globo, onde a Terra é descrita como um disco plano, centrado no Pólo Norte, delimitado ao longo da borda sul por um muro de gelo (i.e., o continente da Antártida), tendo o Sol e a Lua a 4.800 km e o Cosmo a 5.000 km acima da Terra.

Rowbotham argumentou, como é comum entre Terra Planistas até hoje, que a “Bíblia, em conjunção com os nossos sentidos, apoiou a ideia de que a Terra era plana e imóvel e esta verdade essencial não deve ser anulada por um sistema baseado unicamente em conjectura humana”.

Invariavelmente, tais sociedades estruturam-se exclusivamente em teorias de conspiração, ignorância de princípios científicos básicos, pseudociência, e uma leitura bíblica literalista e inerrante.

Leiamos, portanto, o que realmente diz a Bíblia Hebraica sobre o formato da Terra¹:

O Sol gira em torno da Terra:

Josué 10:12-14

“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel:

“Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!”

O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!

2 Reis 20:8-11

“Ezequias havia perguntado a Isaías:

“Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que de hoje a três dias subirei ao templo do Senhor?”

Isaías respondeu:

“O sinal de que o Senhor vai cumprir o que prometeu é este: você prefere que a sombra avance ou recue dez degraus na escadaria?”

Disse Ezequias:

“Como é fácil a sombra avançar dez degraus, prefiro que ela recue dez degraus”.

Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, e este fez a sombra recuar os dez degraus que havia descido na escadaria de Acaz.”

 

A Terra tem cantos ou beiradas:

Isaías 11:12

“Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.”

Jeremias 10:13

“Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem, e formam-se nuvens desde os confins da terra. Ele faz os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento.”

Zacarias 9:9-10

“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra.”

 

A Terra tem beiradas e é plana:

Daniel 4:10-11

“Estas são as visões que tive quando estava deitado em minha cama: olhei, e diante de mim estava uma árvore muito alta no meio da terra. A árvore cresceu tanto que a sua copa encostou no céu; era visível até os confins da terra.”

 

Os céus formam uma cúpula sobre a Terra:

Isaías 40:22

“Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.”

 

A Terra é imóvel:

1 Crônicos 16:30

“Temei diante dele toda a terra. O mundo está firmemente estabelecida; ele nunca será movido.”


[1] É comum que pessoas desacostumadas com estudos históricos e ignorantes de estudos bíblicos tentem deturpar o significado cultural e social dessas passagens como “figuras de linguagem”. Tais pessoas argumentam que expressões como “quatro cantos da terra” e “confins do mundo” são apenas figuras de linguagem para descrever lugares longínquos. Contudo, esse raciocínio é uma inversão anacrônica. As figuras de linguagem vêm da sua obviamente equivocada presença nos textos bíblicos. Por exemplo: A figura de linguagem “amar com o coração” é obviamente figurativa, pois ninguém tem sentimentos através do coração. O coração é um órgão muscular que bombeia sangue, enquanto sentimentos e pensamentos ocorrem no cérebro. Mas para os autores dos textos bíblicos, o coração era o órgão associado com pensamentos e sentimentos, e sua descrição na Bíblia foi, com o tempo e o avanço da medicina, sendo reinterpretado e relegado à mera figura de linguagem. Rins e coração eram os órgãos responsáveis por pensamento e emoções, raciocínio e sentimento, mas hoje sabemos que os rins filtram o sangue, então reinterpretam-se essas passagens originalmente literais como apenas figurativos.

23 comentários sobre “A Terra é Plana

  1. Pessoal, andei procurando por essa palavra original hebraica que foi traduzida para (círculo, cúpula, globo) de Isaías 40:22 e não encontrei ainda. Sim, nas escrituras SUD está “globo”, numa bíblia que usei durante a missão está “círculo”, apenas nessa citação do texto encontrei “cúpula”. Nem no Dicionário Vine existe essas três palavras (cúpula, círculo, globo), mas no termo “Terra” encontrei a mesma referência que a SUD usa, ou seja, a palavra “globo” referindo-se justamente numa explicação sobre a “Terra” enquanto citava essa passagem de Isaías.

    Uma pena não se poder postar imagens nos comentários, pois tenho os prints dessas pesquisas.

    Então, ao escrever esse comentário, me ocorreu de dar mais uma chance ao Google e fazer uma pergunta mais específica, onde encontrei dois textos (um apologético) que parecem ser mais claros que muitos. O difícil é saber quem realmente está certo. Há algum especialista em hebraico antigo entre nós?

