Manual Mórmon Remove Escritura Machista

O manual para as moças d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi alterado após anos de reclamações de mulheres pela inclusão de uma escritura considerada machista por promover a cultura de estupro.

Droga do Estupro

A passagem de escritura em questão vem do Livro de Mórmon, e ela prega que mulheres quando são estupradas perdem sua “castidade e virtude”.

“E apesar desta monstruosa abominação dos lamanitas, ela não excede a de nosso povo em Moriântum. Pois eis que muitas das filhas dos lamanitas foram aprisionadas; e depois de tê-las despojado daquilo que é mais caro e precioso do que tudo, que é a castidade e a virtude…” (Moroni 9:9 ênfases nossas)

Até recentemente, o manual citava essa passagem como o primeiro exemplo para as moças adolescentes do “significado e importância da castidade e virtude”, urgindo-as a lerem a citação.

“Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Moroni 9:9…”

A versão eletrônica atual desse manual exclui completamente essa referência.

“Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Jacó 2:28…”

Você aprova dessa mudança? Profetas como Spencer Kimball [ver aqui], e Apóstolos como Richard Scott [ver aqui] já pregaram que vítimas de estupro podem ter parcela de culpa, e a universidade da Igreja rotineiramente pune alunas estupradas [ver aqui e aqui]. Apagar uma citação de um manual é suficiente para excluir essa percepção da cultura mórmon?

15 comentários sobre “Manual Mórmon Remove Escritura Machista

  1. Enquanto lia a matéria me veio o mesmo pensamento. Como eles sabem o que acontece e deixa de acontecer, pois um manual desses não tem 5 páginas para ler. Penso em um ‘spider’ que monitora alterações na página web. Editores, por favor, me tirem essa dúvida!

  2. Estamos criticando Morôni agora? Hahaha

    Parabéns pelo artigo, isso é progredir, aprender com os erros, erguer a cabeça e seguir em frente!

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.