O que é uma seita?
Mórmons são uma seita?
Você pertence ou pertenceria a uma seita?

Vlogueira Ana Roxo (Foto: Print do YouTube)
A vlogueira Ana Roxo apresenta, através de um testemunho pessoal, um interessante resumo do que ela qualificaria como uma seita, e como identificar se determinado grupo é ou não uma seita.
Você concorda com os parâmetros que ela estabelece? Baseando-se nesses critérios, mórmons formam uma seita?
Assista o vídeo:
Em resumo, ela postula os seguintes critérios:
- O grupo é “único” sem igual ou par?
- O grupo é liderado por um líder carismático e único, com poderes ou intuições especiais que ninguém mais tem?
- Você tem amigos íntimos e frequentes fora do grupo?
- O grupo consome uma enorme fatia do seu tempo? Impondo cargos? Tirando-lhe tempo de lazer e família?
- O grupo exige ou coage pagamentos? Doações? Há transparência em suas finanças?
- O que diz o grupo das pessoas de fora? Proíbe contato? Critica-os até formar uma dicotomia “nós e eles”?
- É possível criticar o grupo ou líder sem retaliações?
- O grupo dita normas sobre conduta íntima? Com quem namorar, com quem casar?
- É possível sair do grupo sem retaliações sociais?
Seita é frequentemente um termo pejorativo e raramente é utilizado em auto-referência. Seu sentido mais amplo é simples e neutro:
“Seita (latim secta = “secionar”, “dividir”, “sectar) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professem doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.”
Contudo, seu sentido mais comum é notadamente mais crítico e específico:
“Segundo Peter L. Berger, seita seria a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente. O grupo então se fecha em um corpo de doutrinas e vê o restante da sociedade como inerentemente má ou pecadora, passível da ira divina, que inevitavelmente sobrevirá sobre eles. As seitas de orientação cristã usam as noções de pecado e santificação como forma de dar legitimidade discursiva aos neófitos e manter os que já são seguidores. A saída do grupo pode acarretar diversos efeitos psicossociais em decorrência do sentimento de solidão, de autoculpabilização e da hostilidade advinda do grupo que se está deixando. Sair de uma seita nunca é fácil porque ela exerce controle sobre toda a vida individual e coletiva dos indivíduos. As seitas, assim como as religiões instituídas, são agências reguladoras do pensamento e da ação, mas com a diferença de que na seita a regulação tende a ser mais totalizante, devido ao rígido controle que exercem sobre os sujeitos.
Embora o termo seja frequentemente usado apenas às organizações religiosas ou políticas, estende-se também à adesão a grupos militantes minoritários em tensão com a sociedade ampla.”
Baseando-se nesses critérios, vocês diriam que mórmons são uma seita?
Vou com a tia do vídeo. O Último ponto é o mais relevante. É fácil sair do grupo? No caso dos Mórmons sim. Só você ter uma vida sexual ativa que rapidinho o pessoal te manda pro olho da rua.
É fácil entrar, é fácil sair. Na Igreja os malucos já eram malucos antes de entrar na Igreja e se juntam a outras seitas quando saem. O predisposição pra fazer bobagem está na pessoa, não na instituição. Por isso que acho que tem a cara de seita, mas no fundo não é.
Seita – por considerar-se a única verdadeira na face da terra;
seita – por achar que é é a única que possui o sacerdócio real;
seita – por acreditar que é a única que possui um profeta vivo;
seita – por acreditar que Joseph Smith era perfeito e foi chamado por Deus;
seita – por crer que o homem somente alcançará a salvação se for através dela;
Depois dessas minhas considerações acima, todos os dias fico imaginando se Deus seria tão egoísta em considerar apenas um pequeno número de seguidores como os mais perfeitos na face da terra, os únicos que terão o privilégio de habitar com Ele no mundo espiritual.
Sim, para mim, a IJCSUD é uma seita.
Não disse tudo , mais oque foi elencado já basta é uma seita .
Jrsilva, Onde voce tirou a ideia que Deus considera apenas um grupo pequeno de pessoas como os mais perfeitos na terra? E onde nas escrituras voce encontrou evidencia de esse grupo sao os unicos a ter o privilegio de habitar com ele? As escrituras indicam que todos tem o mesmo privilegio e que Deus ama a todos, tanto a Biblia como o Livro de Mormon testificam do amor, caridade e eterna compaixao que Deus tem por todos nos. A igreja tenta monopolizar a verdade, ela tenta ser a dona do evangelho quase como uma empresa que tem o direito de patentear um produto ou uma marca e isso e errado. Deus da conhecimento a todas pessoas em todas partes do mundo, o Espirito Santo nao pertence a igreja SUD e o Espirito Santo nao pode ser controlado por nenhuma igreja. Volte estudar as escrituras para aprender mais sobre o amor de Deus.
Fábio,
Vou tentar responder meu ponto de vista sobre suas indagações:
1 – Onde voce tirou a ideia que Deus considera apenas um grupo pequeno de pessoas como os mais perfeitos na terra?