    1. A palavra usada para traduzir para ‘algo redondo’ não quer dizer bem isso (leia aqui).

    2. Refutando a ‘crença’ ateia de que a Bíblia não se refere a terra esférica (aqui).

    • O Dicionário Oxford da Religião Judaica, editado e escrito por especialistas em hebraico, cultura hebraica, e literatura hebraica antiga confirma as descrições canônicas de uma terra plana coberta por um domo onde ficam os objetos celestes e através do qual vaza água de reservatórios aquáticos acima do domo para formar as chuvas.

  2. Mas afinal, os mórmons acham que a Terra é plana ou esférica?

    A Terra é redonda, as pessoas que estão explorando a ignorância e o fanatismo religioso para propagar absurdos risíveis irão levar os cristãos e especialmente as religiões evangélicas, a uma desmoralização e vexame históricos.

    Não bastassem os escândalos que todos os dias pululam na imprensa envolvendo pastores, líderes de igreja e pessoas do meio Gospel, além de uma desavergonhada ( como nunca se viu antes ) exploração da fé com intuito de enriquecimento, os evangélicos ainda terão que se constranger com a piada mais ridícula de todas, e o pior: apoiada pela Bíblia!

    Existem centenas de milhões de milhões de provas de que a Terra é redonda. Algumas são tão definitivamente irrefutáveis quanto simples, de modo que qualquer um pode verificar por si mesmo, sem ajuda de livros, de Ciência, da Nasa, ou até mesmo de telescópios.

    Vejam algumas:

    A estrela polar fica exatamente em cima do eixo de rotação da Terra, no Polo Norte, portanto é a única que não tem movimento aparente no céu noturno. Para quem está no polo norte está exatamente acima da sua cabeça, mas a medida que se vai descendo em direção ao equador a visão dessa estrela vai baixando. No Equador ela é sempre vista na linha do horizonte.

    E a partir do hemisfério sul já não se pode mais vê-la.

    Só este fato já faria uma pessoa dotada de um cérebro e honesta refutar uma Terra plana, onde nem sequer hemisférios existiriam, e todos teriam que ver a estrela polar que, se estivesse no centro do domo, no ponto mais alto, jamais seria vista no horizonte na linha do equador.

    As estrelas giram no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte. O que só é possível porque um hemisfério está de “cabeça para baixo” em relação ao oposto.

    O mesmo acontece com a lua, que é vista de cabeça para baixo em relação à sua imagem no hemisfério sul.

    A estas poderiam ser acrescentadas centenas de outras provas simples. Essa onda está crescendo, crescendo, até que como toda bolha estoura como consequência de seu próprio inflamento, e aí as pessoas darão menos crédito ainda aos religiosos.

    • Meu caro , essa da estela polar, nao justifica, na verdade eh o contrario, isso eh perspectiva, agora pergunto na mesma linha: Se a terra eh redonda , gira a 1600 k por hora, e gira junto com os outros planetas, como , ano apos ano, vemos a mesma constelacao no ceu?

      • Carlos, não se deixe enganar pela maior tolice de todos os tempos.

        Não abrace o fanatismo irracional para que você mesmo não se torne irracional, apenas para seu próprio prejuízo, pois nada de bom pode vir da mentira, por mais atraente que por um momento possa parecer.

        Em primeiro lugar você não refutou os outros fatos inegáveis que citei, apenas os varreu para debaixo do tapete. O que já é um sintoma de uma mente seletiva tentando enganar a si própria. Você, por exemplo, não tem como explicar como em uma terra plana onde as estrelas girariam sempre no sentido do imaginário domo, as estrelas poderiam estar girando em um sentido no hemisfério sul e no sentido contrário no hemisfério norte, que é o que de fato ocorre na realidade. Varreu também para debaixo do tapete o fato de que a lua é vista invertida no hemisfério norte em relação ao hemisfério sul. Absolutamente impossível se a Terra fosse plana e todos estivessem vendo a lua de um mesmo plano.

        Em segundo lugar, tentar explicar a estrela polar como “perspectiva” simplesmente não faz o menor sentido. Se a estrela polar está no ápice do domo imaginário, então ela tem que ser vista de qualquer lugar do plano coberto pelo domo. Isso é o que a perspectiva mostra. Da mesma forma que todos dentro de uma igreja podem olhar para cima e ver o centro da abóboda no teto da igreja. De qualquer ponto do suposto plano da Terra haveria uma linha reta ligando o olho do observado à posição da estrela polar, isso é perspectiva.

        Além disso eu vou mostrar como estão te iludindo com argumentos pateticamente toscos como este que você trouxe: por que vemos sempre as mesmas estrelas todo o ano?

