Cadê a tradução?

Um ano depois, ensaios históricos do site lds.org permanecem sem tradução

translation2Há muitos problemas de tradução na Igreja sud. Mas um tem se destacado gravemente: a política de não traduzir.

No final de 2013, o site lds.org inicou a publicação de ensaios em língua inglesa acerca de tópicos de natureza histórica e doutrinária, recebendo bastante atenção nas discussões online sobre mormonismo. Os ensaios não foram anunciados em Conferência Geral, promovidos na Liahona e Ensign e sequer receberam destaque no próprio site. De fato, é até mesmo difícil localizá-los.

Em que pesem os problemas, penso que a iniciativa apontou para uma maior abertura da Igreja sud em lidar com seu passado, uma vez que tem abordado temas controversos como violência entre mórmons no séc. XIX,  a historicidade do Livro de Abraão e os quatro ensaios relacionados ao casamento plural , incluindo a prática em Kirtland e Nauvoo, entre pioneiros em Utah  e seu fim oficial com o Manifesto.

Senti uma satisfação especial ao ler o ensaio intitulado “Raça e sacerdócio“, ao ver informações que a Igreja admitia pela primeira vez a respeito de um tema tão doloroso quanto relevante para o mormonismo no Brasil. Infelizmente, minha resenha publicada aqui há um ano permanece como a única fonte em língua portuguesa para tais informações.

O fato desses ensaios estarem disponíveis apenas em inglês sugere que é de interesse da Igreja que apenas uma minoria de seus membros tenha acesso a eles. Quanto menos, melhor. Talvez minha interpretação soe como uma teoria da conspiração. Ok. Aceito a possibilidade. Mas seja qual for o motivo por trás da falta de tradução, o resultado é exatamente este: os ensaios estão disponíveis a uma minoria de membros.

Quantos membros sud brasileiros você conhece que têm a habilidade de ler um texto complexo em inglês?

Certamente, não faltariam recursos humanos e econômicos para traduzir. Recentemente, um site objetivando auxiliar na luta contra o uso de pornografia foi lançado pela Igreja em dez idiomas. Dez idiomas.

Atualização em 29/12: nesta data constatamos a publicação dos ensaios em português.

15 comentários sobre “Cadê a tradução?

  1. . Sério, pois se trata de um esforço genuíno embora muito cauteloso e tímido de a igreja ser mais transparente e honesta com sua história. No entanto olhando pelo lado das autoridades gerais oque eles podem fazer?, abrir e escancarar as “portas e janelas” e correr o risco de derrubar nossas tradições em cima das nossas cabeças e assim magoar milhares de santos fieis? Por outro lado não seria um ato de fé genuíno partindo deles abrir a história de uma vez por todas fazer os ajustes necessários pedir as desculpas que fossem necessárias e permitir que nós membros comuns decidíssemos por nós mesmos e nossa fé ? será que a perca seria realmente grande?. É difícil muito difícil, não gostaria de estar na pele deles.

  2. Richard wrote:
    No entanto olhando pelo lado das autoridades gerais oque eles podem fazer?, abrir e escancarar as “portas e janelas” e correr o risco de derrubar nossas tradições em cima das nossas cabeças e assim magoar milhares de santos fieis?

    Essas são as duas perguntas mais idiotas que já ouvi…

    A resposta é simples… Não… Não significa que vão abrir e escancarar as “portas e janelas” e derrubar nossas tradições em cima das nossas cabeças e assim magoar milhares de santos fieis…

    Significa apenas professar a verdade apenas isso… Se a história mórmon causa vergonha… Então teremos uma noção real de que os lideres do passado não são tão incorruptíveis como se apregoa…

    Acho que tem que escancarar sim! Proclamar que Joseph Smith (além de profeta para quem assim acredite, eu não acredito) era mulherengo, gostava de disputas e não respeitava nem as mulheres casadas… Eles tinha uma lorota infame e libidinosa de que (se lhes fossem agradável a mulher de seu próximo) a mulher x era sua esposa celeste… Mesmo se fosse casada… Isso pra mim tem um nome…

    A igreja não se diz a única verdadeira sobre a face da terra, então qual problema em professar sua verdadeira história?

    Vou te contar viu… !

