Quem nunca ouviu a afirmação que a revelação da chamada “Palavra de Sabedoria” foi revolucionária e um enorme avanço sobre as ciências médicas, que viriam a confirma-la décadas ou centenas de anos depois? Que a Palavra de Sabedoria é uma profecia cumprida e confirmada pela Ciência moderna? E, como prova disso, o estado de Utah — ainda em sua maioria Mórmon — goza de uma das maiores taxas de expectativa de vida nos EUA e no mundo!
Bom, do ponto de vista histórico sabemos que a Palavra de Sabedoria é praticamente idêntica ao movimento chamado de “temperância” que alastrava por toda a região norte-nordeste dos EUA desde o início do século XIX, atingindo furor nas décadas de 1820 e 1830.
Ignorando a questão de sua independência de origens, a Palavra de Sabedoria traz afirmações de saúde claras e específicas, que permanecem no contexto Mórmon fortemente até hoje.
Ao menos alguns líderes da Igreja defendem ou defenderam Ciência como o resto do mundo a utiliza: ferramenta para o avanço do conhecimento e bem estar da Humanidade. Sendo assim, eu achei que seria interessante ver o que as Ciências Médicas, principalmente as pesquisas científicas mais recentes, tem a dizer hoje sobre a Palavra de Sabedoria (como publicada em Doutrina e Convênios, seção 89).
O que dizem os estudos recentes? [1]
1) VINHO E ÁLCOOL
“Eis que não é bom nem aceitável aos olhos de vosso Pai que alguém entre vós tome vinho ou bebida forte…” (v. 5)
– Reduz risco de Catarata [2]
– Reduz Risco de Diabete [3][4][5]
– Reduz risco de Doença Coronária em Fumantes [6]
– Reduz risco de Derrames [7]
– Reduz risco em Câncer Intestinal [8]
– Reduz risco de Perda de Memoria [9]
– Embora se diga que as substancias responsáveis pela ação anti-plaquetária e anti-inflamatória endotelial (os Flavonóides) são encontradas tanto no Vinho Tinto como no Suco de Uva, inúmeros estudos demonstram que o fator protetor cardiovascular que a combinação no Vinho Tinto (com Álcool) é *significantemente maior* que no Suco de Uva. Há vários estudos que demonstram ação protetora maior em combinações etílicas *sem* uvas! [6][7][10][11][12][13][14][15]
2) ANTISSEPSIA
“E também bebidas fortes não são para o ventre, mas para lavar vosso corpo.” (v. 7)
– Anti-sépticos baseados em Álcool causam mais danos que os baseados em sabão, sem maior proteção. [16]
3) TABACO
“E também tabaco… é uma erva para machucaduras…” (v. 8)
– Do ponto de vista da Saúde Publica, não há um único uso beneficio do tabaco! [17]
– Na verdade, o uso tópico do tabaco só poderia *piorar* as “machucaduras.” [18]
– Há que se notar aqui que, apesar do grave equívoco acima, a revelação acerta quando proíbe o consume de tabaco (“…tabaco não é para o corpo nem para o ventre e não é bom para o homem…”), embora esse fosse um dos pontos do movimento de temperância mencionado acima, e a própria queixa inicial de Emma Smith, que inspirou a revelação.
4) CAFÉ
“E também bebidas quentes não são para o corpo nem para o ventre.” (v. 9) [19]
– Reduz risco de Parkinson [20][21]
– Reduz risco de Câncer Intestinal [22]
– Reduz risco de Diabetes do tipo 2 [23]
– Reduz risco de Fibrose Hepática ou Esteatose Hepática [24]
– Reduz sintomas de Asma [25]
– Reduz sintomas em algumas Cefaléias não-Migranosas [26]
5) CARNE
“Agrada-me que [carnes de animais] não sejam usadas a não ser no inverno ou em tempos de frio ou de fome. (v. 13) E [os animais do campo e as aves do céu e todos os animais selvagens] fez Deus para uso do homem apenas em épocas de escassez ou fome excessiva.” (v. 15)
– Recomendação do USDA: 2 a 3 porções do grupo de carnes, equivalente a 5-7 onças de proteína, como carne magra por dia.