R –
DALLIN H. OAKS
Do Quórum dos Doze Apóstolos
R – “Três aspectos — (1) a plenitude da doutrina, (2) o poder do sacerdócio e (3) o testemunho de Jesus Cristo — explicam por que Deus declarou e por que nós, como Seus servos, reiteramos que esta é a única Igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra.”.
2 . E onde nas escrituras voce encontrou evidencia de esse grupo sao os unicos a ter o privilegio de habitar com ele?
R – “Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus,” (Doutrinas da Salvação, vol. I página 190).
3 – As escrituras indicam que todos tem o mesmo privilegio e que Deus ama a todos, tanto a Biblia como o Livro de Mormon testificam do amor, caridade e eterna compaixao que Deus tem por todos nos.
R – Concordo com vc que a bíblia fala muito da caridade. Encontramos histórias de caridades, as quais podem ser comprovadas tanto física quando espiritualmente. Até hoje encontramos evidências das obras de caridades da bíblia. Mas a caridade citada no LM não encontro evidências físicas.
4 – A igreja tenta monopolizar a verdade, ela tenta ser a dona do evangelho quase como uma empresa que tem o direito de patentear um produto ou uma marca e isso e errado.
R – Concordamos nesse ponto.O evangelho é para todos, não pode pertencer apenas a uma denominação, não pode ser monopolizado. Realmente a igreja é uma empresa. Ela visa apenas o lucro. Girando em torno de comprar terras, aplicar em bolsa de valores e construção de prédios. Não pode ser patenteado. Deus não é um produto ou marca.
5 – Deus da conhecimento a todas pessoas em todas partes do mundo, o Espirito Santo nao pertence a igreja SUD e o Espirito Santo nao pode ser controlado por nenhuma igreja.
R – Quando a igreja diz: “O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Ele é o Santo Espírito da Promessa (ver Efésios 1:13; D&C 132:7, 18–19, 26). Nessa função, Ele confirma que as ordenanças do sacerdócio que recebemos e os convênios que fizemos são aceitáveis a Deus. Essa aprovação depende de fidelidade contínua. a plenitude das bênçãos dadas por meio do Espírito Santo só estará disponível para aqueles que recebem o dom do Espírito Santo e permanecem dignos. Depois do batismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque impõem as mãos sobre a cabeça da pessoa e, em uma ordenança sagrada do sacerdócio, confirmam-na membro da Igreja. Como parte dessa ordenança, chamada de confirmação, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo.” SE A PESSOA SO PODE RECEBER O ESPÍRITO SANTO POR UM PORTADOR DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE, SERÁ QUE VCS NÃO ESTÃO DIZENDO QUE SÃO DONOS DESSE ESPÍRITO?
6 – Volte estudar as escrituras para aprender mais sobre o amor de Deus.
R – Fábio, estamos em constante aprendizado da palavra de Deus. Ninguem sabe tudo. Gosto muito do versículo: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”
1 João 4:9-11
Obrigado por suas observações.
Jrsilva, seu comentário me fez repensar o que eu disse acima. Em todas as definições apresentadas até o momento a Igreja Mórmon é claramente uma seita.
Que fique claro ele ser ou não seita não muda nada para mim. Eu combati o politicamente correto, acho hediondo tentar amenizar algo errado ou criminalizar ao bom simplesmente trocando o nome da coisa.
Entretanto, pelo bem da verdade, Joseph Smith não era perfeito. Muitos não membros serão exaltados. Não somos os mais perfeitos da terra. Provavelmente você se baseou nos malucos ( eles existem em qualquer grupo, partido ou família) ao listar esses pontos.
Jose Leonardo,
Na verdade o que escrevi é somente é minha opinião.
Escrevo apenas para compartilhar meus sentimentos e o pouco que conheço e o que vivi quando estava frequentando a IJCSUD.
Depois de mais de vinte anos servindo à igreja, estudando a doutrina e conhecendo várias alas por esse Brasil. Vejo que não muda o modus operand. Todos os líderes locais “endeusam” os apóstolos, profetas e membros gerais da Igreja.
Não conseguia engolir essa ideia de discursar e “endeusar” mais aos líderes do que o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nas conferências Gerais ouvimos mais falando dos líderes e do Profeta Joseph Smith.
Sei que o Fábio vai dizer que não conheci muito a igreja, assim como todos os membros fieis dizem que os que se afastam é porque perderam o espírito, mas as seitas fazem com que fiquemos assim, cegos para as outras coisas. Não aceitamos a opinião dos outros, pois achamos que apena nós temos a verdade.
No vídeo a garota fala que não podemos criticar o líder sem ser retaliados. Isso é verdade. Se vc não concorda com a opinião do líder, não fica bem visto no grupo. É chamado de rebelde.
O Fábio, que falou a cima, diz que preciso estudar mais as escrituras para conhecer mais o Amor de Deus. Estudei e estudo até hoje, mesmo assim sinto que o Amor de Deus não está em apenas uma Denominação. O Amor de Deus está em todas as coisas.
Somente as seitas ensinam que eles são os detentores da verdade e todas as pseudos seitas possuem um profeta, um líder e uma obra maravilhosa própria.
Essa é minha opinião.