Mórmons e Sexo Oral

A Primeira Presidência da Igreja SUD já se pronunciou sobre a prática do sexo oral? Profetas e Apóstolos já se manifestaram sobre o sexo oral? Qual a posição oficial da Igreja?

Spencer W. Kimball, Presidente d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1973-1985)

A Primeira Presidência enviou carta para todos os líderes locais no dia 5 de janeiro de 1982 sobre o assunto de entrevistas pessoais. Na carta, ela esclarecem o assunto de sexo oral, dizendo:

“As pessoas casadas devem compreender que, se nas suas relações conjugais elas são culpadas de práticas antinaturais, impuras ou profanas, elas não devem entrar no templo, a menos e até que se arrependam e interrompam quaisquer tais práticas. Maridos e esposas que estão cientes desses requisitos podem determinar por si próprios a sua posição perante o Senhor. Tudo isso deve ser transmitido sem que líderes do sacerdócio se concentrem em assuntos íntimos que são uma parte do relacionamento entre marido e mulher. Entrevistas hábeis e aconselhamento podem ocorrer sem discussão de detalhes clínicos, colocando a responsabilidade firmemente nos membros da Igreja individualmente para colocar suas vidas em ordem antes de exercer o privilégio de entrar na casa do Senhor. A Primeira Presidência tem interpretado o sexo oral como constituindo uma prática antinatural, impura, ou profana. Se uma pessoa está envolvida em uma prática que lhe importuna o suficiente para perguntar sobre ela, ele deve suspendê-la.” [1] 

Além de emitir esse decreto formal, o Presidente Kimball publicou mais sobre o assunto:

“Embora sexo possa ser uma parte importante e satisfatória da vida de casado é preciso lembrar que a vida não é projetada apenas para o sexo. Mesmo o casamento não torna adequados certos extremos em indulgência sexual… Talvez a condenação do Senhor incluísse os pecados sexuais secretos no casamento quando ele disse: “E aqueles que não são puros e que se disseram puros serão destruídos, diz o Senhor Deus” (D&C 132:52). Se não é natural, você simplesmente não deve fazê-lo. Isso é tudo, e toda a vida familiar deve ser mantida limpa e digna e em um plano muito elevado. Há algumas pessoas que dizem que por trás das portas do quarto vale tudo. Isso não é verdade e que o Senhor não iria perdoá-lo.” [2]

O Presidente da Igreja imediatamente antes de Kimball, Harold B Lee, também  pronunciou-se sobre o assunto de sexo oral, em correspondência pessoal com uma membro da Igreja que lhe havia escrito justamente perguntando a posição oficial da Igreja sobre o assunto:

17 de maio de 1973

Querida Irmã:

Fui ordenado pelo Presidente Harold B. Lee para reconhecer a sua carta de 10 de maio de 1973. Normalmente, a sua carta seria encaminhada para o seu Bispo, que aconselharia com você e dar-lhe-ia as respostas às suas perguntas. Neste caso, no entanto, tendo em conta a natureza intimamente pessoal de sua pergunta, uma resposta está sendo enviada para direcioná-la. Em resposta a uma pergunta semelhante, que o Presidente Lee recebeu recentemente, ele respondeu da seguinte forma:

“Fiquei chocado por você você levantado a questão sobre ‘fazer amor oral na área genital entre casais’. Deus me perdoe qualquer dessas atividades degradantes que seria abominável aos olhos do Senhor. Para qualquer Santo dos Últimos Dias, e em particular aqueles que foram ensinados nas ordenanças sagradas do templo, para se envolver em qualquer tipo de perversões deste dom sagrado da procriação dado por Deus, certamente trairia a condenação do Senhor, a quem ofenderíamos se engajássemos em tal prática.”

Confiando que esta informação será útil para você, eu subscrevo-me

Atenciosamente,
(Assinatura)
D. Arthur Haycock
Secretário ao Presidente Harold B. Lee [3]

O Manual de Instruções da Igreja, volume 1, representa a orientação oficial para toda liderança local, como Bispos e Presidentes de Estaca. Antigamente conhecido como “Manual Geral”, ele não oferece nenhuma diretriz concreta sobre a prática de sexo oral. Contudo, há essa passagem:

“As relações sexuais só são permitidas entre marido e mulher, dentro dos laços do matrimônio. O adultério, a fornicação, as relações homossexuais ou lésbicas e todas as outras práticas profanas, contrárias à natureza ou impuras são pecaminosas. Os membros que violam a lei de conduta moral do Senhor ou que influenciam outros a fazê-lo estão sujeitos à ação disciplinar da Igreja.” [4]

Considerando, portanto, que a Primeira Presidência definiu o sexo oral como “prática antinatural, impura, ou profana” e o manual geral define que todas “práticas profanas, contrárias à natureza ou impuras” como “pecaminosas” e expõe membros “à ação disciplinar da Igreja”, isso significa que sexo oral é pecaminoso e pode levar à excomunhão?