6) TRIGO, GRÃOS, CEVADA
“Contudo, o trigo para o homem… e a cevada… para bebidas suaves, como também outros grãos.” (v. 17)
– CERVEJA!!! [27]
– Há que se notar aqui que, apesar da contradição ao incentivar o consumo de cerveja, a recomendação vaga para o uso de grãos é boa (“Todos os grãos são bons para alimento do homem…”). Não obstante, a bizarra exclusão de milho, aveia, centeio, e cevada para animais e não para seres humanos complica e confunde este trecho, que talvez por isso, seja largamente ignorado (“…trigo para o homem e o milho para o boi e a aveia para o cavalo e o centeio para as aves e os porcos…e a cevada para todos os animais úteis…”).
7) PROMESSA
“E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão.” (v. 20)
Pelo contrário, o consumo moderado de café melhora Asma, e de vinho (álcool) melhora função cardíaca, facilitando atividades aeróbicas (i.e., correr sem cansar, caminhar sem desfalecer). [6][10][11][12][15]
8) SABEDORIA
“E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos…” (v. 19)
No frigir dos ovos, a única real importância de se seguir a Palavra de Sabedoria: “tesouros ocultos” (i.e., experiência religiosa).
Em conclusão, a Palavra de Sabedoria, conforme descrita na revelação publicada, não tem muito valor do ponto de vista médico-científico. Ela teria sido muito mais profética, e útil, se tivesse insistido em lavar as mãos, ferver a água, tomar vacinas, e moderação em todas as coisas!
Quanto à questão religiosa, cabe à cada um medir o que ela lhe pode oferecer, embora eu ache que há questões mais importantes do ponto de vista ético e espiritual do que simples práticas dietéticas:
“Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina.” [28]
“Ai de vós… porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé… Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. Ai de vós… porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança… limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.” [29]
Ao Alexandrebezerril
Parabéns a vc , que tem a sanidade espiritual, pois a sanidade espiritual é independente do intelectual , apesar que esse segundo depende do primeiro, mas o primeiro não depende do segundo.
O nosso Profeta Joseph não dependeu da intelectualidade física e sim da intelectualidade Espiritual e virtuosa para alcançar o Reino Celestial e nisso estar a sabedoria Espiritual.
O maior intelectual e sábio foi carpinteiro e filho de carpinteiro, e foi o maior e único arquiteto do Universo, onde deixa a ciência emaranhada em suas teias de teses científicas infundadas e confusa.
Quando a ciência deixar o seu orgulho, ela poderá atingir até o incompreensível.
A ciência procura reproduzir os mesmos fenômenos para explicar suas teses acadêmicos, mas não podem reproduzir e conceber aquilo que não acreditam e por falta de sanidade espiritual.
As leis de ação e reação sempre existiram como efeito de equilíbrio universal que rege todo o universo e criações obedecendo determinado propósito para uma salubridade energética e espiritual.
As leis são eternas e a mais simples doutrina da igreja que seja desprezada por membros , ela é transcendental e não temporária.
Deus fala em sua revelação em D&C – Fiz primeiro as coisas espirituais e depois as Temporais ( físicas)
A palavra de sabedoria foi a primeira revelação mundial de que essas substâncias era nociva ao homem, onde a própria medicina de 1835 era cética e rejeitava tais afirmações até mesmo até a década de 1980. A revelação foi pioneira em relação as substâncias nocivas que seriam usadas no século 20 e 21 como uma destruição em massa da sociedade e suas famílias.
A palavra de sabedoria estar longe de ser uma lei temporária e física, e se for física ela estar ligada a matéria do espírito que é imortal. Porém ela é transcendental.
