As Três Ordens do Sacerdócio

Joseph Smith primeiro disse que havia dois sacerdócios. Mais tarde, ensinou sobre três sacerdócios. Deveríamos desconsiderar a existência de uma terceira ordem, apenas por não estar explicitamente nomeada nas obras padrão, quando isso reflete o aprendizado do Profeta doze anos mais tarde?

 

Pintura de Liz Lemon Swindle.

Pintura de Liz Lemon Swindle.

A seção 107 de Doutrina e Convênios inicia com a afirmação de que “Há, na igreja, dois sacerdócios, a saber: o de Melquisedeque e o Aarônico, que inclui o Sacerdócio Levítico.” O texto data de 1835 e inclui elementos do início da década de 1830. Ainda que a Igreja sud tenha mudado enormemente sua compreensão do que seja o sacerdócio desde então, permanece a afirmação de que existem dois sacerdócios, sendo o menor parte do maior.

No mesmo texto, porém, há um elemento que aponta para uma outra porção do sacerdócio. Ao falar da responsabilidade dos Doze em ordenar “ministros evangélicos”, patriarcas, a revelação menciona uma “ordem (…) instituída nos dias de Adão e transmitida, por linhagem”. Após listar a genealogia dessa ordem desde Adão a Noé, o texto volta a Adão e fala de sua bênção em Adão-ondi-Amã. Essa parte do texto originalmente provem de uma bênção dada em 1833 por Joseph Smith a seu pai, primeiro patriarca da Igreja.

Mais tarde, Joseph Smith elaboraria uma outra representação do sacerdócio em que a ordem patriarcal mencionada em 1833 teria um espaço próprio. Com a primeira administração da investidura, em 4 de maio de 1842, Joseph Smith já tinha claro o conceito de um sacerdócio patriarcal. Presente naquela ocasião, George Miller assim escreveu em seu diário:

“Joseph nos lavou e ungiu como Reis e Sacerdotes para Deus, e sobre a Casa de Israel, (…) e conferiu sobre nós o Sacerdócio Patriarcal”.

Em um discurso de 27 de setembro de 1843, Joseph Smith fala ao público de Nauvoo sobre o capítulo sete de Hebreus e menciona explicitamente as três ordens do sacerdócio:

Há três grandes princípios ou ordens de Sacerdócio retratados neste capítulo:

1° Levítico (…)

2° Poder patriarcal de Abraão, que é o maior já experimentado nesta igreja

3° O de Melquisedeque (…)

(Words of the Prophet Joseph Smith, p. 245, versão de Franklin D. Richards)

Num momento em que os santos estavam construindo o templo de Nauvoo, Joseph Smith ainda disse a respeito dessa ordem patriarcal:

O 2° Sacerdócio é a autoridade patriarcal. Vão e terminem o templo e Deus o encherá de poder e então vocês receberão mais conhecimento sobre esse sacerdócio.

(History of the Church, 5:556; Teachings of the prophet Joseph Smith, p. 322, 323)

Numa revelação anterior, de 1841, embora a história da Igreja registrasse a restauração do sacerdócio de Aarão e de Melquisedequeo templo era representado como o lugar onde seria restaurada a “plenitude do sacerdócio”:

Porque não há na Terra um lugar a que ele possa vir e restaurar aquilo que perdestes, ou seja, aquilo que ele tirou, sim, a plenitude do sacerdócio. (D&C 124:28)

Joseph Smith aguardava uma nova restauração de chaves do sacerdócio patriarcal? Concebia as ordenanças do templo como uma manifestação de tal sacerdócio?

Evidentemente, Joseph Smith teve a sua curva de aprendizado e não teve o tempo necessário (e, por vezes, a cooperação necessária) para implementar suas novas percepções sobre o sacerdócio. Ainda que não encontremos um consenso sobre quais eram seus planos ou como teria sido a igreja idealizada por ele, é um fato indiscutível que Joseph Smith nos últimos anos da sua vida acreditava não em apenas duas mas três porções ou ordens do sacerdócio, o que incluía o sacerdócio patriarcal; que esse sacerdócio foi introduzido nas primeiras administrações da investidura; e que as três ordens estavam originalmente representadas na hierarquia da Igreja de Cristo com suas três posições maiores: o patriarca da Igreja (sacerdócio patriarcal), o presidente da igreja (sacerdócio de Melquisedeque) e o bispo presidente (sacerdócio aarônico).

Ainda que pouco nos tenha sido deixado por Joseph Smith sobre o sacerdócio patriarcal, sua afirmação de que esse era “o maior [poder] já experimentado nesta igreja” deveria soar motivador o bastante para atrair nossa atenção e estudo.

14 comentários sobre “As Três Ordens do Sacerdócio

  1. Ótimo Texto!
    Nunca havia pensando ou ouvido falar de uma possível terceira ordem no Sacerdócio, apesar de já ouvir falar que nos primórdios da Igreja existia um Patriarca Presidente e que este chamado foi abolido (descontinuado) pela Igreja. Sabes dizer se este chamado foi descontinuado por meio de revelação ou algo assim?