        Quem disse que vemos as mesmas estrelas? Você conhece ou já observou o céu ou simplesmente crê cegamente em qualquer coisa que lhe digam?

        Carlos, essa questão é incrivelmente simples: a Terra gira em torno do Sol, e o raio da órbita da Terra, embora gigantesco comparado com o tamanho da própria Terra, é infimamente pequeno se comparado com a distância que nos separa mesmo das estrelas mais próximas. A variação da posição relativa das estrelas ( paralaxe ) só pode ser observada com medições extremamente precisas, jamais a olho nu.

        No entanto este seu argumento lhe dá mais uma das milhões de provas irrefutáveis simples de que a Terra é redonda e orbita o nosso sol. Veja, as estrelas que você pode ver o ano todo são aquelas que não estão na direção do plano da órbita da Terra. Claro, porque a única coisa que impede que vejamos certas estrelas é o brilho do sol durante o dia. À noite você pode admirar todas as estrelas visíveis do hemisfério sul ( adivinhe porque você não consegue ver nenhum do hemisfério norte… hein… ), logo, raciocine um pouco, se a Terra é redonda e gira em torno do sol, você não poderá ver as estrelas que estão atrás do sol. Porém, daqui há seis meses, quando a Terra estiver no lado oposto em sua órbita, você não verá as estrelas que hoje são visíveis e estão na direção do plano da nossa órbita, mas poderá ver aquelas outras que hoje não são visíveis.

        Ora, é exatamente isso que sucede na realidade, totalmente oposto à fantasia terraplanista. Você certamente sabe o que são signos, e deve saber também que os signos solares estão associados a constelações. Pois saiba que são justamente estas 12 constelações cujas linhas de visão aqui da Terra passam pelo plano de nossa órbita em torno do sol. Exatamente por isso que ao longo dos 12 meses do ano sempre alguma destas constelações estará exatamente atrás do sol, e não poderá ser vista.

        A constelação que não pode ser vista naquele mês indica o signo solar daquele mês. Por exemplo: Virgem está atrás do sol em setembro, quem nasce em setembro é de virgem. Mas você verá a constelação de Virgem em maio ( claro, senão nem saberíamos que essa constelação existe ) e mais uma vez assim se prova que a Terra girou.

        Perceba que essa realidade seria totalmente impossível e absurda no insano modelo que inventaram de terra plana. Ora, se todas as constelações estão presas no domo mágico, e esse domo dá um giro completo a cada 24 horas, então não teria como explicar este fato que eu acabei de lhe mostrar e que já é observado e conhecido desde tempos pré-históricos.

        Aliás, esta é uma das razões pelas quais os povos antigos que acreditaram que a Terra fosse plana jamais poderiam adotar o modelo dos vigaristas da terra plana modernos. Para os antigos, incluindo aí os antigos hebreus que escreveram textos da bíbliia, a Terra era plana mas o sol não flutuava girando acima do plano, como querem crer agora. Não!, o sol girava AO REDOR do plano. E a noite para eles era quando o sol estava EMBAIXO do plano da Terra. Logo, os terraplanistas atuais estão contrariando até mesmo a bíblia e e nem disso se dão conta.

        Evidentemente os antigos eram bem mais inteligentes e observadores que vocês, e sabiam que este modelo jamais corresponderia à realidade observável. Pense bem, meu caro Carlos, e veja como estão te fazendo de trouxa com uma facilidade espantosa: se o sol sempre flutua a uma altura de 4 mil kilômetros acima do plano da Terra, então como seria possível uma pessoa subir em uma simples montanha de uns 300 metros e de lá admirar o sol se pondo ou nascendo no mar.

        Percebeu o absurdo? Não?????

        Aqui da Terra é possível ver o pôr do sol no mar e o observador está OLHANDO PARA BAIXO, ele, de uma simples montanha ( ou de um avião ) irá OLHAR para baixo se quiser ver o sol!!!!!!

        Entendeu agora?

        Imagine o terraplanista OLHANDO PARA BAIXO e vendo o sol no mar e ao mesmo tempo achando que o que ele está vendo láááá embaixo está a 4 mil kilômetros ACIMA de sua cabeça!!!!!!!

        Tente inventar uma perspectiva que justifique isso!!! Eu vou esperar sentado aqui…

        Por essas e outras que nem os autores bíblicos, com o pouquíssimo conhecimento que tinham, adotavam esse modelo por ser tão obviamente absurdo e incompatível até mesmo com o que podia ser observado por um homem da Idade do Bronze.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.