Amamentando na Sacramental

A ilustração abaixo foi publicada na revista Harper’s Weekly em 1871, retratando uma reunião no Tabernáculo de Salt Lake. Em um ambiente um tanto informal, o sacramento é administrado enquanto Brigham Young discursa, uma prática comum à época. A água é servida à congregação por homens adultos, através de jarros e cálices coletivos.

harper's-weekly-tabernacle---cleared

amamentarDo lado lado esquerdo da gravura, vemos duas mulheres amamentando seus bebês, com naturalidade, sem cobrir os seios. Ainda não haviam sido desenvolvidas as noções de “recato” em torno da amamentação que prevalecem hoje nas reuniões sacramentais mórmons, provavelmente incorporadas da cultura norte-americana.

A ilustração faz parte do acervo permanente do Museu de História da Igreja em Salt Lake. A cópia cima foi ilustrada manualmente e está disponível aqui. A gravura original e o texto da revista sobre a reunião no Tabernáculo podem ser encontrados aqui.

O que mais chama a sua atenção na gravura?

Como é ou foi sua experiência ao amamentar na Igreja?

Sair do salão sacramental para amamentar ou cobrir o seio com uma fralda, etc., são instruções explícitas às mulheres da Igreja ou são absorvidas pelo exemplo? São comuns onde você vive?

16 comentários sobre “Amamentando na Sacramental

  1. O que me chamou mais a atenção foi Brigham Young com uma Bíblia ou Livro de Mórmon erguido parecendo um ministro pentecostal com um jeito mais firme de falar. Também a amontoação de pessoas e o sacramento distribuído numa Reunião não sacramental. Isso é incrível!

    Sobre as mulheres amamentado creio que já foi mais normal por na época por conta do casamento plural, membros serem menos “frescos” que hoje em dia. Ex-companheiros de Missão dos EUA criticavam e muito nosso país por mulheres fazerem isso em público. Onde vivi irmãs fazem isso em aulas e cobrem ou não. Também pelo que me ensinaram a liderança não aconselha que não tirem fotos da barriga enquanto estão grávidas e nem que nadem de biquini e sim só de maiô. Um líder muito engraçadfo falou até seriamente: “Não dá porque senão a macharada vai ficar de olho secando nossa esposa!”

  2. Agora bela pintura e registro do Museu da História da Igreja. Interessantíssimo esses registros inimagináveis para a maioria dos SUDs. Eu gosto muito de arte renascentista e infelizmente muitos não veem ela com bons olhos(literalmente).

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.