Ênfase nossa nas citações acima apenas para facilitar a leitura dos trechos relevantes ao assunto em pauta.
Errata: A versão original desse artigo incluía um erro tipográfico, repetindo trecho da primeira citação (i.e., “A Primeira Presidência ‘interpretou o sexo oral como constituindo uma prática antinatural, impura, ou profana'”) no meio da segunda citação. Ambas citações foram corrigidas para refletir os seus textos originais.

NOTAS                          
[1] Cópia escaneada da carta: pág 1 e pág 2
[2] Kimball, Spencer W, “A Perspectiva do Evangelho sobre Moralidade” em Ensinamentos de Spencer W. Kimball, p. 312)
[3] Correspondência pessoal de Harold B. Lee
[4] Manual de Instruções da Igreja, vol. 1, 2010, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 158

90 comentários sobre “Mórmons e Sexo Oral

  1. Prezado Friederick Brum,
    Antes de tudo, parabéns pelo tom de suas postagens. Sempre educadas. Todavia gostaria de lembrá-lo de que o tal pecado original de Adão e Eva não foi um ato sexual. Eles eram legitimamente casados e quem celebrou o casamento foi o próprio nosso Sr. DEUS. Apenas esclarecendo ao pouco instruídos sobre este assunto, o fruto foi proibido porque contaminava o corpo e quando ambos comeram seus corpos se modificaram não mais podendo permanecer no Eden sob aquelas condições
    E devo lembrá-lo de que o pecado não é importante para nosso crescimento e sim a obediência e o auto controle. Se o pecado fosse importante para nosso crescimento não seria o pecado o motivo de nos impedir de obter o mais alto grau de glória.

  2. É algo para se pensar,se muitas coisas são revogadas,como ser liberado o sacerdócio para o negro, aliança para não destruir o mundo em diluvio , etc.. o que parece que Deus pode mudar as coisas pelo desejo dele ,um conselho de um profeta ser mudado nos dias de hoje ,não é mais novidades.
    Eu me pergunto uma coisa , se Deus se o profeta pode pedir a Deus ,que as coisas sejam mudadas e Ele muda quando quer, por que não muda a raiz dos problemas, que geram sofrimentos, tantas desgraças, injustiças,injúrias,perseguições,não me lembro e nem entendo pois ninguém gosta de sofrer,que aceitei vim para o mundo para sentir dor, preconceito racial ,pra que a cor NEGRA TRANSFORMEM TODOS EM BRANCOS OU EM NEGROS,SE É UMA Maldição QUE ACABE COM ELA,se a morte veio com a queda ,e depois de Jesus Cristo sua ressurreição veio a oportunidade através do batismo, ter vida e salvação então logo quando se batizasse ,todos deveríamos ser imortais, belos e brancos ,como eram citados aqueles que não obtiveram a maldição da cor da pele negra.Vejam por mais que tenham respostas,nada vai mudar , isso é uma questão para toda a humanidade,e divindade discutir, mas já foi decidido , o que eu um zé ninguém farei de diferença, nada mesmo , a igreja Sud nada tem haver com isso, pois servem para qualquer denominação, tais questionamentos , existem coisas tão difíceis, e complicadas de responder que nem os espíritos gostam de responder pois ficam chateados, digo isso pois minha mãe é espirita , e durante minha infância eu sempre questionei tudo.Coitado de mim, essas loucuras quando desde infância me acompanhavam nunca terão respostas .aceito que me adicione meu tim zap 71 9181-5084.

