O Profeta Joseph F. Smith explicou que é impossível para um homem ser exaltado no Reino Celestial com apenas uma esposa, em discurso no histórico Tabernáculo Mórmon, em 7 de julho de 1878:

Joseph F. Smith serviu como Presidente da Igreja SUD (1901-1918), Conselheiro na Primeira Presidência (1866-1877, 1880-1887, 1889-1901), e Apóstolo (1866-1918).
“Algumas pessoas supõe que a doutrina do casamento plural era uma espécie de superfluidade, ou algo não essencial para a salvação ou exaltação da humanidade. Em outras palavras, alguns dos santos disseram, e acreditam, que um homem com uma esposa, selada a ele pela autoridade do Sacerdócio para o tempo e a para eternidade, receberá uma exaltação tão grande e gloriosa, se for fiel, quanto ele possivelmente poderia com mais de uma [esposa]. Quero aqui registrar o meu solene protesto contra essa ideia, pois sei que é falsa. Não há bênção prometida senão sob específicas condições, e nenhuma bênção pode ser obtida pela humanidade, exceto através do fiel cumprimento das condições, ou lei, sobre as quais a mesma é prometida. O casamento de uma mulher a um homem, para o tempo e para a eternidade pelo poder de selamento, de acordo com a lei de Deus, é um cumprimento da lei celestial do casamento [apenas] em parte – e é bom até onde dá – e conquanto o homem cumpra essas condições da lei, ele receberá sua respectiva recompensa, e essa recompensa, ou bênção, ele não poderia obter por qualquer outro motivo ou condição. Mas este é apenas o começo da lei, não ela toda. Portanto, quem imaginou que poderia obter a plenitude das bênçãos relativas a essa lei celestial, cumprindo apenas uma parte de suas condições, enganou-se. Não se pode fazê-lo.” (Journal of Discourses, vol. 20: 28)
Entendo que na época a situação era diferente e tal assunto tinha outro contexto; porém, mesmo naqueles tempos tal prática não era aceitável na sociedade mundial especialmente se tratando dos EUA cujo valores familiares eram rígidos no tocante ao casamento e moral familiar.
Alguns podem argumentar que tal discurso era necessário na época pois o povo era duro, mas os lideres SUD sempre tiveram esse tipo de discurso como se fossem mais importantes que outros membros e povos. O proprio Elder McConkie disse algo que mesmo na época era considerado racista pois ele disse que negros eram decendentes de Caim e não podiam receber o sacerdócio.
Em outras palavras, líderes SUD faziam discursos que realmente fugia dos valores que Jesus ensinou quando estava em vida Terrena e falavam na base da emoção. Eu mesmo nunca levei a sério algumas coisas que os líderes falavam como um lider autoridade geral que disse que se não apoiasse os líderes, esses automaticamente não apoiavam Jesus Cristo o que não faz sentido algum pois jamais Cristo iria sentir fez ver as pessoas apoiando pessoas fazendo coisas anti-éticas ou imorais dentro da instituição.
Diria eu que para o bem desses líderes, eles deveriam ficar calados pois muitas vezes falam muitas coisas sem sentido algum.
EMA SMITH, SABIA COM CERTEZA QUE ISSO resNÃO ERA REVELAÇÃO DIVINA, E SIM FRUTO DA MENTE DE SEU MARIDO JOSEPH SMITH. .QUANDO JOSEPH FOI ASSASSINADO ,SEU FILHO JOSEPH III AINDA CRIANÇA SERIA FUTURAMENTE O PROFETA SUCESSOR DA IGREJA .EMA SMITH DEIXOU BEM CLARO QUE NÃO HAVERIA POLIGAMIA,MAS ALGUNS LÍDERES NÃO CONCORDARAM E CADA UM FORJOU RAMIFICAÇÕES , UM DELES SE DESTACOU E FORMOU A PRÓSPERA E FAMOSA ORGANIZAÇÃO BRIGAMITA.