Poligamia no Podcast Mórmon

podcastCasamento plural será o tema do próximo Podcast Mórmon. O novo episódio discutirá as origens da prática, seus desenvolvimentos subsequentes e abandono pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como o surgimento do fundamentalismo mórmon e os resquícios teológicos na moderna Igreja SUD.

Para podermos melhor abordar esse assunto tão amplo e complexo, contamos com sua ajuda.

Quais suas perguntas sobre poligamia mórmon?

Leia mais sobre poligamia mórmon aqui.

Veja episódios anteriores do Podcast Mórmon aqui.

7 comentários sobre “Poligamia no Podcast Mórmon

  1. Gostaria de saber quais as diferenças doutrinárias entre A Igreja de Jesus Cristo SUD com as igrejas mórmons fundamentalistas além da prática da poligamia.

    A Comunidade de Cristo pratica poligamia? Se não qual o motivo? Sendo que a igreja SUD parou a prática devido ao manifesto do Presidente Woodruf, teria algo semelhante na Comunidade de Cristo?

  2. A poligamia é uma espinha na garganta de mórmon. É um contorcionismo que um mórmon faz para tentar defender essa prática abominável.

    • Sim, prática de muitos personagens da Bíblia como Abraão, Jacó,Saul, Davi, Salomão entre outros. Sinceramente mais abominável é transformar um homem em eunuco.

      De fato, é uma das polêmicas da história mórmon difíceis de aceitar em si. Muitos membros nem entendem ou aceitam falar sobre isso.

      Porém, não vejo como algo ruim se for de comum acordo. Cada um faz o que quiser e vive como quiser. Se duas mulheres aceitam viver com um homem ou dois homens com uma mulher, nem crime deveria ser nos EUA.

      • Disse Nefi:”Eu Nefi,tendo nascido de boa família,fui,portanto,instruido sôbre alguma coisa de todo conhcimento de meu pai…”.Assim começa a leitura do livro de Mórmon, Nefi afirmando que era de boa família,e com certeza essa família era formada por seus pais e irmãos.A monogamia era praticada por Lehi,pai de Nefi, e esse entedimento de casamento foi vivido pelos filhos desse homem.Nefi era um homem fiel a Deus,conforme o livro relata, a todo momento ele exorta seus irmãos a guardarem os mandamentos de Deus(1Nefi 16:4),e sabendo que era importante o casamento no plano de Deus,ele e seus irmãos se casaram com as filhas de Ismael(vers.7),seguindo o exemplo de seu pai,Nefi guardou os mandamentos e foi extremamente abençoado pelo Senhor(vers.8).Com certeza esse homem segui o modelo de casamento que Deus tinha instituido no Édem (Gên.:22-24),ou seja,a monogamia.No livro de Jacó,irmão de Nefi,existe uma advertencia muito forte ao povo para que não praticasse iniquidade aos olhos de Deus,pois o povo endureceu o coração,e assim voltaram-se a prática que Davi e Salomão viveram,a POLIGAMIA(Jacó 1:15).Jacó e seu irmão José haviam sido consagrados sacerdotes do povo,e cabia a eles ensinar com diligência a palavra de Deus,para que o sangue do povo não caisse em sobre suas vestimentas(Jacó 1:19).Esse homem,tinha um compromisso com o povo,de fé e obediência,essa seriedade ele afirmou (Jacó 2:2),o pecado da poligamia,era abominável a Deus,e Jacó afirmou que tinha vergonha ante meu criador de ver tanta maldade no coracão do povo (Jacó 2:4-6).Jacó entendia a palavra de Deus,e praticava,e ele desejava que o povo tivesse entendimento da palavra,pois assim não iam usar como desculpa para praticar libertinagem,que foram escritas sobre Davi e Salomão,pois tiveram muitas mulheres e concubinas,e Jacó segue afirmando que a POLIGAMIA era ABOMINACÃO,e que o homem não poderia ter mais de uma esposa(Jacó 2:23-28).É notório que a poligamia nunca foi ensinado ou praticado pelos profetas do livro de Mórmon,e sim,a monogamia que foi o padrão estabelecido por Deus no Édem.No cap. 3,Jacó fala aos puros de coracão,e pede prá que eles olhem firmes e com fé para Deus,e novamente adverte contra a POLIGAMIA,e diz que é libertinagem.E assim,ensina o padrão de Deus para um casamento feliz(Jacó 3:1-7).Podemos perceber,que o “livro mais correto do mundo,a pedra angular dos mórmons,o livro que mais aproxima o homem de Deus e que possui a plenitude do evangelho”,abomina totalmente essa prática,que Joseph Smith tentou introduzir como mandamento enterno na sua igreja,e que foi uma experiência terrível para aquelas mulheres e todo o povo mórmon.Mas o que levou Joseph smith a mudar o padrão de DEUS da monogamia para a poligamia?,tendo em vista que ele tinha esse entendimento correto,pois se casou com Ema,e recebeu “revelações” sobre a forma correta de casamento,veja:”Amarás a tua espôsa de todo o teu coracão e a ela te apegarás e a NENHUMA outra,e aquele que olhar uma mulher para cobicar,negará a fé,e quem cometer adultério será EXPULSO”(D&C 42:22-24),mas adiante ele afirma ter recebido mais “revelações” sobre a maneira que um Cristão deve viver em um casamento(D&C 63:14-18),e também ele afirma que é legítimo que o homem tenha UMA espôsa(D&C 49:15).O que fez com que Joseph Smith mudasse tão rapidamente e radicalmente de opinião?,O que levou ele a se desviar da verdade e levar tantas pessoas com ele,nessa abominação?.Para os amigos mórmons convido a não confiar no braco da carne(2nefi 4:34),pois o homem é livre para agir por si próprio(2nefi 2:27),pois quando deixamos de guardar os mandamentos nos afastamos de Deus(2nefi 4:4).E foi isso que aconteceu.Smith,passou a agir pelo seu instinto,e foi se afastanto de Deus e com ele,levou muitos filhos de Deus,que foram cegados pela névoa de escuridão que pairava na cabeca de Joseph Smith(1nefi 12:4,17).Convido a você amigo mórmon,a seguir a Cristo(2nefi 31:20),e a orar a Deus em nome de seu filho,Jesus Cristo para que possa ter a luz do Espirito Santo,e assim através de um sincero estudo e oracão possa entender e conhecer o verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo(moroni 10:5-7).

        Ver todos

  3. A poligamia foi realmente um mandamento dado aos membros da igreja?
    O que a bíblia diz sobre poligamia ?
    A poligamia foi abolida das doutrinas Sud?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s