    • Silvio Nunes, é notório que você não possui vinculos, passado, respeito (nem pelo semelhante quanto mais por uma instituição) ou amor por esta igreja se tivesse entenderia o que quero dizer. Se sua vida tivesse sido moldada, seu vínculos afetivos, negócios, familiares e uma serie de outras questões sociais estivessem em jogo talvez tivesse um pouco mais de sobriedade em suas respostas.

      • Está completamente equivocado em sua opinião Richard! Estou há mais de 30 anos na igreja, sou ativo atualmente, porem meu grande sonho é que a história da igreja seja passada a limpo nua e crua como deve ser… Como o é o lema da organização das moças: “Defender a verdade e a retidão”… Se é um lema para as moças porque não para a igreja como instituição… É só para as moças? Você é favorável ao lema de “defender a verdade e a retidão” ou não?
        Em minha opinião, não, primeiro porque se esconde por trás de um avatar… É uma posição mui cômoda postar opiniões protegido por um avatar… Segundo porque defende que a história real não deva ser contada para o “céu não desabar sobre nossas cabeças”… Isso é amor pelo povo e pela igreja? O amor liberta, não aprisiona em uma sela de fragmentos de verdade(s)…
        Quando tomamos um rolo de Torah ou o Tanak lemos histórias que para alguns a interpretação remete à visão de um D’us cruel, que ordena destruir nações inteiras, que manda ursas devorarem rapazes, etc… Não se floreia para se tornar este D’us mais belo ou melhor do que Ele realmente O é… Este D’us ordena não fazermos adorações que não sejam exclusivamente a Ele…
        Pelo que você escreveu em sua postagem (se entendi corretamente) você defende que a verdade não pode ser divulgada, ensinada, professada… Todos devem ficar na mais absoluta ignorância pelo amor a igreja, porque suas vidas foram moldadas em preceitos morais (que correm o risco de ruir) que correm o risco de se desfazerem se a verdade for ensinada… Como você ou os membros podem manter-se em seu castelo de fragmentos da verdade, como manter ilibada a moral e a conduta dos antigos “profetas” se estes em diversas ações se mostravam apenas serem homens carnais de uma carnalidade incompreensível para os padrões de um Tzadik ou Tamim?
        A primeira coisa que D’us exigiu de Avraham ao fazer aliança com ele foi que ele fosse Tamim ( perfeito, ou que andasse em toda a santidade diante D’le…)… Nos dias atuais movidos pela ignorância muitos livros e muitos acreditam que Joseph Smith “fez mais pela salvação humana que qualquer outro homem exceto Jesus Cristo” ou seja, colocam JS ao lado de Jesus Cristo… Em outros livros pode-se ler que Hiram Smith (em alguns mesmo Joseph) está no reino celestial… Vamos aceitar por um breve momento isso como verdade…
        Posso então me agradar de uma mulher qualquer e cantá-la dizendo que ela é minha esposa espiritual, ok! Como era comum se fazer na época de Joseph, Brigham Young entre outros, ok! É exatamente o que faziam Joseph e Young, são nossos profetas podemos seguir seus passos certo… (Brincadeira)
        O problema aqui não é eu respeitar ou ter uma vida moldada pela casca de verdade (isso mesmo eu disse casca de verdade) que é a igreja atualmente… O problema é que os membros não conhecem a história da igreja como deveriam… O problema é que muitos querem permanecer ignorantes quanto às verdades históricas da igreja… O problema é que pensam que assim são felizes, pra que mexer no passado (para o mundo desabar sobre nossas cabeças?) ? E assim vamos ilusoriamente avançando com a noção que vamos romper algum véu algum dia…
        Irmão esse é o verdadeiro pecado… Talvez não poder jamais romper o véu porque alguém disse que em feitos um homem estava abaixo apenas de Jesus e as pessoas passam a adorá-lo… Ah! Mas na igreja ninguém adora J Smith… Será? Adorasse e tudo converge para uma adoração irrefutável aos lideres… Muitos veneram até lideres das Estacas… E MUITOS adoram estar em cargos elevados porque podem usar poder e ser adorados… Às vezes você vê um líder fazer uma (desculpem os termos que usarei) “cagada” gigantesca, mas como aquele “cocô” é de um líder então não é um excremento qualquer… Se você passar no rosto tem propriedades curativas, ou seja, qualquer “cocô” que vier de um líder deve ser aceito de bom grado e é neste ponto que alguns se revoltam e se diferenciam pois não estão na igreja para aceitar qualquer porcaria que não deveria sair da boca dos lideres. Então a maioria por fim pergunta, mas em que isso ajudaria? O líder foi colocado lá por D’us se ele nos oferecer qualquer “cocô” devemos aceitar pois esse líder representa o próprio Jesus Cristo, deixemos o cocô o foco era adoração… Se um líder “cagão” é comparado a Jesus Cristo, se nos fazem acreditar que qualquer “cagão” foi chamado por D’us quanto mais Joseph Smith aquele que fez tanto por nós, ok! Exceto mais que o próprio Cristo!
        Ninguém pode ser salvo em ignorância irmão então vai estudar um pouco a história real de sua igreja…
        Shalom!

