Quanto Ganha um Apóstolo Mórmon?

Primeira Presidência

Henry Eyring tenta ler o extrato bancário de Thomas Monson. Ele também quer saber…

Quanto Ganha um Apóstolo Mórmon?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias se orgulha de depender de um clero exclusivamente voluntário, não profissional e não remunerado.

Embora isso seja verdade em âmbito local e regional, onde as funções eclesiásticas são preenchidas por líderes voluntários, a estrutura administrativa da Igreja depende de um exército de profissionais e a liderança máxima da Igreja constitui claramente um clero remunerado.

Pergunte a qualquer Mórmon (i.e., SUD ou membro da Igreja), e ele invariavelmente rechaçará a afirmação de que o clero máximo da Igreja seja profissional e remunerado porque eles recebem apenas uma “ajuda de custo” para manter-se (afinal, ninguém se mantém com apenas 5 pães e 2 peixes por um ano inteiro). E este Mórmon não estaria errado, visto que essa é a posição oficial da Igreja, que afirma não pagar salários a seus líderes religiosos mas apenas “ajudas de custo”.

Será, contudo, essa afirmação uma explicação realmente adequada? Em realidade, quanto recebe da Igreja o Presidente da Igreja? Os Conselheiros da Primeira Presidência? Os Apóstolos? Os Setenta nas Presidência dos Setenta? Os Setenta do Primeiro Quórum?

Por enquanto, eu acredito que seja impossível de responder essas perguntas porque a Igreja não divulga essa informação, nem nenhuma informação da qual se poderia estimar os salários as ajudas de custo. Estes dados financeiros são secretos sagrados!

Não obstante, eu recebi recentemente uma peça de informação que pode ajudar a oferecer um insight, ou uma percepção, mais apropriada de como a Igreja aborda essas questões.

Vazou recentemente para o público um manual oficial da Igreja que é secreto sagrado: o Manual Para Presidentes de Missão (edição 2006)! [1]

Neste manual, o apêndice B lida com questões financeiras, e elucida como a Igreja cuida dos vários presidentes de missão espalhados pelo mundo.

Missionários Mórmons voluntários são sustentados pelas próprias famílias ou congregações.

Missionários Mórmons voluntários são sustentados pelas próprias famílias ou congregações. Já seus presidentes…

Para quem não esta familiarizado, a Igreja mantém um sistema voluntário de missionários jovens que viajam para diferentes partes do mundo e realizam proselitismo por 2 anos. Estes jovens não recebem salários e devem pagar do próprio bolso pelos custos de seu serviço missionário, embora as comunidades locais podem ajudar a financiar os jovens que não possuem tais recursos.

Para cada grupo de 180-240 jovens, um adulto é convocado para lidera-los por 3 anos, chamado de Presidente de Missão. Teoricamente, este também é um serviço voluntário e não assalariado.

Contudo, o manual oficial da Igreja para esses presidentes de Missão estabelece que, apesar da Igreja não lhes pagar salários, e de esperar que eles se mantenham com seus próprios fundos, ela oferece algumas “ajudas de custo”.

Por exemplo, a Igreja oferece reembolso total para as seguintes despesas familiares do Presidente de Missão, enquanto serve voluntariamente sem salários por 3 anos:

  1. Convênio Médico e Odontológico para toda a família, além da quaisquer custos médicos adicionais necessários (exceto cirurgia cosmética);
  2. Aluguel;
  3. Contas de luz, telefone, internet, gás, lavanderia e supermercado;
  4. Um carro oficial para o Presidente, com combustível e manutenção;
  5. Um carro extra-oficial para a esposa do Presidente, com combustível e manutenção;
  6. Roupas para a família;
  7. “Atividades familiares” (não especificado o que possa excluir dessa categoria);
  8. Contas de telefone de longa distância (para familiares que não vieram para a missão);
  9. Passagens de ida e volta para filhos com menos de 26 anos, que não vieram para missão mas desejam visitar seus pais;
  10. Presentes “modestos” de Natal e aniversários para familiares;
  11. Custos para filhos servindo missão de tempo integral;
  12. Escola para filhos em idade escolar (5-18 anos) incluindo materiais escolares, uniformes, transporte escolar, matrículas, etc.;
  13. Atividades extra-curriculares para filhos em idade escolar, como aulas de música, esportes, balé, etc.;
  14. Faculdade para filhos em cursos de graduação, com o limite determinado pelos preços (maiores?) da BYU, com opção de bolsa integral para a BYU;
  15. Empregada doméstica (20 horas/semana);
  16. Jardineiro, se necessário;
  17. Isenção de impostos e isenção de Dízimo.
Será que a Igreja reembolsaria calças para as mulheres, ou apenas saias?

Será que a Igreja reembolsa calças para as mulheres, ou apenas saias?

Técnicamente, nada disso constitui um salário. Nenhum dinheiro excedente resulta dessa “ajuda de custo”, nada disso é contribuível para um fundo de aposentadoria, nada disso é tributável como imposto de renda, e nenhum valor pode ser economizado para o futuro ou investido para ganhos.

Não obstante, tampouco se pode afirmar que os custos da Igreja não sejam consideráveis, ou que isso representa muito mais do que qualquer salário ganho pela maioria dos membros da Igreja. Posto d’outra maneira, eu conheço poucos membros da Igreja que não trocariam seus salários por essas “ajudas de custos”.

Outro dado interessante do manual é a preocupação com evitar impostos e evitar divulgação das finanças da Igreja:

Para evitar que se levantem questões desnecessárias sobre impostos, por favor siga estas instruções cuidadosamente: 1) Nunca compartilhe informações sobre os fundos que você recebe da Igreja com seus contadores ou brokers… 2) Nunca sugira, de qualquer modo, que você é remunerado por seus serviços [à Igreja], 3) Caso seja obrigado a preencher informações de Imposto de Renda, jamais mencione quaisquer valores recebidos da Igreja…

Além disso, a natureza secreta sagrada destes fundos é reforçada de maneira inequivoca:

Os valores dos reembolsos devem ser mantidos em confidência estrita, e nunca discutidos com missionários, outros presidentes de missão, amigos ou familiares.

Autoridades Gerais

Tal e qual os Presidentes de Missão, as Autoridades Gerais tampouco recebem salários propriamente ditos. Porém, diferentemente daqueles, estes tem um chamado vitalício e continuam recebendo tais “ajudas de custos” pro resto da vida.

Além disso, sabemos que os Apóstolos recebem remunerações por servir em Conselhos Diretores das inúmeras empresas de fins lucrativos da Igreja, como a Deseret Management Corp. (receitas anuais de USD 1,2 bilhões), a AgReserves, a Hawaii Reserves, a Polynesian Cultural Center (receita de USD 59 milhões para 2010, e cujo presidente recebe salário de USD 300.000 anuais), a Ensign Peak Advisors (empresa de fundo de investimentos que movimenta bilhões de dólares ao ano), a Beneficial Life Insurance (empresa de seguros de vida com mais de USD 3 bilhões em fundos), a Intellectual Reserve, a Deseret Trust Co., etc. [2][3]

Estrutura Organizacional da Corporação do Presidente da Igreja (Fonte: Businessweek)

Estrutura Organizacional da Corporação do Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Fonte: Businessweek)

Todas estas empresas multi-bilionárias ficam sob o controle imediato da Corporação do Presidente da Igreja, que por sua parte distribui controle destas para os demais Apóstolos e Bispos Presidentes, e ações e participações destas para as demais Autoridades Gerais. Grande parte, se não quase totalidade, das finanças, lucros, solvências, investimentos, e pagamentos destas empresas não estão abertas ao escrutínio público por decisão deliberada da Igreja (i.e., do Presidente da Igreja), então conhecimento preciso destes dados financeiros é praticamente impossível. Estimativas baseadas em alguns poucos fatores conhecidos (propriedade e localização de terras, imobiliário, volume de transações e vendas/acquisições, etc.) podem ser comparados com empresas similares cujas finanças são transparentes, e suposições lógicas são calculadas.