  3. As REFERÊNCIAS dessa materia SÃO FALSAS, ELAS NÃO EXISTEM, O LIVRO DE SPENCER W KIMBALL NÃO POSSUI ESSE TEXTO, E AS CARTAS TEM ORIGEM ABSURDAMENTE DUVIDOSA. essa TEORIA EH UMA MENTIRA, EH CONTRA OS ENSINAMENTOS DA IGREJA, E o dono dessa página EH UM APOSTATA. beijo

    • Corrigimos o erro tipográfico, Sarihana. Veja acima. As demais citações permanecem corretas e fidedignas. As fontes estão aí, é só você procurar.

      Mais uma citação do Presidente Spencer Kimball: “A união dos sexos, homem e mulher (e apenas homem e mulher) era para o principal propósito principal de trazer filhos ao mundo. Experiências sexuais nunca foram a intenção do Senhor para servir como atividade lúdica ou satisfazer a paixão ou a luxúria. Não sabemos de nenhuma diretriz do Senhor que a experiência sexual adequada entre maridos e esposas deva se limitar totalmente à procriação de crianças, mas não achamos muita evidência de Adão até hoje de que houvesse permissão do Senhor para sexo indiscriminado.”

      • ABEM, sua associação de estudo precisa de mais estudos, o livro que você usa como referencia (sem autorização eclesiástica, claro, Ele não foi escrito por Spencer W Kimball, e sim por Edward L. Kimball, por isso não é considerado um livro oficial que contenha uma doutrina, e sim uma biografia comum.

        Encontramos NO MESMO LIVRO, a seguinte citação:

        O Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “As relações sexuais são consideradas corretas e aprovadas por Deus quando praticadas entre marido e mulher, legalmente casados. Não há nada de errado ou degradante na sexualidade em si, pois é por seu intermédio que o homem e a mulher participam do processo de criação e expressam amor”. [The Teachings of Spencer W. Kimball, Edward L. Kimball (org.), 1982, p. 311.]

        Não há nada de errado ou degradante na sexualidade em si, pois é por seu intermédio que o homem e a mulher participam do processo de criação e expressam amor”

        Não há nada de errado ou degradante na sexualidade em si, pois é por seu intermédio que o homem e a mulher participam do processo de criação e expressam amor”

        Não há nada de errado ou degradante na sexualidade em si, pois é por seu intermédio que o homem e a mulher participam do processo de criação e expressam amor”

        Repetimos 3 vezes, para que não haja duvidas.
        Essa, ao contrário, se encontra nos meios OFICIAIS da igreja, e não de um blog de opinião pessoal não autorizado.
        Minha maior observação é, você leu o livro? Pode nos mostrar o contexto disso? Porque continuo a procurar essa sua citação, e não a encontro POR NADA, nem em inglês, imagino que uma citação dessas estaria em alguma parte, que não somente em seu blog, né?

      • Sarihana, pelo visto, parece que você é quem precisa de mais “estudos” antes de escrever bobagens.

        Em primeiro lugar, você talvez não saiba disso, mas quem publica esse livro é a própria Igreja.

        Em segundo lugar, você talvez não saiba disso, mas Edward Kimball era o filho mais novo de Spencer W. Kimball, e ele escreveu o livro a pedido e sob a direção do pai.

        Em terceiro lugar, você talvez não saiba disso, mas o livro é uma coletânea de frases e discursos proferidos por Spencer W. Kimball, que seu filho Edward apenas compilou e editou, sob a direção do pai. E você talvez não saiba disso, mas biografia é um outro tipo de literatura, completamente diferente do que uma coletânea de discursos.

        Em quarto lugar, o contexto é a carta que Spencer Kimball fez a Primeira Presidência assinar e enviar a todos os líderes da Igreja meros meses antes da publicação do seu livro.

        Em quinto lugar, a tal carta da Primeira Presidência citada acima também é citada e publicada, como está ilustrada acima, no livro do Edward L. Kimball sobre seu pai: Lengthen Your Stride: The Presidency of Spencer W. Kimball.

  4. Vamos nos divertir mais um pouco?

    A única referencia que se faz a essa mesma citação se encontra SOMENTE no blog
    http://investigacoessud.blogspot.com.br/2011/01/doutrina-sud-sobre-relacoes-sexuais-e_24.html
    Esse é um site anti-mormon, onde publica citações falsas e traduções feitas para benefício de críticos da igreja.

    NÃO EXISTE nenhuma outra referencia de suas citações em NENHUM site da igreja, nem no livro citado, e o melhor, NEM NO GOOGLE.

    Que feio editor… verifica a fonte antes de escrever né…

    • Hahahahaha!

