Eleitores Mórmons Exortados Contra Maconha, Suicídio

A Primeira Presidência d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enviou cartas aos membros em quatro estado americanos, pedindo que votem contra propostas estaduais de legalizar o uso recreativo da maconha e o suicídio assistido. As cartas deverão ser lidas nas reuniões semanais da Igreja.

vm-foto-capa

No Colorado, eleitores votarão a Proposição 106 que permite o suicídio assistido por médicos. Uma carta do dia 12 de outubro, assinada pelo Presidente Monson e seus conselheiros, conclama mórmons a “deixar suas vozes serem ouvidas em oposição” à proposição. O documento também afirma que “a igreja mantém uma firme crença na santidade da vida humana (…) mesmo quando a pessoa pode estar sofrendo de uma doença incurável.”

O projeto-de-lei permitiria uma morte digna e indolor sob supervisão médica para pacientes terminais com estimativa de vida em 6 meses ou menos e com medicamente comprovados impedimentos a qualidade de vida (e.g., dor excruciante, falta de ar incontrolável, imobilidade terminal, etc.). Proponentes da eutanásia (i.e., boa morte ou morte digna) defendem o projeto-de-lei como uma medida ética e humanizada para aliviar o sofrimento de pacientes para os quais outro alívio não existe na medicina moderna.

“A política da Igreja SUD considera o suicídio assistido como uma forma de eutanásia e uma violação dos mandamentos de Deus, de acordo com o guia de políticas da igreja conhecido como Manual 2, o qual é referenciado na carta [da Primeira Presidência].”

Já membros da Igreja no Arizona, California e Nevada receberam uma carta similar contra a legalização do “uso recreativo da maconha” a ser votado nesses estados, expressando preocupação para “os riscos que o uso de maconha representa para o desenvolvimento do cérebro na juventude. A acessibilidade da maconha recreativa em casa também é um perigo para as crianças.”

Atualmente nos EUA, quatro estados têm a maconha legalizada para o uso recreativo: Alasca, Colorado, Oregon e Washington. Outros estados têm a maconha medicinal legalizada: Novo México, Arizona e Nevada, estados vizinhos de Utah, além da Califórnia, estado que possui uma significativa população mórmon.

Em fevereiro passado a Igreja SUD se opôs à proposta de legalizar o uso medicinal da maconha em Utah, feita pelo senador estadual mórmon Mark Benson Madsen, do Partido Libertário. Pesquisa de opinião à época mostrou que 61% dos entrevistados em Utah eram a favor da legalização medicinal da cannabis.

Em um dos vídeos vazados no início deste mês, Apóstolos recebiam uma apresentação um tanto superficial sobre a legalização da maconha medicinal e da maconha recreacional. Na reunião filmada em 2008, é dito que a Igreja não possuía uma posição oficial sobre seu uso medicinal.

 

3 comentários sobre “Eleitores Mórmons Exortados Contra Maconha, Suicídio

  1. O suicídio é a decisão mais racional. O ser humano surgiu do acaso e tudo que construímos morrerá um dia. Nossa civilização nada para morrer na praia.

    Quem não quer ver essa verdade, ou se apega a tola esperança da religião ou enche a cara de drogas para ignorar a realidade.

    A Igreja Mórmon quer claramente acabar com as outras duas opções para que só reste ao indivíduo se embriagar com a religião.

    • “A Igreja Mórmon quer claramente acabar com as outras duas opções para que só reste ao indivíduo se embriagar com a religião.”

      Seu comentário foi fabuloso!

  2. As pessoas tem direito de votar em quem queira. Mesmo que sejam autoridades gerais, esses não tem direito de interferir no direito de escolha dos seus membros concernente ao voto.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s