Milionário Mitt Romney usa a Igreja para burlar o Fisco e acaba pagando mais em Dízimo que em impostos...

Milionário Mitt Romney usa a Igreja para burlar o Fisco e acaba pagando mais em Dízimo para a Igreja do que em impostos de renda ao Governo…

Pelas leis Americanas, de acordo com o Antropólogo SUD e ex-funcionário corporativo da Igreja Daymon Smith, a Igreja pode investir os recursos religiosos (i.e., Dízimos e ofertas) em suas empresas de fins lucrativos, girar o dinheiro entre eles e outros porfólios com grandes lucros, e retorna-lo aos fundos da Igreja, que por si são isentos de impostos por tratar-se de fundos religiosos. Além disso, a Igreja recebe como doações ações de empresas como oferendas (i.e., Dízimos e ofertas) que podem ser vendidas e assim tanto ela como os doadores evitam impostos. (Mitt Romney famosamente montou um esquema desses para evitar impostos!) [4][5]

Assim sendo, a Igreja pode pagar “apenas ajudas de custos” a seus líderes religiosos, que, por não se tratar de salários, são isentos de impostos, mas paga-los através de bonus para Conselheiros Diretores e ações de corporações privadas da Igreja, e ainda longe do escrutínio público por se tratar de empresas fechadas. A própria Igreja não abre seus livros de contabilidade ao público há quase 50 anos, o que dificulta uma análise precisa, e ademais, o historiador Mórmon Michael Quinn estima que a compartimentalização de corporações e unidades admnistrativas da Igreja seja tão enorme e tão burocrática, que é possível que ninguém saiba exatamente quanto cada um (além de si mesmo) recebe das múltiplas organizações da Igreja. [6][7][8][9][10][11]

Em 2009, a Igreja SUD no Canada declarou ao governo Canadense 184 funcionários de tempo integral, cujos salários médios era de $83 mil anuais, sendo 2 deles entre 80 e 120 mil, 6 deles entre 120 e 160 mil, e 2 deles entre 160 e 200 mil. Considerando tais salários muito acima da média nacional ($50 mil para administradores), além da “ajuda de custos” generosa oferecida para presidentes de missão (como vimos acima), estas remunerações podem girar entre USD 300 e 800 mil ao ano, talvez muito mais nos escalões mais altos (i.e., Primeira Presidência). [12][13][14][15]

Contudo, devido a extrema importância dada ao sigilo sobre finanças na Igreja, estas estimativas só podem ser, por natureza, especulativas. Os poucos dados que temos nos oferecem uma noção geral, mas não são dados concretos. Alguém possui dados concretos para compartilhar conosco e para ajudar-nos a elucidar esta questão?

NOTAS E LINKS

[1][2][3][4][5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15][16][17]

436 comentários sobre “Quanto Ganha um Apóstolo Mórmon?

  1. É culpa dos profetas e apóstolos a fome na África? As doenças? A miséria? As calamidades Financeiras? ou mesmo a situação economica dos demais membros da igreja? Não,não é e nunca será, porque fazem bem o seu trabalho de ensinar a autosuficiência,do viver previdente, do armazenamento,do viver em retidão,da ajuda humanitária poderia discorrer aqui por linhas e linhas sobre seus ensinamentos.

    [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

    • Bezerril,

      Onde no meu post eu culpei os profetas e apóstolos pelas mazelas na África?

