Apóstolo Russell Ballard Ofende Mulheres

Mulheres SUD solteiras “encalham” apenas porque não sabem se vestir bem e usar maquiagem.

O Apóstolo M. Russell Ballard ofendeu mulheres  em discurso proferido em devocional para jovens em Utah, justamente por demonstrar tamanho desrespeito e empatia pelas mulheres solteiras na Igreja.

BATOM

Os comentários de Ballard foram proferidos na semana passada e geraram críticas, queixas, e vídeos e memes viralizados.

O trecho em questão:

https://www.youtube.com/watch?v=v2DhEAn0Vzs

“Eu sei que vocês estão esperando que eu fale sobre casamento, não estão? Eu não gostaria de desapontá-los. Eu simplesmente diria aos irmãos: Acordem!  Abram seus olhos e olhem ao seu redor um pouco. Vocês, moças bonitas, não andem por aí vestidas como homens. Ponham um pouco de batom de vez em quando pra ficarem mais charmosas. É simples assim. Eu não sei por quê tornamos todo esse processo tão difícil.” — M. Russell Ballard

O Apóstolo Ballard ignora estudos que demonstram as muitas dificuldades reais encontradas por jovens Mórmons, especialmente mulheres, com ritos sociais de namoro e casamento e apenas sugere que maquiagem e roupas mais “femininas” resolveriam tudo.

Assista o discurso em sua íntegra aqui.

Recentemente, um vídeo viralizou com outro comentário de Ballard sobre namoro e casamento, que incluía sua injunção para jovens se casarem e terem muitos e muitos filhos imediatamente, mesmo que não tenham como sustentá-los, irresponsavelmente comparando a situação sócio-econômica atual na Argentina com a dele quando se casou durante o maior boom econômico (nos Estados Unidos do pós-guerra) na história da humanidade.

Na era do YouTube e mídias sociais, Russell Ballard está se tornando famoso por clipes com comentários machistas e preconceituosos. No ano passado, seus comentários mandando mulheres ficarem quietas, ou não falar demais, em reuniões da Igreja também ganharam notoriedade.


Alguns outros comentários interessantes nesse discurso de Ballard:

“Não precisamos questionar nada na Igreja. Não saia por essas trilhas. Apenas fique no Livro de Mórmon. Apenas fique na Doutrina e Convênios. Apenas ouça os Profetas. Apenas ouça os Apóstolos. Nós não os desencaminharemos. Nós não podemos desencaminhá-los. Por isso há 15 de nós. Nós somos duros uns com os outros, com certeza.” — M. Russell Ballard

23 comentários sobre “Apóstolo Russell Ballard Ofende Mulheres

  1. Não acredito que o apóstolo tenha sido ofensivo. Não vejo desta forma. Mas acredito que deve haver um problema maior pelo qual as mulheres demoram a casar- se na Igreja. ( que não seria a falta de maquiar- se)
    Agora, em questão de maquiar- se, vestir- se melhor, sinceramente, vejo como um problema na Igreja, pelo menos onde moro, é incrível como as irmãs casam- se, selam- se no templo e depois disso, andam mal arrumadas, despenteadas, do tipo: “estou selada no templo, nada vai me separar dele”, eu particularmente não acho que isso seja bom. Além desses casos, há sim as mulheres que não usam nem mesmo sequer um batom, com tanta venda de maquiagem atualmente( eu era revendedora de maquiagem hehe) quem compra essas maquiagens e usa? As mulheres que não são da Igreja, por que as que são membros simplesmente não se cuidam. Mas isso acontece aqui onde moro, não sei como é em outros lugares.

    • Rosangela, por que não dás a ideia as irmãs que lideram a sociedade de socorro de tua ala, para realizarem uma atividade com as mulheres , ensinando-as sobre moda e beleza?

  2. É um desrespeito com as mulheres sim, especialmente por minimizar uma situação um tanto delicada para muitas delas. Achei também um comentário com vies totalmente “carnal”, nada “espiritual”, apropriado para homens mundanos , onde o que só interessa é o visual, a aparência apenas. Óbvio que a atração parte do que se vê, mas colocar toda problemática apenas neste ponto, é realmente subestimar as personalidades, a inteligência, a preparação para vida, o profissionalismo e outras características importantes das mulheres. Causa-me estranheza que este tipo de pensamento parta de alguém cujo título pertença ao apostolado de Cristo. Pois, se o artigo omitisse o autor de tal discurso, pensaríamos em homens “pegadores”, homens futeis e machistas, aqueles que se encontra nas baladas, que se consideram “machos alfa, mas nao é. Ou é? Fiquei na duvida, agora. (Risos). Outro ponto, é o reforço desta ideia aos homens presentes naquela reunião. Ah, mas abrir a boca e falar é fácil, quando o público que ouve tem por princípio não pensar, mas tao somente o obedecer.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.