Desafio de história mórmon: rituais

É novamente o momento de testar os seus conhecimentos sobre a história mórmon! O que está acontecendo na foto abaixo? O que é diferente da forma como a mesma “coisa” é feita hoje? O que já é diferente da forma como era feita ainda antes?

27 comentários sobre “Desafio de história mórmon: rituais

  1. Penso que ele esteja abençoando o sacramento de joelhos e com “mãos santas levantadas” (não lembro onde se estabelece tal prática em D&C). Interessante que ao fundo, no painel, vemos a imagem de Joseph Smith interagindo com um personagem (seria Jesus?). Me pergunto: apesar da versão oficial da Primeira Visão ter sido consagrada ainda no século XIX, será que havia outras versões ainda em voga no meio SUD? Ou seria apenas a representação de uma das várias visões de Joseph e não a primeira?

    • Resposta correta! É a bênção do sacramento. A foto é do início do século XX.

      Obviamente, a prática de usar as mãos naquela posição foi há muito abolida nessa ordenança, a qual era realizada dessa maneira. Não há nenhuma menção explícita do gesto nas escrituras que tratam do sacramento, da mesma forma que não há nas escrituras a afirmação de que no batismo o braço do oficiante deva ser posicionada em ângulo reto, etc., a qual foi mantida.

      Pergunta bônus: o que os dois homens que oficiam a ordenança nos sugerem sobre seus possíveis ofícios no sacerdócio?

      • Penso que os homens são sacerdotes no Sacerdócio Aarônico, não???
        Uma vez, contactei os amigos da Comunidade de Cristo em busca de informações sobre suas crenças e doutrinas. Eles meio que acham enfadonho ter de lidar com isso, ou seja, como se fossem um “centro de informações para mórmons ‘pesquisadores'”. Enfim… o que pude perceber de minha conversa com eles é que eles se chateiam com o fato de hoje “relegarmos” o sagrado Sacerdócio Menor aos nossos meninos, homens ainda não formados, e com a ânsia SUD em fazer com que os homens atinjam, em vida, o sumo sacerdócio na ordem de Melquisedeque. Dizem que um homem (ou mulher, desde o início dos anos 1990) pode viver a vida inteira como diácono, sendo justo e bom, e honesto em suas responsabilidades como diácono. Em sua visão, eles simplesmente pensam que se não há uma necessidade real de avanço no sacerdócio, então podem permanecer como estão, até que a necessidade surja. É interessante pensar nessa lógica deles, e ela faz muito sentido pois penso que era assim no princípio da Restauração. Contudo, nossa lógica é a de que mesmo os nossos meninos (virtualmente) estariam preparados para receber as bênçãos do sacerdócio e agir de acordo com os deveres agregados. Algo a se refletir mais, penso eu.

      • Em linhas gerais, eu concordo, Diego, que o conceito do sacerdócio aarônico foi mudado e se parece muito mais hoje com um “programa desenvolvimento pessoal para adolescentes”. Mas, como sugerem os ensinamentos de Joseph Smith sobre as três ordens do sacerdócio, a ideia em si de sacerdócio sofreu suas alterações ao longo da história. Na maioria das vezes em que ouço a palavra “sacerdócio” na Igreja sud, ela tem um uso coletivo – “os homens da igreja”.

        O sacerdócio aarônico carrega autoridade para pregar o evangelho, batizar, expulsar espíritos imundos e se comunicar com anjos (D&C 13). É muita coisa. Coisas espirituais. Isso sem falar na administração de coisas materiais (o ofício de bispo pertence ao sacerdócio aarônico, etc).

        Mas por que os homens da foto seria portadores do sacerdócio aarônico se a bênção do sacramento é uma função dos élderes (anciãos do sacerdócio de Melquisedeque)? Pelo menos é o que diz a seção 20 de Doutrina e Convênios. Ou à época da foto, isso também já teria sido adaptado?

      • Não sei, Antonio… realmente só joguei uma suposição… Mas concordo com suas opiniões a respeito do Sacerdócio, e se eu não me engano, você fez uma análise interessante em algum outro lugar do site a respeito disso… enfim, só tentando ver se captava sua pergunta sobre os possíveis ofícios dos homens mostrados na imagem.

      • Eu também não sei. Mas minha pergunta sobre os prováveis ofícios desses homens é porque se imagina hoje que a bênção do sacramento seja uma função ou responsabilidade do sacerdócio aarônico (ou da “organização dos rapazes”). Então, sim, você está certo sobre o papel original do sacerdócio aarônico na Igreja como algo para homens adultos. E, como evidente na foto, os dois oficiantes – mesmo que estejam oficiando pela autoridade do sacerdócio aarônico – não são exatamente assim adolescentes :). Por outro lado, a leitura atenta do texto de D&C 20 vai nos mostrar que é responsabilidade do sacerdócio de Melquisedeque a ministração do sacramento.

      • Na verdade, de acordo com a seção 20 de Doutrina e Convênios, a bênção do sacramento é função de ambos os élderes e os sacerdotes, não apenas dos élderes. Como diz em versículo 46 dessa seção: O dever do sacerdote é pregar, ensinar, explicar, exortar, batizar e administrar o sacramento.

        Agora, o motivo pela responsabilidade principal dessa ordenança ter caído nos sacerdotes em lugar dos élderes, não sei.

      • Obrigado pelo comentário, Bryan. O versículo 46 é melhor lido em contexto, junto com o versículo 50, que coloca uma dessas responsabilidades sujeitas à presença ou não de um élder, justamente a administração do sacramento. Veja, por favor, o comentário abaixo.

      • O versiculo 50 da seção 20 se refere ao versiculo 49 que fala sobre a direção das reuniões e não da administração do sacramento.

      • Acir, na verdade o versículo 20:50 se refere a todo trecho 20:46-52, inclusive a administração do sacramento.

        Curiosamente, esse trecho não se encontra nesta seção publicada pela Igreja em 1832, 1833, ou 1835. Ela aparece em anotações não-publicadas de 1832, com o texto um pouco — mas não significantemente — diferente, mas só é inserida no cânone em 1844. A publicação de Doutrina e Convênios da Comunidade de Cristo contém o mesmo texto que a versão da Igreja SUD, exceto em seção numerada diferentemente (17).

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.