Igreja SUD Doa $1 milhão para Universidade Estadual de Utah

A Igreja SUD está doando USD 1 milhão para o programa de estudos mórmons da Universidade Estadual de Utah (Utah State University).

Leonard Arrington

Leonard Arrington (Capa de biografia recentemente publicada)

A doação, em conjunto com uma outra doação anônima de USD 500 mil, servirá para financiar a posição de um professor de história e cultura mórmon. A cadeira docente, cujo título Leonard J. Arrington honra o famoso Historiador da Igreja (1972-1982) que fora desobrigado sorrateiramente por promover a publicação de estudos acadêmicos honestos demais para alguns Apóstolos,  é uma de duas posições no departamento de religiões financiadas através de doações (prática comum conhecida como endowment).

A cadeira de estudos mórmons na Universidade Estadual de Utah existe desde 2007, mas essa é a primeira vez que a Igreja SUD expressa apreço ou apoio por ela. Criada também no mesmo ano, a cadeira Howard W. Hunter para estudos mórmons da instituição privada Universidade Claremont no sul da Califórnia, recebeu calorosa atenção da liderança da Igreja SUD. Veja, por exemplo, o vídeo-testemunho do Apóstolo Jeffrey Holland:

A Igreja SUD não doou oficialmente para o endowment da cadeira Howard W. Hunter (profeta mórmon, não acadêmico) como está fazendo agora para a cadeira Leonard J. Arrington (acadêmico mórmon, não líder religioso), porém ativamente solicitou (ou encorajou) doações públicas e, privadamente, de membros da Igreja milionários.  Essa aproximação da universidade californiana com a Igreja de Utah coibiu, na época, a contratação do maior historiador mórmon na ativa, e um dos mais influentes historiadores na historiografia mórmon, Michael Quinn. Por ter sido excomungado em 1993 junto com outros 5 acadêmicos numa purga anti-intelectual da Igreja, Quinn foi rejeitado para a posição em favor do historiador aposentado e atual apologista Richard Bushman. Sobre o banimento no meio acadêmico mórmon de Quinn, que apesar de morar próximo à Claremont e de haver lecionado lá no pasado ainda assim fora preterido, notou a eminente historiadora do mormonismo Jan Shipps:

“Ele provavelmente sabe mais sobre o passado mórmon que qualquer outra pessoa viva hoje. Ele poderia ter uma carreira bem sucedida na Universidade de Brigham Young [onde foi professor por 12 anos] apenas se ele estivesse disposto a abandonar suas pesquisas sobre a história da Igreja SUD e se limitasse a lecionar.”

A cadeira na universidade em Utah já está preenchida por Philip Barlow, historiador que fora orientando acadêmico do próprio Arrington, desde sua criação há quase uma década. A estabelecida independência deste programa (nomeado por um historiador e não um líder eclesiástico) e a recente guinada da Igreja para maior abertura e honestidade intelectual da última década sugerem que essa doação representa uma maior disponibilidade para colaboração franca, ao invés de oposição entrincheirada a, com acadêmicos e pesquisadores. Postura qual nós calorosamente aplaudimos.

5 comentários sobre “Igreja SUD Doa $1 milhão para Universidade Estadual de Utah

  1. Pelo visto está chovendo dinheiro lá nos lados de Utah…Dinheiro “sagrado” investido em estudos religiosos a qual não irá fazer jovens estudantes melhorarem seu futuro. Enquanto isso, missionários servindo em países com condições paupérrimas estão vivendo em condições nada higienicas correndo riscos de até mesmo morrer durante seu tempo de missão ao alimentar com comida sem um nível sequer de higiene(moscas voando perto da comida, os sucos feito com àgua vindo de torneiras a qual não tem garantia de pureza, etc…). É o que falo, a Igreja SUD só tira dinheiro quando é algo interessante a ela.

    Logicamente alguns vão argumentar que isso não é verdade e que a igreja doa dinheiro para fundos humanitários. Ok, vou tomar isso como resposta, mas se analisarmos, todas essas doações a igreja faz questão de que seus créditos sejam mencionados. Outros vão argumentar que a igreja SUD doou dinheiro e roupas para vitimas de terremotos. Sim, isso eu sei, mas adivinha uma coisa, só fizeram isso depois que todos fizeram e novamente a Igreja fazendo questão que seu nome fosse identificada em doações. Em outras palavras a “caridade” Mormon é movido a interesses e não propriamente vindo da alma e coração.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.