    • Não é uma questão de “segredos” ou “verdades” a serem ditas, isto é uma religião (mithos não logus) tudo nesse aspecto é meio subjetivo. A questão está ligada a historicidade e a tradições que foram compostas em cima desta história e posteriores crenças que vieram da junção das mesmas. Existe famílias e a alma de milhares de pessoas em jogo não é uma “comissão da verdade brasileira” você não tem um indivíduo para punir ou pedir explicações.

      • Richard wrote: “Existem famílias e as almas de milhares de pessoas em jogo não é uma “comissão da verdade brasileira” você não tem um indivíduo para punir ou pedir explicações”…

        De certa forma o que você está admitindo irmão é que a verdade remete a igreja a um passado de vergonha. Que se as pessoas realmente soubessem perderiam suas tradições ou mesmo suas “bases” que foram construídas sobre falsidades… Não é uma comissão da verdade, porem porque mesmo hoje quando vai se evangelizar porque não se conta a verdade às pessoas?

        Porque ao se abordar um investigador afro descendente não se diz que são negros porque foram indiferentes (ficaram em cima do muro) no episódio da guerra nos céus… Ou porque não se conta com naturalidade que Joseph Smith teve mais de 40 esposas sendo algumas mocinhas de 14 anos… Que os 5 primeiros presidentes da igreja foram maçons… E que divulgaram segredos da Ordem…

        Porque não se conta que Brigham Young era mais visionário que vidente, (na realidade tenho uma tese de que não existe esta coisa de “vidente e revelador”) e era louco também… Porque não se explica esta coisa de cantar as esposas casadas enquanto os maridos estavam em missão? Os profetas citados adoravam na realidade eram as questões carnais… Estão muito distante da imagem de um verdadeiro Tzadik ou um Rebe judeu atual…

        Voltando, não se trata de uma comissão da verdade, mas a verdade para uma igreja que se diz a única verdadeira na face da terra e que professa templariamente que a a verdade deve fechar um circulo ou circuíto, não deveria causar tal “dissabor” ou mesmo sabor amargo… Tudo porque? Porque os lideres do passado não conseguiam guardar a sua Brit… (Brit é o membro masculino, o pênis)…

        Eles maculavam sua Brit em pensamentos e ações… Presunçosamente convenciam a custo de poder e autoridade muitas fieis que se elas tivessem pacto com eles seriam exaltadas no mundo futuro… Se o cara não consegue conter o próprio membro este tem virtude para ser profeta ou vidente? Eu digo que não, pois o Ramban (Maimonides em “O guia dos perplexos”) , ensina que algumas pessoas não estão aptas para as coisas mais elevadas, para as coisas espirituais e em minha opinião um cara que macula sua Brit está distante de ter virtudes de profecia ou vidência…

        Mas as pessoas estão em profunda letargia atualmente… Outro dia eu disse em uma sala de aula que as pessoas não conhecem a história da igreja, um irmão apenas falou, mas tinha poligamia no passado hoje não tem mais é o que importa… Eu não disse mais nada… Talvez você esteja certo, para que acordá-los desse sono letárgico? Tenho refletido demasiadamente sobre isso… Tenho o direito de tirar das pessoas suas pseudoverdades???