      Que feio, Sarihana. Você é da geração internet e não sabe usar o buscador Google direito? A “única referência”?

      Se você tem dificuldades para usar o Google em inglês, peça ajuda a alguém mais velho. Existe também o Tradutor Google, se quiser se esforçar um pouquinho. Mas, precisamos lhe dizer uma coisa importante: Analfabetismo digital, para a sua geração, pode se tornar um problema grave no futuro. Corrija isso o mais rápido possível.

      Sim, nós já ouvimos falar desse site. Nós não o recomendamos.

      • Eu li as respostas e respondi também, se vc tivesse visto, a diferença é, estou com o livro em mãos e não encontro a citação, porque ela não existe nesse livro… Enquanto você discute a veracidade do Livro, eu somente solicita a comprovação dessa citação dentro do livro, pelo simples fato de não encontrar ela nem no livro e nem em lugar nenhum mais, só que eu achei tão inútil ficar discutindo que o livro não possui essa citação, por estar com o livro na mão, pois meu pai sempre teve ele na biblioteca, e você não entende isso… Você não viu a citação no livro, porque o livro não possui essa citação, entende?

      • Você está com o livro errado, Sarihana. Se você vai procurar no livro errado, não vai achar nunca.

        O livro é ‘The Teachings of Spencer W. Kimball’ por Spencer W. Kimball (autor) e Edward L. Kimball (editor), 1982, Bookcraft. Edições subsequentes foram publicadas pela Deseret Books.

        Voltando ao tema de analfabetismo digital, se você procurar no Google Books, você encontra não apenas o livro, como a citação em si.

      • Um pouco mais de encorajamento ao alfabetismo digital: Acabei de encontrar a citação no SITE OFICIAL da Igreja. Incluindo citação para o MESMO livro (e a MESMA página) mencionado no artigo acima.

        Procura que você acha. #AlfabetismoDigital

      • Sarihana, que estava escrevendo aqui com um email falso, se deu conta da asneira que é insistir num argumento sem mérito factual e irracional, e anunciou que desistiu de tentar.

        O engraçado, contudo, é que ao invés da graça e da educação de admitir a sua postura néscia, opta pela infantil tática do “tiro parta“. Ela escreve no https://www.facebook.com/sarivictorino/posts/10204953069612649?pnref=story, ao mesmo tempo que nos bloqueia de lhe responder:

        “Chega uma hora que a gente já não aguenta.
        Se você tem duvidas, perguntas, ou qualquer manifestação sobre as Doutrinas e Ensinamentos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Oficial) – Notícias Busque por sites oficiais, lideres da igreja ou missionários autorizados. Eles vão orientar você sobre sua dúvida e incentivar-lo a orar a Deus e perguntar se é verdade. Qualquer pessoa não autorizada, que possui sites NÃO OFICIAIS da Igreja, possuem a mescla de religião com opinião pessoal (ou seja, interpretações pessoais de temas sagrados), e isso não é correto na doutrina da Igreja, não importando suas citações ou etc, pois, uma mesma escritura, com a maldade do homem que não possui autoridade de Deus para ensinar seu povo, pode ser interpretada de maneiras distintas, afastando seus filhos da verdade. O Pai Celestial deseja conhecimento e claridade nas coisas, e não as confusões provindas do mal.
        Todos temos nosso livre arbítrio, mas quando você for estiver doente, procure um médico, não um piloto de avião.”

        Não podemos ensiná-la educação ou modos, mas ficamos felizes de saber que ela está aprendendo alfabetização digital e saberá, nas próximas vezes, como fazer buscas na internet. (Para quem estiver acompanhando, um link para o site oficial da Igreja SUD citando o livro pelo qual ela fez tanto estardalhaço foi incluído no artigo acima)

  5. Faço minhas as palavras de Joseph que ensinava os princípios corretos e os membros guiavam a si mesmos, esse é o papel dos líderes da igreja, ele foi procurado com uma questão e deu a resposta conforme fora inspirado. Se você não acha correto parabéns use seu livre arbítrio, não sei se você é, não é ou já foi membro da Igreja então eu te indico ler DeC 10 :63 e ponderar a respeito. Abraço

