Mais Mórmons Aceitam Gays

Estudo recém publicado pelo prestigioso centro de pesquisas demográficas Pew Research Center demonstra que Mórmons estão mudando de opinião e cada vez mais aceitando a homossexualidade como uma expressão normal da sexualidade humana.

Beijo Templo Lago Salgado

O estudo demonstra crescimento nas taxas de aceitação de gays e lésbicas entre Mórmons de 24% em 2007 para 36% em 2014. [1]

Embora 36% ainda seja um número relativamente baixo, significando que 64% dos Mórmons ainda crê que homossexualidade deva ser considerada como uma aberração não natural e/ou deva ser discriminada pela sociedade em geral, a

Porcentagem de religiosos que crêem que homossexualidade deva ser aceita pela sociedade

Porcentagem dos que crêem que homossexualidade deva ser aceita pela sociedade; diferença entre 2007 e 2014 por grupos religiosos

questão que realmente surpreende é que houve um crescimento na taxa de aceitação de 50% em apenas 7 anos. Nenhum outro grupo religioso apresentou tamanha diferença de opinião nesses mesmos 7 anos.

A título de comparação, a taxa de aceitação de homossexualidade entre Testemunhas de Jeová cresceu apenas 33%, o segundo grupo que mais mudou nesse período, atrás apenas dos Mórmons. A estes, seguiram-se Protestantes “negros” com 30% de mudança, Evangélicos com 28%, Ortodoxos com 23%, e Católicos com 21%.

O crescimento na aceitação a homossexuais entre Mórmons, apesar de mais intenso e marcante que nos demais grupos religiosos, acompanha uma tendência geral para todas as religiões norte-americanas.

Não obstante esse enorme salto na aceitação da identidade e do estilo-de-vida não heteronormativo, Mórmons ainda se opõe à legalização do casamento homossexual, sendo 68% contra e apenas 26% a favor. [2]

Afora a evidência demonstrando que Mórmons estão cada vez mais à vontade com homossexualidade, outros dados sobre Mórmons se sobressaíram como interessantes:

  • Aborto

27% dos Mórmons crê que aborto deve ser legalizado para “todos ou a maioria dos casos” (mesma taxa que 2007).

  • Assiduidade

77% dos Mórmons frequentam reuniões semanalmente (85% das Testemunhas de Jeová).

  • Compreensão de Ciência

Apenas 42% dos Mórmons aceita a amplamante comprovada evolução humana (66% de Católicos e 65% de Protestantes).

  • Crença no Inferno

Apenas 62% dos Mórmons crê na existência do inferno (59% criam em 2007).

  • Devoção Institucional

97% dos Mórmons disseram que instituições religiosas e igrejas “unem pessoas e fortalecem laços de comunidade”, 94% que “desempenham um papel importante em ajudar os pobres e necessitados”, e 92% que “protegem e fortalecem a moralidade na sociedade”.

  • Diversidade Religiosa

40% dos Mórmons crê que “muitas religiões levam à vida eterna” (10% das Testemunhas de Jeová).

  • Espiritualidade

80% dos Mórmons diz sentir “uma profunda sensação de paz espiritual ao menos uma vez por semana (75% de Evangélicos).

  • Filhos Fora do Matrimônio

82% dos Mórmons crê que “a tendência histórica para criar filhos fora do paradigma do casamento é uma mudança negativa” ( 58% de Protestantes, 53% de Católicos, 49% dos sem-religião).

  • Imigração

37% dos Mórmons acham que imigrantes mudam os EUA para pior, enquanto 23% acham que eles são uma influência positiva.

  • Preferência Política

70% dos Mórmons são Republicanos (i.e., conservadores ou “de direita”) e apenas 19% Democratas (i.e., progressistas, ou “de centro”). Em 2007 a diferença era de 65-22. Em 2014, Mórmons formam, de longe, o grupo religioso mais conservador dos EUA.

RESUMO DOS ACHADOS

Mórmons estão ficando política e ideologicamente mais conservadores, ao se comparar os dados entre 2007 e 2014. Isso é demonstravelmente óbvio em questões políticas, sociais, econômicas, e legais, como legalização do aborto, imigração, identidade partidária rígida, crenças e práticas religiosas, estabilidade familiar, e rejeição de ciência.

Não obstante, Mórmons estão ficando menos conservadores na questão LGBT! Aceitando mais e mais a normalidade da homossexualidade, Mórmons acompanham o resto da sociedade numa tendência histórica para uma maior tolerância a minorias sexuais, a despeito da sua própria idiossincrática propensão à posições ultra-conservadoras.



[1] É importante notar que a maioria das pessoas que a Igreja SUD contabiliza como membros da Igreja já não se considera Mórmons ou mesmo membros da Igreja SUD. O estudo só entrevista pessoas que se auto-referenciam como Mórmons.
[2] É importante notar que, apesar de haver suavizado em suas campanhas anti-gay, a Igreja SUD ainda mantém-se ativamente engajada em pregar e incitar discriminação contra LGBT.

6 comentários sobre “Mais Mórmons Aceitam Gays

  1. Eu nao acho que a homossexualismo seja uma aberracao e nem discrimino quem deseja viver esse estilo de vida. O que eu defendo eh o respeito que deve haver entre as diferencas. Um exemplo de desrrespeito para com os SUD’s eh esta foto. Infelizmente existem muitos casais homossexuais que nao respeitam as opinioes e os locais considerados sagrados por aqueles que nao compartilham de seus estilos de vidas e de suas opinioes.
    Eu conheco, tenho amizades, confio, me associo com homens e mulheres gays que sao contra esse tipo de procedimento. Infelizmente em ambos os lados tem aqueles que nao sao evoluidos o suficiente para viver como uma sociedade civilizada. Isso explica a dificuldade de aceitacao e convivencia.

  2. Apesar de homossexuais passarem a serem mais aceitos pelos membros, a liderança da igreja deu diversos passos para trás ao anunciar que estarão excluindo os filhos de casais do mesmo sexo da benção quando bebês ou ainda os proibirem de serem batizados !! Só serão batizados quando completarem 18 anos, aceitarem os ensinamentos de Cristo e saírem de casa…
    Uma pena manterem a mentalidade ainda tão tacanha…

    Saiu há algumas horas essa notícia nesse site (em inglês).

  3. Vamos esclarecer as coisas, a pergunta foi:

    “A homossexualidade deve ser aceita pela sociedade?”

    Se a pergunta fosse “homossexualidade deve ser aceita pela Igreja”, acredito que as respostas seriam bem diferentes.

  4. As pessoas não deveriam ler posts desse site e tomar como verdade da igreja. Das várias matérias que li vi a manipulação dos reais princípios para manchar o que defendemos e acreditamos. Uma pena que muitos se deixem levar pelo oq está escrito nesse site.

    • Mais pena eu tenho de quem se deixa levar pelos conselhos dos líderes SUD, e você não deveria tomar nada aqui como 100% da verdade, deveria apenas meditar e se questionar, duvidar e ler mais ainda em outras fontes.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s