O que as legiões dos príncipes das trevas buscam são poderes e domínio, e esse poder estar ligado a subjugação dos seres viventes e seu domínio retrata literalmente a escravidão e perda de liberdade transcendental, e isso é real, literal, pois os seus comandados estarão vivendo suas alucinações psicóticas e neuróticas com suas obsessões através das substâncias narcóticas e condicionados a outros hábitos insalubres ao espírito
Tudo se inicia com esse trajeto temporário em se alto determinar quem será o povo de Deus e quem será o outro povo. As conexões de liberdade ou escravidão elas já se estabelece nesta vida e ai se constitui a vida espiritual e a morte espiritual.
Ressurgiremos com hábitos, defeitos, costumes, vícios, distúrbios, obsessões e isso ressurge como vontade ,desejos e desequilíbrios emocionais e psíquicos.
O nosso espírito ele é como uma esponja que absorve através do corpo os hábitos, costumes e vícios que perpetuam por toda eternidade e ninguém será justificado. Essas são as manchas sobre as vestimentas do espírito.
Espírito é inteligência e inteligência e a parte psíquica do corpo e do espírito que ressurgira após essa vida; pois quem se vicia, não só vicia o corpo mas tb o espírito e atrofia sua inteligência física e espiritual.
O espírito por ser eterno , e o corpo se faz no modelo do próprio espírito, que constitui todos os órgãos vitais, os órgãos espirituais ficam submissos ao vicio e espiritualmente escravo e, esses espíritos pelo domínio que sofrem e subjugação energética e insalubre, são capturados e atraídos por seres milenares das trevas, para realizarem seus intentos malignos.
Usando esses seres, que antes vivos e agora mortos , e sem sanidade de sua condição, ceticismo e uma vida desleixada da luxuria, corrupção da natureza próprio ser, são usados como cobaias para interferir e agir como seres malignos, para influenciar e servir de induções energéticas negativas a outros seres viventes e a realizarem vingança, ódio como obsessor e desviar o caminho de milhares.
Assim é pregado a falsa doutrina da reencarnação como uma promessa ilusória de outras vidas sem se preocupar com essa única vida temporária.
Eles são tb induzidos a uma falsa doutrina de suposta caridade, a realizarem depois de mortos, com a busca de recompensa e perdão pelos seus feitos ou evolução espiritual, com a proposta de incorporações para realizar benfeitorias uma vez que não o fizeram quando vivos, e por essa falsa doutrina que perpetua até no mundo espiritual, eles se juntam a esses grupos de feiticeiros e bruxos e uma maneira de manterem seus vícios de beberem, fumarem e realizarem maldades e vingança.
Esses não buscaram a luz do discernimento e desprezaram a luz e a verdadeira liberdade e se não forem ensinados pelos missionários no mundo espiritual e se rejeitarem terão que ressuscitar com seus corpo corruptível.
No mundo espiritual o que existe é uma grande batalha espiritual entre os Santos de Deus e os anjos das trevas, cada lado consolidando a liberdade ou escravidão eterna.
Pois a diversidade de doutrinas falsas lá tb perpetua assim como a plenitude do evangelho.
Com todo respeito acredite ou não, isso não muda a existência dessas verdades e não pode mudar a realidade do ranger de dente e sofrimentos após essa vida como a alegria e felicidade.
Com respeito existe muitos aqui que são como criancinhas ignorantes e rebeldes por rejeitarem as coisas espirituais e viverem em função da carne e de suas ciências.
Eu pessoalmente já contemplei parte deste lado sombrio do outro lado do véu .
Assim diz as escrituras: Aquele que destruir o templo de seu espírito, Deus o destruirá.
Os meus irmãozinhos em Cristo, precisam saber toda realidade sombria que existe do outro lado e que lei nenhuma é em vão. Isto não é conto de fanatismo, historias, alusão , foi parte do que já contemplei.
Isso faz parte do que o filho de alma e de Mosiha contemplaram um tormento sem fim, assim como o rei e a rainha que caíram como mortos e o profeta alma os tirou daquele estado.
EU SEI JESUS É O CRISTO E QUE É O FILHO DE DEUS E O LIVRO DE MÓRMON É A EXPRESSÃO DE TODA VERDADE E REALIDADE ESPIRITUAL.
Ja ate provaram que cafe faz bem pra saude.