Em 24 de julho de 1847, Brigham Young e o primeiro grupo mórmon entravam no vale de Salt Lake. O lugar que havia sido vislumbrado por Joseph Smith para fundar uma nova nação havia sido finalmente encontrado. Os santos estavam fugindo dos EUA e tentando estabelecer seu próprio país.
O resultado nos é conhecido. Ao invés de uma nação independente, Deseret virou um novo estado norte-americano, Utah. O preço a pagar por essa aceitação foi alto para os padrões mórmons do séc. XIX, a começar pelo fim de pretensões teocráticas e o estabelecimento do Reino de Deus (uma organização tangível que não era um sinônimo da Igreja), o fim do casamento plural (inicialmente pro forma e depois de facto) e da lei da adoção, o fim da ordem unida e do princípio de coligação geográfica, assim como a tão presente identificação do mormonismo como uma religião made in the USA.
Há muito o que celebrar na audácia e sacrifício daqueles pioneiros. Pouco das suas crenças e práticas, infelizmente, parecem ter sobrevivido na Igreja moderna. Do seu objetivo de construir o Reino de Deus na terra, a sua pouca conhecida bandeira (ilustrando este artigo) permanece como um símbolo externo daquele ideal.
“Poucas de suas crenças e práticas, infelizmente, parecem ter sobrevivido na Igreja Moderna”
vocês tem certeza q são Mórmons?! arrependam-se apóstatas!
Renan,
eu sou o autor do texto acima e o único responsável pelas ideias que contém. Não escrevi em nome do site Vozes Mórmons e sei que minha opinião não é consenso entre os demais autores que têm escrito aqui também.
Fico à sua disposição para discutir objetivamente qualquer afirmação da qual você discorde.
Abraço!
A verdade da doutrina mórmon para a esmadora maioria de seus seguidores hoje chama-se apostasia. A razão é simples, o que um dia foi verdade hoje é heresia pela própria Igreja. A igreja mormon de hoje, não é nem sombra da que foi fundada por Joseph Smith. Se Smith não tivesse sido morto tão jovem, a história dessa organização teria seguido outro rumo. A doutrina deixada por Smith e suas intenções foram deixadas de lado, quem bem soube disso foi seu filho , ao qual foi prometido a sua sucessão.