        Tentar reescrever as escrituras foi outro erro gravíssimo de Smith… Mas isso é outra história…

        Shalom

  3. Em toda a historia, sempre que a Igreja de Deus esteve estabelecida na terra ela se corrompeu em apostasia e consequentemente foi condenada com excecao da cidade de Siao. Quando Jesus viu a pobre viuva jogar sua pequena moeda nos cofres corruptos da Igreja da epoca, ele nao a impediu de atirar sua moeda mas sim condenou os hipocritas e exaltou a mulher que fez a oferta de coracao. Creio que o que se sucede hoje na igreja de Deus e semelhante ao que aconteceu em varias Igrejas em diferentes epocas, porem, assim como na epoca de Cristo, na epoca dos Nefitas e em todas outras ocasioes, a igreja mesmo condenada continuava sendo a Igreja de Deus. No livro de Mormon vemos o Senhor suplicando com os poucos que sobravam da igreja, mesmo os iniquos Nefitas em suas ultimas batalhas quando Mormon ja estava a ponto de desistir o Senhor suplicou uma ultima vez com o que sobrou de sua Igreja “E aconteceu que o Senhor me disse: Clama a este povo Arrependei vos e vindes a mim e sede batizados e REORGANIZAI a minha igreja e sereis poupados”(Mormon 3:2) Isso mostra que a apesar de toda a iniquidade, rebeldia e apostasia da igreja, o Senhor ainda estava disposto a salvar a sua Igreja e seu povo. Talvez em futuro proximo, nos gentios tambem estaremos nessa situacao onde o Senhor novamente suplicara com o que restar de sua igreja. Sim ha corrupcao na Igreja de Deus hoje em dia, assim como houve em outras epocas, basta ler terceiro Nefi, Mormon, Moroni quando eles e ate mesmo o Salvador dirigem suas palavras a nos para perceber que estamos num estado perigoso, mas apesar de tudo continuamos a ser a Igreja de Deus(mesmo sob condenacao) E em breve o evangelho sera levado ao ramo mais fertil que e a casa de Israel e eles jamais se afastarao do verdadeiro pastor.

  4. Antônio, lembro muito bem de que uma das primeiras coisas que pensei e expressei ao ler o seu artigo de um ano atrás é quando a Igreja iria traduzir para o português (e outros idiomas falados pelos membros sud no mundo) esses artigos com textos sobre assuntos “difíceis” da história e da doutrina sud.

    Um ano se passou, e … nada! Lamentável. Em minha opinião, o argumento para não publicar em outros idiomas é o de “tá aí, só não sabe quem não quer, ou quem não pesquisa”. Se o povo brasileiro no geral quase não lê, imagina ter que procurar informações históricas e doutrinárias da IJCSUD em um idioma estrangeiro.

    Concordo contigo Antônio, quando diz que “o fato desses ensaios estarem disponíveis apenas em inglês sugere que é de interesse da Igreja que apenas uma minoria de seus membros tenha acesso a eles. Quanto menos, melhor”. Por isso admiro e considero fundamental o trabalho realizado pelo Vozes Mórmons.

  5. CADÊ A TRADUÇÃO?
    Olá pessoal, bom dia a todos. Não precisa tanta discussão e estresse, se alguém escreve um comentário, um livro ou um jornal em inglês ou outra língua estrangeira. Para quem sabe usar o computador e a internet, isso é muito fácil de ser resolvido. Existe uma ferramenta no Google, chamado de TRADUTOR. É só você selecionar o texto que você queira ser traduzido, copiá, vá lá no Google, clique em tradutor, e colar. A tradução é automática em português, ou vice-versa, ok? e o problema estará resolvido.
    Valeu pela dica?
    Um abraço,
    Araújo

  6. Meus amados irmãos, sou membro da igreja ha 17 anos sou Maçom também, certa vez um lider local me falou que não dava pra conciliar as duas coisas o tempo passou e mostrei a ele o oposto não posso falar mais pois sou muito conhecido na igreja, bem, discussão vai discussão vem e no final ficamos todos na inercia, meus amados um dia toda verdade virá a luz do conhecimento de todos, não vos preocupeis com traduções pois até isso pode ser manipulado, sei que a igreja investiu milhões de dólares em terras que supostamente achavam ser terras da historia do livro de mormon e nada. O único ponto que é de propriedade da igreja é o monte cumora, onde fizeram varias escavações para encontrar artefatos e não acharam nem uma ponta de lança, meus amados vamos acordar ….

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s