Casamento plural já foi uma doutrina essencial para membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e continua sendo um tema histórico ou doutrinário de interesse para muitos. Desnecessário dizer que também é um tema tabu para um número muito grande de mórmons. Mas, em 2011, uma destilaria em Ogden, Utah resolveu usar o tema da poligamia para vender… vodca. Sim, vodca. Trata-se da Five Wives (“Cinco Esposas”).
O marketing humorístico rendeu polêmicas. Em 2012, o estado de Idaho proibiu as vendas da Five Wives, por considerar o nome ofensivo à parte de sua população. Cerca de um quarto da população de Idaho é mórmon, enquanto o percentual passa de 60% em Utah, onde a vodca é fabricada. Note-se ainda que em ambos os estados, a bebida não pode ser encontrada em supermercados, mas apenas em liquor stores, lojas credenciadas para a venda exclusiva de bebidas alcoólicas. [1]
Foi numa loja de bebidas que me deparei com a Five Wives, durante uma visita a Salt Lake City, e confesso que tive que controlar a gargalhada. (Veja bem: entrei na loja por pura curiosidade intelectual!)
O rótulo da vodca mostra cinco mulheres em trajes do séc. XIX, exibindo suas roupas de baixo, cada uma com um gato abaixo da cintura. A imagem, histórica, não tem relação alguma com poligamia mórmon. É uma foto das Irmãs Barrison, grupo de imigrantes da Dinamarca que fez apresentações burlescas nos EUA e países europeus nas décadas de 1890 a 1910. Seu número mais celebrado era a “dança do gato”, realizada com filhotes vivos sob as roupas e fazendo um trocadilho infame com a anatomia feminina. [2]
O apelo da Five Wives à poligamia mórmon pode ter sido inspirada pela popular cerveja Polygamy Porter (“Cerveja Escura Poligamia”), criada em 2001 e fabricada em Park City, Utah. Como as demais marcas de cerveja, a Polygamy Porter está bem visível, à venda nos supermercados. No rótulo, a pergunta de duplo sentido: “por que ter [ou beber] só uma[?]”.
Outro dia, em Porto Alegre, tive um novo acesso de riso: fui a um mercadinho e quem me atendeu foi uma jovem usando uma camiseta da Polygamy Porter!
Visitando uma família mórmon fundamentalista em Utah, com três esposas vivendo sob o mesmo teto, também vi uma das filhas, de 17 anos, usando uma camiseta da Polygamy Porter, algo que seria simplesmente escandaloso para muitos outros fundamentalistas – por se tratar de uma cerveja, pela referência leviana à poligamia e pela suposta falta de modéstia dos personagens do rótulo.
Senso de humor, evidentemente, não é algo universal e toma proporções mais delicadas quando trata de assuntos religiosos. Algumas pessoas chegam mesmo a não aceitar qualquer tipo de humor sobre (sua) religião.
Os casos da Five Wives e Polygamy Porter mostram a permanência da poligamia associada à imagem do mormonismo na percepção popular e talvez – e mais importante – alertem também para dificuldade que entre muitos sud de lidar com sua própria história e mesmo com o humor.
Vodca e cerveja podem fazer mal à saúde. Senso de humor faz bem.
Referências
[1] Five Wives Vodka found too offensive for Idaho [2] Barrison Sisters Perform The Cat Dance (1890s)
Dá pra pensar no “dolos bonus” que está introjetado na maioria das propagandas publicitárias, vendem o produto associando-o a algo prazeroso e com ótimos resultados. Não mostram os resultados negativos e neste embalo, as vendas aumentam.
Então explica o que você entende sobre “suscitar posteridade”
Antônio,
Minha citação do LM foi clara e direta, infelizmente as interpretações das pessoas são diferentes. Se você é estudioso do LM e ainda não percebeu que esse livro afirma que a poligamia é uma ABOMINAÇÃO, existe algo errado no seu entendimento da mensagem. É tanto uma abominação que sua igreja abandonou a pratica, e vc não pode ser polígamo, caso contrário vai ser excomungado. Eu deixei realmente de propósito o v.30, pois lá nessa passagem deixa os mormons mostrarem a interpretação acima da razão.
O versículo diz; “porque se eu quiser suscitar POSTERIDADE”, eu acho incrível esse raciocínio de vcs, pois a posteridade na mente mormon tá ligada a poligamia. Erro fatal, não existe lógica para tal afirmação. No livro de mórmon fala de sociedade prospera, de milhões de pessoas, grandes metrópoles e com a ordem clara de não praticar a poligamia. A própria história do LM destrói esse raciocínio totalmente equivocado. A poligamia aparece no LM e na BÍBLIA com os iníquos, e não com os justos, dessa forma não é difícil para um estudioso perceber que a poligamia é uma abominação. A escritura que eu citei do LM foi correta, sua interpretação é muito frágil. Agora, tentar justificar a poligamia de Smith com posteridade, é brincar com a inteligência dos fiéis leitores e admiradores desse incrível site.
Pessoas de raciocinio superficial como o seu sao dificiesi de entender as coisas, fragil e sua interpretacao da escritura, o Senhor deixa muito claro que caso ele quisesse fazer uso do principio Ele faria, mas naquela hora nao era o caso.Ja vi varias discursoes suas com o irmao Irineu no passado e sei como vc e uma pessoa que se apega a sua logica distorcida para refutar argumentos.Por favor nao me tyrate como um tolo dizendo que deixou o versiculo 30 de proposito.E outra gosto de falar com pessoas que possuem base solida, nao argumentacao sem sentido.Falar que a poligamia no LDM era praticada pela iniquidade ate entenderia, mas dizer que so iniquos faziam isso na Biblia mostra o quao pouco vc conhece do livro.Abraao Isaque, Jaco, Moises apenas para citar esses.O Senhor realmente refultou o principio para os nefitas, pra eles de fato isso era vetado! O versiculo 30 mostra apenas que a pratica do principio tinha que ser autorizada pelo Senhor, como qualquer coisa.Caso o Senhor disesse que tomar veneno era mandamento, teria que ser feito!!.So pra finalizar caso vc nao saiba a definicao de posteridade segue uma de um dicionario online.
posteridade
substantivo feminino
2.
conjunto dos descendentes de um indivíduo, família, povo, nação etc.; descendência.
3.
a humanidade num tempo futuro; a série de gerações que sucederão a uma dada geração.
“deixar para a p. os frutos do seu trabalho”
4.
glória futura; celebridade, imortalidade.
“alcançar a p. por seus méritos”
Origem
⊙ ETIM lat. posterītas,ātis ‘id.’
Jo 38-2 (“Quem é esse que obscurece
o meu conselho
com palavras sem conhecimento? )