Manual Mórmon Remove Escritura Machista

O manual para as moças d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi alterado após anos de reclamações de mulheres pela inclusão de uma escritura considerada machista por promover a cultura de estupro.

Droga do Estupro

A passagem de escritura em questão vem do Livro de Mórmon, e ela prega que mulheres quando são estupradas perdem sua “castidade e virtude”.

“E apesar desta monstruosa abominação dos lamanitas, ela não excede a de nosso povo em Moriântum. Pois eis que muitas das filhas dos lamanitas foram aprisionadas; e depois de tê-las despojado daquilo que é mais caro e precioso do que tudo, que é a castidade e a virtude…” (Moroni 9:9 ênfases nossas)

Até recentemente, o manual citava essa passagem como o primeiro exemplo para as moças adolescentes do “significado e importância da castidade e virtude”, urgindo-as a lerem a citação.

“Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Moroni 9:9…”

A versão eletrônica atual desse manual exclui completamente essa referência.

“Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Jacó 2:28…”

Você aprova dessa mudança? Profetas como Spencer Kimball [ver aqui], e Apóstolos como Richard Scott [ver aqui] já pregaram que vítimas de estupro podem ter parcela de culpa, e a universidade da Igreja rotineiramente pune alunas estupradas [ver aqui e aqui]. Apagar uma citação de um manual é suficiente para excluir essa percepção da cultura mórmon?

15 comentários sobre “Manual Mórmon Remove Escritura Machista

  1. Sinceramente não dá para entender como uma vítima pode ser culpada pela violência sofrida especialmente se tratando de atos sexuais.

  2. Queria dar aqui meus parabéns pra quem descobriu essa pérola! Me impressiona como nenhum detalhe escapa ao radar da ABEM. Parabéns de verdade pela dedicação.

    É importante ressaltar a natureza de quase todo homem. Sem educação e muito treino o autocontrole necessário para vencer o libido sexual é impossível.

    A escritura retirada mostra muito bem isso. Homens usando as mulheres como objetos para satisfazer seus instintos mais primitivos e irracionais. Como potencias estupradores que somos.

    E Moroni ainda tem a cara de pau de querer romantizar o estupro com esse eufemismo barato, “despojado daquilo que é mais caro e precioso do que tudo”

    O versículo no manual tem o claro objetivo de induzir as moças a acharem que a castidade é importante. Que elas atraem os homens e por isso tem parte na culpa.

    Uma mudança bem vinda, mas insignificante no panorama geral.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.