Racismo na BYU?

Alguém acredita que, em pleno século 21, e mais de 3 décadas após o fim da segregação racial na Igreja SUD, racismo ainda seja um problema na universidade oficial da Igreja Mórmon?

Os comentários de um Professor de Religião na Universidade de Brigham Young (BYU), em Provo, Utah, publicados ontem no The Washington Postcausaram desconforto — e furor — por seu conteúdo racista.

Randy Bott expressou sua opinião que a Proibição ao Sacerdócio não se iniciou com Brigham Young, mas com Caim que, por haver matado seu irmão Abel, foi amaldiçoado com a cor-de-pele negra e proibição de acesso ao Sacerdócio.

“Deus sempre foi descriminador” no que diz respeito a quem Ele outorga a autoridade do Sacerdócio, diz Bott, o teólogo da BYU. Ele cita escrituras Mórmon que diz que Deus dá a Seu povo “como lhe prouver.” Bott compara Negros com crianças que prematuramente pedem as chaves do carro do pai, e explica que da mesma maneira antes de 1978, o Senhor havia determinado que os Negros ainda não estavam prontos para receber o Sacerdócio.“O que é discriminação?” pergunta Bott. “Eu acho que é proibir acesso de algo para alguém que lhe poderia trazer benefícios, certo? Mas e se não lhes fosse trazer benefícios?” Bott diz que ao negar o Sacerdócio aos Negros – na Terra, mas não após a morte – os protegeu dos níveis mais profundos do Inferno reservados para as pessoas que abusam do poder do Sacerdócio. “Você não pode cair do topo da escada se não primeiro chegar ao topo da escada. Então, na realidade para os Negros não poder receber o Sacerdócio foi a maior benção que Deus lhes poderia oferecer.”

Esse tipo de opinião ainda é defensável? Alguém ainda acha isso normal e não racista? Será que jamais conseguiremos desvincular o mormonismo com o racismo contra negros?


Leia mais sobre o cancelamento do racismo institucional na Igreja SUD com a revelação de 1978.

84 comentários sobre “Racismo na BYU?

  1. Magnolia, se olharmos para o tempo da restauracao, vemos que JS recebeu revelacoes com frequencia, ele trabalhou arduamente para estabelecer Siao, ele traduziu o LM; Traduziou outros textos da Biblia; alegou ter tido visoes e visto seres celestiais, profetizou sobre seu nome sendo falado bem e mal por todas nacoes; ele profetizou que os membros voltariam ao Missouri e um templo la novamente seria construido; ele profetizou sobre a coligacao literal dos remanescentes de Lehi, profetizou que os santos que fossem fieis iriam se estabelecer nas montanhas rochosas do Oeste Americano e estabeleceriam a casa do Senhor.Ao contrario da lideranca atual, Joseph Smith recebeu muitas visoes e revelacoes que se encontram em D&C. O interessante e que o Senhor declarou que essa dispensacao receberia suas palavras atraves do Profeta JS ate que ele envie outro poderoso para colocar a igreja em ordem novamente. JS tentou estabelecer Siao mas os membros rejeitaram e decidiram estabelecer uma igreja incorporada e sistematica ao contrario o que o Senhor tinha em mente. Acredito muito que a verdadeira Igreja do cordeiro sera novamente estabelecida com revelacoes, profecias, visoes e uma coligacao literal dos filhos de Jaco. No livro de Mormon o Senhor declara a Nefi que existe somente duas Igrejas, uma sendo a do cordeiro de Deus e a outra sendo do Diabo(1Nefi 14:10-11), muitos membros equivocadamente assumem que a Igreja do cordeiro seja a Igreja SUD e que todas outras pertencam ao diabo mas se estudarmos bem podemos ver que esse nao e o caso. O propio Nefi esclarece essa revelacao no capitulo 10:16 onde ele diz que qualquer que lute contra Siao o mesmo pertence a Igreja do diabo. A pergunta e como que alguem luta contra Siao? Para enteder isso devemos saber quais sao os elementos que constituem Siao? No capitulo 6:12 ele diz que se os gentios(SUDS, aqueles que terao o LM) Se arrependerem e nao lutarem contra Siao serao salvos quando o Senhor juntar os filhos de Lehi nas Americas, em terceiro Nefi o propio salvador declara que os gentios que se arrependerem serao contados com os Lamanitas.Voltando ao assunto de Siao, podemos atraves das seguintes escrituras quais sao os elementos que constitue Siao: D&C 38:22; D&C78:14;D&C 101:77; 101: 21;74; D&C15:5; D&C:50:20; Moises:7:18; Mateus:12:30, ha outras escrituras no LM tambem. Baseado nessas escrituras vemos que :
    > Quando Siao estiver estabelecida ela sera completamente independente, tera um sistema economico totalmente diferente do mundo, nao estara ligada a Babilonia;
    > Ela nao tera nenhuma outra lei a nao ser as leis celestiais, ou seja ela nao estara ligada aos governos da terra;
    > Os santos comprarao terras e se juntarao em lugares especificos e separados do resto do mundo
    >Em Siao nao havera pobres ou ricos mas todos terao igualdade
    > Havera uma ordem unida
    > Siao tera grande poder e os inimigos temerao
    > Em Siao havera liberdade religiosa e nao restricoes ou divisoes.
    Em definicao melhor em D&C o Senhor declara que sua igreja sao ” aqueles que se arrependem e vem a mim” Seguindo essa logica qualquer pessoa independente de afiliacao religiosa pode pertencer a verdadeira igreja do Cordeiro. Ha muitas pessoas no mundo que tem o desejo de estabelecer Siao, ha pessoas que verdadeiramente amam o proximo. Se observarmos bem vemos que a Igreja atual nao esta trabalhando para estabelecer Siao, pelo contrario esta cada dia mais agregada a Babilonia. Hoje ha um movimento grande entre os membros que tem um testemunho do LM, da restauracao e que percebem uma discrepancia entre os ensinamentos dado por revelacoes atraves do Profeta JS e o que esta sendo ensinado e praticado hoje em dia na Igreja, infelizmente alguns abandonam a fe completamente porque por muito tempo ficaram dependentes dos lideres e nao a barra de ferro( a palavra de Deus) aconselho que volte a estudar o LM, orar e buscar a vontade do Senhor independentemente de frequentar a Igreja, nao estou assumindo que vc tenha abandonado sua fe, simplismente sugerindo que estude as profecias no LM e ore para saber a vontade do Senhor, nao precisa ir a igreja basta querer saber a vontade do Senhor. Boa sorte. Desculpe a longa resposta.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.