Mentir em nome de Deus

Mórmons acreditam em mentir em nome de Deus?

“Mentir em nome de Deus” é uma expressão comum para a prática de contar mentiras ou meia mentiras ou meia verdades para defender o que o autor crê ser os interesses de Deus, Sua igreja, ou Sua obra. A expressão é popular em várias vertentes do Cristianismo, porém a frase em inglês lying for the Lord é quase uma exclusividade Mórmon.

Essa associação com o Mormonismo é justificada?

Tomemos um exemplo recente. Ontem nós recebemos um email com a seguinte mensagem:

Boa tarde! Acompanho[ o] conteúdo de vocês e estou sendo ensinado pelos missionários mórmons …. Gostaria de uma opinião de vocês, visto que no final a decisão é minha … Seria uma boa escolha eu me tornar mórmon?

Estávamos discutindo entre nós como responder honestamente a essa excelente e complexa pergunta, quando um de nós decidiu checar a página no Facebook de nosso interlocutor. O que se vê logo no banner dele?

Casamento Templo São Paulo

Parabéns, de todos nós no Vozes Mórmons, ao nosso leitor pelo seu recente casório!

Contudo, ou ele é o pesquisador mais precoce na história do Mormonismo, casando-se no templo quase um ano antes de se batizar na Igreja, ou ele está deliberadamente mentindo para nós. Presume-se que tal mentira seria para “defender” a Igreja de “apóstatas” publicando “distorções” sobre a Igreja SUD e sua história. Talvez esperando receber alguma nota “incriminadora” de nossa parte como resposta à sua pergunta. [1]

“Em verdade, em verdade eu te digo: Ai daquele que mente para enganar, porque supõe que outro minta para enganar, pois esse não está isento da justiça de Deus.” (D&C 10:28)

A pergunta mais importante aqui seria, porém, se tal prática seria justificada ou válida. Os fins justificam os meios? Defender a Igreja justifica mentir? É isso o que a Igreja ensina a seus membros?


Leia também

A história da Igreja SUD “mentindo em nome de Deus”

Quem são os verdadeiros Anti-Mórmons?

Discernindo distorções sobre história Mórmon

A Igreja SUD desfazendo uma mentira prévia

A Igreja SUD mentindo sobre um artigo nosso

A Igreja SUD mentindo sobre intelectual Mórmon

 

NOTA           

[1] Se o nosso falso pesquisador tivesse sido honesto, a nossa resposta provavelmente teria sido: “Todos nós somos entusiastas do Mormonismo, todos nós servimos fielmente como missionários por 2 anos ou mais, e todos nós amamos tanto o Mormonismo que dedicamos nosso tempo livre ao seu estudo. Acreditamos que, se você sente-se feliz e realizado com sua participação nele, certamente o recomendamos. Afinal, como ensinou o Profeta Joseph Smith, o propósito de nossas vidas é encontrar e abraçar o que nos faz felizes.”

11 comentários sobre “Mentir em nome de Deus

  1. Meu caro, se você acha que por um membro da igreja ter mentido para vocês da ABEM não quer dizer que mentir entre nós seja um pratica, como você mesmo destacou, nossas escrituras ensinam contra essa pratica. Uma coisa eu aconselho a vocês, tomem cuidado, por favor não me entendão mal, falo isso seguindo o exemplo do mebro do conselho dos israelitas na epoca em que Cristo veio a terra, pois se essa obra for de homens, nada vos acontecerá, contudo tenham cuidado em suas postagens pois se essa obra for de Deus? Não estariam vocês batalhando com algo divino. Sejam realmente estodiosos e não defamadores da imagem de uma igreja que procura mais ajudar as pessoas!!!

    • Fabrício, se você tivesse lido o artigo com atenção, teria visto que há links para artigos discutindo episódios quando a Igreja, ou seus líderes, incentivaram o conceito de “mentir em nome de Deus”. Se você está tendo dificuldades para achá-los, eis uma ajuda.

  2. Bom, na minha opinião, que ganho a vida mentindo (sou advogado), não vejo nem a mais remota possibilidade para uma pessoa nunca mentir. Mesmo Jesus Cristo quando questionado dava respostas evasivas ou incompletas. Não vejo a mentira que os profetas disseram para evitar a perseguição contra a Igreja, no caso da poligamia, ou no caso dos patriarcas de Israel, como algo ruim ou errado, nem mesmo Deus condenou o comportamento deles. O mandamento de Não prestar testemunho contra o próximo não possui o mesmo significado que “não mentir”. Embora eu ache errado mentir sobre coisas que apenas causem desconforto ou “prejudique” a fé de alguém… nesse caso acho hipocrisia pura mesmo. Não é possível viver numa sociedade sem mentiras ou meias verdades… mesmo Deus nao revela toda a verdade, só que bisso também não dá carta branca para ficar alterando a historia real da Igreja ou mentir quando questionado com questões desconfortáveis. Os membros da Igreja devem amar a verdade e buscar a verdade, ainda que a verdade venha do abismo ou das trevas, como diz o hino “a verdade o que é”. É um assunto complicado que é necessário bom senso. Se para salvar minha vida eu tiver que mentir, vou fazer sem a menor sombra de duvida e nem por isso me considero indigno de entrar no templo… por outro lado, se eu dissesse para uma pessoa que a Igreja nunca foi racista, eu nao conseguiria me olhar no espelho, quanto mais ir ao templo.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.