      O que eu quis explanar aqui meu amigo, é que muito dos problemas na África poderiam ser amenizados e/ou até mesmo evitados se os oráculos de Deus não gastassem tanto com:

      – salários exorbitantes para si mesmos e demais autoridades gerais;
      – ajudas de custo elevadíssimas para presidentes de missão;
      – shopping luxuoso de 5 bilhões de dólares
      – empresas multibilionárias em nome da igreja

      O que me dá mais pavor nesses números, é o fato de a igreja gastar pouco mais de 1 bilhão em ajuda humanitária (em 25 anos), e gastar 5 BILHÕES DE DÓLARES EM UM SHOPPING (em apenas 6 anos) e de frente para a Casa de Deus !!!

      Pergunto: Será que Cristo agiria assim? Acredito piamente que não.

      Dá até a impressão de que a igreja está se distanciando do verdadeiro cristianismo, aquele ensinado na igreja primitiva. E o próprio Livro de Mórmon dá-nos a entender e pensar assim. É lamentável!

      • Giovanni, creio que existe um erro grave em seu pensamento, pois, a igreja não gastou 5 bilhoes no Shopping, mas, investiu 5 bilhoes, e como todo investimentos, se espera lucrar com eles, investimentos servem para justamente manter o padrão ou melhorar os lucros, assim, fica mais fácil a igreja gastar com ajudas humanitários como no caso, 1 bilhão. Se não houvessem os investimentos, não haveria saúde financeira para continuar as doações humanitárias.

      • Não Pedro, não é este o caso, pelo menos no shopping não, pois ele não vai gerar lucro para a igreja. Então, inverte-se a situação, é você que está errado gravemente em seu pensamento.

        Repito, o City Creek Center foi um dos maiores erros que esta igreja já cometeu. Esse dinheiro daria para ser investido em outras coisas bem mais importantes, ex: faculdades, escolas, asilos, hospitais, ongs sem fins lucrativos (de novo, com devida atenção para a África e outros lugares pobres), melhores condições para os missionários, para os membros, etc, etc, e etc.

      • Quem te disse que Shopping não vai gerar lucro para igreja? Não digo que não possa haver tal coisa, mas, a tentativa foi investir e como todo investimento existem os riscos, agora, não se pode comparar investimentos com gastos, como ajuda humanitária, não tem como ser o mesmo valor, pois, é através dos investimentos que se pode ter a saúde necessária para que assim possam haver as ajudas humanitárias.

        Creio que vc pode está certo, ou não, acredito que quem autorizou o investimento acreditava que seria a melhor opção.

        [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

      • City Creek foi um projeto imbecil de alguem que convenceu as AG a assinarem essa grande perda de dinheiro para abrigar lojas que 90% dos membros em Utah nao tem condicoes de comprar. Eu sei. Moro aqui e fui la varias vezes. So loja para rico. Busque no Google e confira. Apostasia. 1,2,3 Vamos Fazer compras, disse o Profeta no dia da inauguracao. Que babaquice.

      • meu amigo você continua insistindo sobre a vida dos empresários que são SUDs, não tem nada a ver com a igreja, eles conquistaram estudando, trabalhando anos a fio sendo empresários e estes que tem shoppings estão sim ajudando a igreja, emprestando seus helicópteros, suas aeronaves, suas casas, que por sinal não são da igreja. Agora investigue sobre a igreja Universal, e verás que este sim usam do dizimo dos fiéis para seu benefício próprios. São estes empresários que mantem as viagens dos profetas, e dos presidentes de missão e se são exorbitantes o que você tem a ver com isto? se estes empresários RECONHECEM e dão estas ajudas de custo? E de onde vem? justamente destes itens de que falas acima. Pois saibas que muitas das ajudas que a igreja faz ,depende destes homens com a lei da consagração, e cada vez mais são abençoados. Agora dizer que a igreja gastou 25 bilhões no shoping, é mentira este dinheiro são dos empresários que por sinão coincidem serem SUDs. Não confundam por favor.

  2. Prezado bezerril,

    O fato é que existe uma forte disparidade dentro da igreja SUD, onde missionários de tempo integral passam por muitas dificuldades, e presidentes de missão vivem na mordomia exagerada por ajudas de custos que poderiam ser mais modestas. A autoridades Gerais ficam em flats e Hoteis de luxo por acharem mais seguros, mas por exemplo em minha Igreja ( IRJCSUD), o profeta fica na casa dos membros hospedado. São algumas atitudes e fazem muita diferença.

