Anteontem, durante a terceira sessão da 186a Conferência Geral Semi-Anual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos, membros da Igreja assistiram o Presidente Thomas S. Monson, encerrar as sessões de sábado com uma breve mensagem.

Thomas Monson, discursando na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual, ajudado por um senhor escondido (Fonte: Trent Nelson, Salt Lake Tribune)
Contudo, havia algo escondido da vista dos membros em geral, visível apenas ao mais astuto observador, junto com o Profeta durante seu discurso.
Algo não, alguém.
Ajoelhado atrás do Profeta Monson havia um homem, segurando-o em pé ou ajudando-o a manter-se em pé.
Certamente, não há nada de surpreendente que um idoso de 89 anos de idade necessite de ajuda para permanecer em pé durante um discurso, mesmo que tenha apenas alguns breves minutos de duração. Até o seu falecimento no ano passado, o Apóstolo Boyd Packer lia os seus discursos sentados do púlpito.
Contudo, é notável que a transmissão televisiva da Igreja fez de tudo para esconder o senhor auxiliando Monson a parecer mais saudável do que realmente é. Assista o discurso em sua íntegra aqui, e tente visualizá-lo. Possivelmente, apenas um brevíssimo relance de uma sombra numa tomada de longe nos últimos milisegundos da transmissão permitem suspeitar que Monson não havia discursado sem auxílio físico.

Thomas Monson na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual, com o auxiliar levantando-se e saindo de trás dele ao final do discurso (Fonte: Print do vídeo da transmissão oficial)
É mister notar que o enquadramento da câmera auxilia na ilusão de saúde, permitindo ao membro comum crer que Monson goza de força e energia muito além do que ocorre na realidade. Mantido em ângulo fechado e cuidadosamente evitando capturar imagem de seu auxiliar atrás dele, é possível acreditar que Monson está discursando sem qualquer ajuda.

Thomas Monson, discursando na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual (Fonte: Print do vídeo da transmissão oficial)
Essa não seria a primeira vez em que líderes da Igreja usam de tais truques visuais para fingir que o Profeta é ativo, saudável, ou mesmo lúcido. Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon Hinckley e, ironicamente, Thomas Monson por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe para lhes dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando-lhe a assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito com Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais.
Com rumores de debilidade física e senilidade avançada rodeando mórmons em Utah sobre seu Profeta atual, é possível que haja uma preocupação renovada para passar a aparência de força e saúde ao seu moribundo (e senil?) líder máximo para os membros da Igreja? A dificuldade para se visualizar o homem atrás de Monson durante a transmissão foi intencional, no sentido de esconder uma manipulação para passar uma impressão inexistente de vigor, ou meramente acidental e coincidente? Caso esteja se repetindo história com Monson do mesmo que fizera ele mesmo com Benson, até que ponto é uma postura saudável do ponto de vista institucional?
Acho muito bom o Vozes publicar os xingamentos. Mostra o quanto as pessoas se irritam quando qualquer fatinho abala sua visão edulcorada do mormonismo. Haja infantilidade.
Eu não sei qual foi a intenção do homem por trás do presidente Monson. Se for apenas na intenção de ampará-lo, acho normal. No entanto sabemos da preocupação excessiva da Igreja com a imagem, com a marca, e isso nunca me pareceu muito cristão. Agora, essas novas informações sobre esconder cateteres, forçar a aparição pública de profetas como se estivessem bem, manipulação de imagens, levando parentes a denunciar maus tratos, é de uma crueldade sem tamanho. Me entristece muito.
Suzana, para de dar ouvidos a esse site anti-mormon, e que muito cuidadosamente tenta desviar a fé dos membros da igreja.
“vozes mormons”, kkkkkkkk, não tenho dúvida de que se trata de “Vozes de Satanás” ou algum servo dele.
Outra coisa, olha para o próprio site, olha a imagem de capa do site do Presidente Joseph Smith, presta atenção a imagem nao lhe trás um sentimento ruin, a própria imagem tem essa função. As pessoas da imagens não estão nada nada satisfeitas com a presença do suposto Smith. Presta atenção nos artigos, “Gays mormons” “Quem são os Mormons” “Mulheres mormons”, um site desse está na cara que foi feito com o intuito de balançar a fé das pessoas, criar dúvidas e se possível afastar as pessoas da igreja. Não vejo aqui artigos das milhares de coisas fantásticas que a igreja faz, se tem é uma ou outra para atrair e dar credibilidade ao site. Prestem atenção!
26 E eu também olhei em redor e vi, na outra margem do rio de água, um grande SITE; e ele parecia BOM, COMPARADO AOS OFICIAIS DA IGREJA.
27 E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e SEUS ARTIGOS PARACIAM BONS; e sua atitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do fruto.
28 E os que haviam experimentado do fruto ficaram envergonhados, por causa dos que zombavam deles, e desviaram-se por caminhos proibidos e PERDERAM-SE. (podemos comparar assim, já que a visão é para nossos dias)