    Grato!

    • Tiago,

      o sacerdócio patriarcal está de fato relacionado ao ofício de Patriarca da Igreja ou Patriarca Presidente (este ofício teve nomes diferentes ao longo da história sud). O ofício foi descontinuado em 1979. Até essa data, o Patriarca era apoiado em conferências gerais como “profeta, vidente e revelador”.

      Não há nenhum registro ou mesmo alusão a uma revelação para essa mudança na hierarquia. Ela parece ter sido o final de uma longa história de problemas na forma como o ofício era visto pelas demais autoridades gerais.

      Em 1843, Joseph Smith inicia uma reforma na Igreja, colocando Hyrum Smith como o profeta para a Igreja. Hyrum Smith era o Patriarca da Igreja e, seguindo a revelação de D&C 124:124, ele deveria ser o líder maior da Igreja sud, em função do seu ofício patriarcal. Essa ação de Joseph gerou conflitos e, com medo de uma cisão, ele voltou atrás. Você pode ler mais sobre esse episódio aqui: http://vozesmormons.com.br/2012/02/07/hyrum-o-profeta-rejeitado/

      Em seu primeiro discurso de conferência geral como presidente da Igreja, Joseph F. Smith fez alusão à posição do patriarca acima do presidente da Igreja. Joseph F. pediu para ser ordenado como presidente da Igreja por seu meio-irmão, o Patriarca da Igreja John Smith. Novamente, a ideia não foi completamente bem recebida pelos Doze. Na época um apóstolo, Heber J. Grant foi testemunha desses fatos e ainda carregaria como presidente da Igreja certa desconfiança em relação a John Smith e o desejo de ter maior controle sobre o ofício de Patriarca. Isso afetou a vida de Eldred G. Smith, justamente o Patriarca desobrigado em 1979 – e que ainda está vivo (e lúcido), com seus 105 anos de idade. Escrevi mais sobre a relação de Heber J. Grant e Eldred aqui: http://vozesmormons.com.br/2012/01/20/eldred-g-smith-105-anos/

      Obrigado pelo seu comentário e não deixe de compartilhar aqui suas impressões.

      Abraços!

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  3. Assim como o Sacerdócio Levítico (expressão aqui usada no sentido estrito e não como sinônimo de Sacerdócio Aarônico) faz parte do Sacerdócio Aarônico, o Sacerdócio Patriarcal faz parte do Sacerdócio de Melquisedeque. O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “O sacerdócio predominante na época de Adão a Moisés era a Ordem Patriarcal que, todavia, era apenas parte do Sacerdócio de Melquisedeque. Todos os antigos patriarcas eram sumos sacerdotes, mas naqueles dias, a direção da Igreja cabia aos patriarcas. Após a época de Moisés, não mais continuou a ordem do chamado Sacerdócio Patriarcal. Veio então o Sacerdócio Aarônico, com os profetas portando o Sacerdócio de Melquisedeque como sumo sacerdotes. (…) Depois que o Salvador estabeleceu sua igreja, colocou nela todos os oficiais que temos atualmente, tendo à testa sumos sacerdotes presidentes (…). Todo o sacerdócio é autoridade divina, porém dividida em duas grandes categorias, Melquisedeque e Aarônico, embora falemos da ordem do evangelistas ou patriarca, ou da ordem dos levitas. Poderíamos falar igualmente da ordem dos sumos sacerdotes, ordem dos setentas ou dos élderes, significando o chamado dos que têm esses ofícios.” (Doutrinas de Salvação, Volume III, p. 105 e 106)
    “Joseph Smith aguardava uma nova restauração de chaves do sacerdócio patriarcal? Concebia as ordenanças do templo como uma manifestação de tal sacerdócio?” A resposta a estas perguntas é não! O sacerdócio e todas as suas chaves foram restauradas ao Profeta Joseph Smith.

    • Júnior,

      a primeira dificuldade neste debate é a terminologia. Os nomes que conhecemos não definem as diferentes ordens e, temo dizer, causam certa confusão. Qual era o nome do sacerdócio aarônico antes de Aarão?

      Todos os sacerdócios serem incluídos no grande sacerdócio de Melquisedeque é a afirmação de Joseph Smith quando diz “Todo sacerdócio é Melquisedeque, mas há diferentes porções ou graus dele” (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 180). Joseph Smith,acredito, tinha em mente o sacerdócio descrito em Hebreu 7:3, “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de anos”. Essas definições não se encaixam (1) nas afirmações de Joseph Smith sobre o sacerdócio patriarcal, nem (2) no que conhecemos sobre o sacerdócio de Melquisedeque existente na Igreja sud.

      (1) Se o “Poder patriarcal de Abraão […] é o maior já experimentado nesta igreja”, essa ordem está acima daquela representada pelos apóstolos.

      (2) A sucessão apostólica é baseada em “princípio de dias” e “fim de anos”, uma vez que é o apóstolo sênior quem preside. Logo, é diferente do sacerdócio descrito em Heb 7:3.