    Isso não vai acabar com a fome na Africa, mas se a igreja economiza-se mais em vez de pagar altos salarios e altas ajudas de custos, essa economia poderia ser revertida para as fazendas da igreja que poderiam produzir mais alimentos e assim auxiliar os famintos do mundo e da Africa tbm.

    • Presb. Jean C. Martinelli, não se pode comparar a IRJCSUD com a SUD, creio que na época em que a igreja tinha o número de membros da IRJCSUD, e a visibilidade era tão baixa como a IRJCSUD, creio que o presidente da igreja também ficava na cada dos irmãos.

      • Hoje ambas as igrejas tem projeção internacional, e a IRJCSUD esta presente em mais de 75 paises, e ainda assim nossos apostolos, Profeta, primeira presidencia, ainda ficam nas casas de membros,e em raros casos em hoteis mais simples porém confortáveis…e não possuem seguranças… MAs o problema aqui exposto é o exagero de gastos que a igreja SUD tem com Presidentes de Missao, Autoridades Gerais e outros….Gastos que poderiam ser mais modestos e e não sao.

      • Não disse que a IRJCSUD não possui projeção internacional, o que eu disse que não se pode comparar o tamanho da SUD em relação a IRJCSUD, ou pode? Quando a SUD estava no tamanho da IRJCSUD, onde as autoridades de hospedavam?

        [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

      • Não estou aqui para comparar tanho de igrejas,mesmo sabendo que a minha é a segunda maior igreja oriunda do movimento da restauração, (IRJCSUD), e tbm sabendo que a IRJCSUD tbm tem Universidades, fazendas, e Entidade própria para Emergências Globais, basicamente tem a mesma estrutura da igreja SUD, apenas tem um menor numero de membros pois ainda nao esta espalhada pelo planeta todo, mas estando em 75 paises, e tendo o Haiti e Honduras com praticamente 1 em cada 5 habitantes sendo membro da IRJCSUD, eu creio que não tem diferenças significativas entre as duas para que justifique presidentes de missao, templo e Autoridades Gerais da Igreja LDS receberem ajudas de custo no minimo exageradas. Mais uma vez declaro que o que não concordo é o exagero gasto com esses líderes, coisa que na IRJCSUD eu vejo mais humildade e gastos mais humildes,não por não ter dinheiro, mas por ser o justo.

      • “…eu creio que não tem diferenças significativas entre as duas…” No aspecto doutrinário tem muitas diferenças, por exemplo as obras vicárias do templo das quais você já participou. A propósito, como posso saber mais sobre a Comunidade de Cristo sem ser pelo site oficial?

      • Apenas queria lembrar, que a Igreja Católica é a segunda maior do Planeta, e seu PAPA Francisco abriu mão das regalias e mordomias, veio em voo comercial para o Brasil, não usou carro brindado, não usa as roupas pomposas do papa anterior, não está hospedado em Hotel 5 estrelas, e é o Presidente de um pequeno país chamado vaticano. Vendo desta forma, eu realmente acho cabível que o Profeta Mórmon e seus 12 apóstolos se espelhassem nesse grande exemplo de humildade do PAPA francisco, em vez de agirem como chefes de estado. São religiosos e deveriam se espelhar no exemplo humilde de Cristo.

      • O fato do Papa cortar custos foi pura publicidade devido ao fato de a Igreja Catolica estar sobre pressao por causa de gastos abusivos. A Igreja Catolica tampouco faz nada para ajudar os paises pobres, Nao estou defendendo nenhuma igreja ou julgando outras creio que no devido tempo todas igrejas serao purificadas de toda sujeira e corrupcao e se tornarao uma so e sera chamada a Igreja do cordeiro.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.