    • Minha opinião sobre o assunto, não sei quantos aqui ja fizeram as aulas de casamento celestial,eu já fiz algumas vezes essa citação foi utilizada para esclarecer como um casal deveria se comportar em seu casamento. Me senti mal principalmente na época que fiz as aulas era uma moça 18 anos fiz por conselho de lideres que achavam importante se preparar para um futuro casamento. Hoje após alguns anos me sinto ainda constrangida com o modo que a igreja impõem preceitos tenta regulamentar o modo que um casal deve se portar impõem que o casamento sagrado e apenas para concepção de muitos filhos. Creio sim que o casal deve ter autonomia em discutir entre si o que é melhor para ambos, quantos filhos vão querer ter e como deverão guiar sua família. Percebo que mudanças já acontecem, recentemente lideres ja ensinam que entre 4 paredes quem decide o que fazer e como fazer deve ser uma decisão do casal em conjunto. Essa mudança pelo que percebo ainda não é a opinião oficial da igreja, mas creio que é uma questão de tempo.

  6. Interessante artigo. Na Igreja existe um tabu muito grande quando se fala em sexo de maneira geral, ainda mais se for por um assunto específico como esse. Desde que fui batizada, uns 25 anos atrás, eu sempre ouvi, quando era comentado, que esse tipo de sexo é pecado, anal é pecado, eu acreditava, mas hoje penso de outra forma, isso é decisão pessoal, é muito íntimo, cada casal decide como fazer e pronto! Sinto muita falta de tratar desses assuntos em reuniões da Igreja, não as de domingo, mas as atividades pra casais ou mesmo da Soc. Soc., poderia ser falado disso abertamente, claramente, pra tirar essa ideia de que sexo é só pra procriar. Quando ainda é tocado nesse assunto em aula, fala- se meio com horror, como se sexo fosse sujo, feio e até mesmo impróprio. Até hoje, só tivemos uma única reunião em que o irmão, autoridade de área, tocou nesse assunto claramente, numa reunião especial com todos os casais da estaca, foi falado tudo. Ele disse que era pra ninguém ficar com vergonha de falar por que sexo é um tabu ainda na Igreja. Foi muito bom!! Mas são raros os líderes que são destemidos em tocar nesse assunto. Que pena!

  7. Olá meu nome é Bruno Teixeira vive em Cabo Verde, um pais de África, respeito as opiniões de cada um no que desrespeita os seus comentários sobre este discurso. Cada um tem o livre direito da democracia de liberdade para opinar e expressar o que ele acha e pensa, sobre a vida e as suas vivências. Mais na minha opinião não só por ser Mormom, ou por defender a crença que eu acredito, esta claro que Deus é um homem de bom e todas as coisas dele estão em ordem. O espírito santo nos orienta e nos mostra sobre o poder de procriação, tudo aquilo que é prazer da carne e que foram inventados pelos homens, ou seja palas suas filosofias sem a consulta do espírito santo, são profanos. Quem vive o espírito de Deus, sabem que muitas coisas em ralações a vida sexuais, foram plenamente inventados, muitos vivem pela prazer da carne, mais no fundo no fundo ja sabem que esta obra praticada não é aceite e aprovado por Deus.

  8. A todos irmãos, pequenos atos podem gerar péssimas impressões ou consequências, imagine por um instante tudo que pode passar na cabeça de uma pessoa, quando ela esta buscando ter ou proporcionar mais prazer no momento intimo do casal, e se não der certo? e se o companheiro só faz para compensar um agrado que lhe foi feito, porém não tinha real vontade de praticar tal ato, e toda frustração que pensamentos negativos isto pode gerar a pessoas menos esclarecidas, ou certas situações podem desviar o foco e quem sabe o espirito da presença do casal, tal como cenas de filmes, novelas etc.. ou pior a questão de saúde que se quer foi cogitada, nossa boca contem milhares de germes bactérias, os órgãos sexuais também, organismos que devem cada uma ficar aonde nosso corpo já possuí resistência para combater, tudo o que estou tentando transmitir não esta escrito em nenhuma das escrituras que considero sagradas, são fatos cientificamente comprovado, é claro que o Sr. não vai esmiuçar tudo que devemos ou não fazer, nem tão pouco ficar explicando o por que, devemos dar credito aos ensinamentos dos lideres da Igreja de Jesus Cristo pois ele esta no comando, e se tal doutrina chegou aos nossos ouvidos foi por vontade ou consentimento dele, podemos não entender de imediato, mais sempre é para nosso crescimento.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.