      O sacerdócio presente na igreja do Filho é “segundo a ordem do Filho de Deus” (D&C 107:3). Nada mais adequado. Mas não há um sacerdócio seguindo a ordem de Deus, o Pai? É justamente esse o chamado “sacerdócio de Melquisedeque” que inclui todo o sacerdócio e é descrito em Hebreus. As ordenanças do templo apontam para duas porções do sacerdócio aarônico e duas porções do sacerdócio de Melquisedeque. Seria uma porção segundo a ordem do Filho e outra segundo a ordem do Pai?

      Você escreveu: “Joseph Smith aguardava uma nova restauração de chaves do sacerdócio patriarcal? Concebia as ordenanças do templo como uma manifestação de tal sacerdócio?” A resposta a estas perguntas é não!

      Mas que promessa estava sendo feita nesta afirmação? “O 2° Sacerdócio é a autoridade patriarcal. Vão e terminem o templo e Deus o encherá de poder e então vocês receberão mais conhecimento sobre esse sacerdócio. ”

      Um abraço

      • Nossa Antônio, nunca vi tanta distorção sobre a verdade quanto em seus textos! Como você mesmo falou o sacerdócio é dividido em partes, ou no caso, autoridades e responsabilidades, ou ofícios. Esse conhecimento foi sendo revelado aos poucos. Essa autoridade patriarcal está incluída no sacerdócio de Melquisedeque, assim como o Aarônico também está e tem suas divisões e responsabilidades, como o levítico, ou seus ofícios. Os nomes não importam. Na língua de Deus pode ter outro nome, em árabe pode ser outro nome por causa da língua. O que importa é a responsabilidade e autoridade conferida a essa “categoria”. Se você, no mínimo, assistisse o filme do templo saberia que existem outros sacerdócios, ou no caso autoridades para fazer outras coisas, não exatamente um sacerdócio mágico e diferente do que temos hoje. E quando formos exaltados receberemos autoridade para mais!

      • Nossa, Marcos! Nós já vimos maior “distorção sobre a verdade” quando você foi pego há alguns meses atrás inventando fatos inexistentes para defender um argumento seu. Aqui, como no seu outro comentário anterior, você demonstra uma predisposição para inventar ou distorcer fatos enquanto acusa outrém de inventar e distorcer fatos. Citando a nossa resposta para aquele comentário: “Em nenhum momento no artigo há o uso, direto ou indireto, de alguma mentira, ou mesmo de meia-verdade. Em nenhum momento no artigo acima há quaisquer distorções de fato.”

        Gostaríamos de lhe sugerir a evitar mentiras e, especialmente, evitar acusar falsamente outros autores e/ou comentaristas. Argumente as suas ideias baseando-se em fatos concretos, demonstráveis, e documentados. Se você acha que alguém distorceu os fatos, e não os fatos fantasiosos inventados na sua imaginação, demonstre isso documentando os fatos concretos, com citações específicas.

        Neste caso presente, você está baseando seu raciocínio numa fantasiosa imaginação de que a cerimônia templária é factual e literal, ao invés de alegórica e simbólica, e numa completa inabilidade de ler e compreender as palavras literais de Joseph Smith no discurso citado acima. Novamente citando nossa resposta para o seu comentário prévio: “Nós entendemos que alguns artigos possam ser mais difíceis de compreensão. Por isso sugerimos uma leitura cuidadosa, incluindo algumas re-leituras quando necessárias, e até nos disponibilizamos para explicar os textos, antes que nossos leitores forem (e escrevam) suas opiniões a respeito dos assuntos abordados. Eu acho que esta dica deverá lhe ajudar bastante, para este artigo e para quaisquer outros que lhe interessem. Também encorajamos os comentaristas a não inventarem fatos para tecer argumentos baseados em ficções históricas.”

  4. A restauração do Sacerdócio: Primeiro o Aarônico, segundo o Melquisedeque. Terceiro:
    está citado em D&C seção 2: “Eis que vos revelarei o sacerdócio pelas mãos de Elias, o profeta. E ela converterá o coração dos filhos aos pais….” Então, o profeta Brigham Young comenta:
    “Que sacerdócio foi revelado por Elias, pois já haviam sido restaurados os sacerdócios Aarônico e o de Melquisedeque.” Birham Young continua: “Elias trouxe a plenitude do sacerdócio, ou seja, as chaves que permitem serem feitas as ordenanças que têm valor para a Eternidade nos templos.”
    Por isso os santos tinham pressa para construir o templo de Kirtland, onde Elias veio para esse fim, nestes últimos dias.

  5. Desviando um pouco do assunto , tenho dúvida de quando Adão pergunta a Lúcifer que é isto? E Lúcifer responde é um sinal de meus emblemas e sacerdócios.O inimigo tem algum tipo de linhagem , ordem patriarcal? Ordenancas simbólicas e padronizadas? Ou é o samba do crioulo doido? Macumbeira e festa?

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