Pioneiros

Em 24 de julho de 1847, Brigham Young e o primeiro grupo mórmon entravam no vale de Salt Lake. O lugar que havia sido vislumbrado por Joseph Smith para fundar uma nova nação havia sido finalmente encontrado. Os santos estavam fugindo dos EUA e tentando estabelecer seu próprio país.

O resultado nos é conhecido. Ao invés de uma nação independente, Deseret virou um novo estado norte-americano, Utah.  O preço a pagar por essa aceitação foi alto para os padrões mórmons do séc. XIX, a começar pelo fim de pretensões teocráticas e o estabelecimento do Reino de Deus (uma organização tangível que não era um sinônimo da Igreja), o fim do casamento plural (inicialmente pro forma e depois de facto) e da lei da adoção, o fim da ordem unida e do princípio de coligação geográfica, assim como a tão presente identificação do mormonismo como uma religião made in the USA.

Há muito o que celebrar na audácia e sacrifício daqueles pioneiros. Pouco das suas crenças e práticas, infelizmente, parecem ter sobrevivido na Igreja moderna. Do seu objetivo de construir o Reino de Deus na terra, a sua pouca conhecida bandeira (ilustrando este artigo) permanece como um símbolo externo daquele ideal.

3 comentários sobre “Pioneiros

  1. “Poucas de suas crenças e práticas, infelizmente, parecem ter sobrevivido na Igreja Moderna”

    vocês tem certeza q são Mórmons?! arrependam-se apóstatas!

    • Renan,

      eu sou o autor do texto acima e o único responsável pelas ideias que contém. Não escrevi em nome do site Vozes Mórmons e sei que minha opinião não é consenso entre os demais autores que têm escrito aqui também.

      Fico à sua disposição para discutir objetivamente qualquer afirmação da qual você discorde.

      Abraço!

  2. A verdade da doutrina mórmon para a esmadora maioria de seus seguidores hoje chama-se apostasia. A razão é simples, o que um dia foi verdade hoje é heresia pela própria Igreja. A igreja mormon de hoje, não é nem sombra da que foi fundada por Joseph Smith. Se Smith não tivesse sido morto tão jovem, a história dessa organização teria seguido outro rumo. A doutrina deixada por Smith e suas intenções foram deixadas de lado, quem bem soube disso foi seu filho , ao qual foi prometido a sua sucessão.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.