Brigham Young: do Pó de Outra Terra

O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre a criação de Adão no histórico Tabernáculo, em abril de 1856:

BY“Ainda que tenhamos na história que nosso pai Adão foi feito do pó desta terra, e que ele nada sabia sobre seu Deus antes de ser feito aqui, não é assim; e quando aprendermos a verdade, veremos e compreenderemos que ele ajudou a fazer este mundo, e foi o administrador principal naquela operação. Ele foi a pessoa que trouxe os animais e as sementes de outros planetas para este mundo, e trouxe uma esposa consigo e permaneceu aqui. Vocês podem ler e acreditar como quiserem no que se encontra escrito na Bíblia. Adão foi feito do pó de uma terra, mas não do pó desta terra. Ele foi feito como vocês e eu somos feitos, e nenhuma pessoa foi jamais feita sob qualquer outro princípio.” — Brigham Young (Journal of Discourses 3:319)

 


 

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou a respeito de Adão

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre quem fora Adão

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre progresso eterno

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou Apóstolos errando em doutrinas

 

11 comentários sobre “Brigham Young: do Pó de Outra Terra

  1. Isso é doutrina profunda. Talvez ele queria dizer que a vida não nasceu nesse planeta. O nosso foi apenas mais um. No templo existe uma passagem que fala sobre isso.

  2. Como a Suzana comentou é complicado mesmo muitas declarações de Brigham Young. Ele mesmo disse várias vezes que Jesus era casado e com Maria, Marta e Maria Madalena.

    Sobre o tema o livro oficinal(só que não) Doutrinas de Salvação Vol. I no Capítulo 6 na página 99 diz:

    “Depois de colocado na terra, Miguel ficou conhecido como Adão. Recebeu um tabernáculo de carne do pó desta terra. Ele pertence a ela, porém foi uma das maiores inteligências, sendo enviado para cá(…) Adão foi criado do pó desta terra. O Livro de Mórmon, a Bíblia, Doutrina & Convênios e a Pérola de Grande Valor, todos eles declaram que o corpo foi formado do pó desta terra[3], isto é, do pó deste chão, desta terra.”

    3= Alma 42:02; Gênesis 2:07; Doutrina & Convênios 77:12; Moisés 3:07

    Das páginas 105-115 o Presidente Joseph Fielding Smith faz um malabarismo enorme para explicar a “Teoria do Deus Adão”

    • Pois é, Júlio. É tarefa árdua tentar provar que Brigham não disse o que disse.

      A explicação de Joseph Fielding Smith não se sustenta frente aos inúmeros discursos e outros materiais em que Brigham e outros afirmam que Deus, o Pai veio à terra como Adão.

      Por outro lado, muito pode ser reciclado de forma a ser correlacionado com o que se ensina hoje. Na citação acima, talvez a afirmação “o administrador principal naquela operação” não pudesse se encaixar muito bem na teologia sud atual.

  3. Agora me pergunto se devemos no Adão criado de outra Terra ou do criado nesta Terra. Afinal de contas, nem a Igreja tem uma posição oficial sobre esse tema da criação do homem.

  4. BY e suas declarações que hoje a igreja nem cita, pois sabe a polêmica que vai acontecer. Ele disse que Adão era nosso Deus, disse que Adão era polígamo e que Adão era um ET. Alguns chamam essas heresias de “doutrinas profundas”, assim como no passado BY teria alguns seguidores nos dias de hoje.

  5. Gosto muito desta afirmação do Profeta Brigham Young! Por isso aprovo filmes de ficção científica que tratam da origem da vida aqui na terra vinda de outros planetas.

  6. Olá tudo bem? Eu ao queria que me passassem a referência correta pq eu fui lá em Journal of discourses no volume e páginas que estão lá e não ta falando nada disso, abraço.

    • Olá, João.

      A referência está correta. Acabei de checar, novamente, em três versões distintas. Adicionei um link ao texto do discurso para seu conforto.

      Posso sugerir esse guia introdutório? Lá encontrará links para outras versões do Journal of Discourses para variar buscas por referências.

      Abraços.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s