Devido à idade avançada, Thomas S. Monson, 89 anos, não mais frequenta regularmente as reuniões das Autoridade Gerais na Sede da Igreja, em Salt Lake City, de acordo com o comunicado oficial publicado na tarde desta terça-feira (23/05). O porta-voz da Igreja, Eric Hawkins, afirmou que não há relação com eventos específicos ou doenças específicas.

Imagem original: Salt Lake Tribune
O atual presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já vinha reduzindo suas aparições em público e mesmo em Conferências Gerais. Em outubro do ano passado, uma cena inusitada na Conferência mundial da Igreja SUD ilustrou a debilidade de sua saúde: ajoelhado atrás de Monson, durante um breve discurso, havia um homem, segurando-o ou ajudando-o a manter-se em pé. A cena também sugere o quanto a Igreja SUD tenta esconder o frágil estado de saúde de seu presidente. Até o seu falecimento, por exemplo, o Apóstolo Boyd Packer lia seus discursos em Conferência Geral sentado.
O comunicado oficial publicado hoje afirma:
Por causa das limitações decorrentes de sua idade, o Presidente Monson já não está frequentando reuniões nos escritórios da Igreja regularmente. Ele comunica-se e confere com seus conselheiros sobre assuntos, conforme necessário. O Presidente Monson agradece que o trabalho da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos continue sem interrupção. Ele aprecia as orações e o apoio dos membros da Igreja.
Não é a primeira vez em que líderes da Igreja usam de truques visuais e postergam ao máximo a admissão de que o Profeta atual não se encontra totalmente ativo, saudável ou lúcido.
Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon B. Hinckley e, ironicamente, Thomas S. Monson por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe para dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando sua assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito a Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais.
Hico nós estamos em 2017 não em 1917 quando nem se imaginava ter celular.A tecnologia serve para ajudar também.Acorde e viva o presente deixe de ser atrasado
Penso que nenhuma grande catástrofe tem ocorrido ou ocorreu por termos profetas pouco lúcidos ou caducos.Tenho a firme opinião que uma das grandes forças de liderança da igreja estão nas estacas, que são bem independentes em revelação e ministração.As presidências de Área já possuem metas e planos estratégicos independentes.Essa mania de membro achar que precisa de profeta pra tudo, somente demonstra a falta de luz e auto-suficiência espiritual e individual.Nós somos profetas também ! Podemos e devemos Profetizar! Usar todo o poder e conhecimentos divino revelado na esfera que o Senhor nos colocar.Larguem as muletas!
As profecias dos líderes da igreja, são profecias para todos. Quando eu tenho minhas revelações, as mesmas são para minha família e para mim, em particular. Acho que está faltando revelações que sejam mais palpável. As mensagens que nossos líderes inspirados falam nas conferências, não passam apenas de repetições de assuntos tratados no dia a dia. Que devemos orar, que devemos amar ao próximo, ir a igreja, pagar o dízimo, etc….
Que não deixa de ser importante também…