Você é Mórmon ou Mórmon®?

Advogados para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão ameaçando uma associação de profissionais da área de saúde de litigação judicial por direitos autorais do termo “mórmon”.

De acordo com advogados da Igreja SUD, a Associação para Saúde Mental Mórmon, uma agremiação de profissionais da área da saúdemental dedicados ao tratamento de pacientes dentro do contexto sócio-cultural Mórmon, sejam eles SUD ou de outras fés Mórmons, estaria violando seus direitos autorais ao utilizar o termo “Mórmon” em seu nome.

A Igreja foi oficialmente notificada por advogados da Fundação pela Fronteira Eletrônica, uma ONG dedicada a defender direitos civis no mundo digital, a suspenderem essa intimidação judicial sem bases legais.

A corporação Intellectual Reserve, Inc. (IRI), que é dona e gerente das marcas registradas pela Igreja já vem utilizando dessa intimidação judicial, sustentada por um verdadeiro exército de advogados, contra pequenas empresas, organizações e startups que utilizem o têrmo “mórmon” em seus nomes ou sites. Recentemente, forçaram um acordo de uma companhia chamada “Mormon Match” dedicada a oferecer um site de encontros e namoro para mórmons solteiros, que para livrar-se dos custos advocatícios, mudaram de nome.

Apesar dela deixar abundantemente claro em seu site não haver nenhum vínculo com a Igreja SUD, ou qualquer outra igreja, advogados da Igreja ameaçam processo baseado no simples argumento da posse do registro da palavra em si.

Como elaboram os advogados de defesa, o problema jurídico no argumento da Igreja não é meramente semântico:

Como recentemente explicamos para a IRI, a MMHA [Associação para Saúde Mental Mórmon] utiliza o termo “Mórmon” para se referir precisamente à comunidade para a qual presta serviços, que inclui tanto pessoas oficialmente vinculadas à Igreja SUD como pessoas que não o são. Não é surpreendente que pessoas utilizem o termo “mórmon” num sentido mais abrangente. Não há outro termo que descreva precisa ou exatamente aqueles que seguem o que eles veem como os ensinamentos do Livro de Mórmon (seja através da Igreja SUD ou d’outra via), ou que sejam membros desta comunidade mais ampla.

Como a Suprema Corte [dos EUA] já se pronunciou, leis de registros autorais não devem “privar o discurso comercial do utilitarismo ordinário de palavras descritivas”. Estamos desapontados que a IRI busque prevenir a MMHA e outros de se auto-identificar como “mórmon” sob a guisa de “uma confusão de consumidores” que simplesmente não existe”.

Leis de direitos autorais não conferem à uma companhia o direito de controlar a língua em si. IRI deve abandonar imediatamente esta campanha de direitos autorais que resulta em tensões na comunidade que sequer precisavam existir.”

É justo que a Igreja SUD seja dona de um termo religioso genérico? Há justificações legais para esse tipo de registro? Como poderia alguma igreja, por exemplo a Católica, ser dona do registro da marca “Cristão” e seus derivados?

13 comentários sobre “Você é Mórmon ou Mórmon®?

  1. Eu vejo como um absurdo e um contrassenso enorme, já que a Igreja quer se livrar da alcunha “Igreja Mórmon”, inclusive é falado no próprio manual. Sem contar que querer exclusividade ao termo “mórmon” é o mesmo que o catolicismo querer exclusividade pelo termo “Cristão”.

    • Nada a ver irmão João seu exemplo tendo em vista que o termo Cristão existe antes do Catolicismo mas, em se tratando que tudo que houver o verbete mórmon vai sim remeter A Igreja de Jesus Cristo SUD ; Acredito que caso cheguem a um acordo seria melhor as instituições, mas contrassenso como diz não há é só você estudar um pouquinho a lei de direitos autorais que você muda sua opinião.
      Já pensou se um sitio de prostituição com seu sobrenome em sua cidade ?? imagina se seus amigos começassem a perguntar se te pertence ! seria também um contrassenso e absurdo ??

  2. A igreja emitiu há alguns anos um comunicado para ser lido na sacramental sobre o termo “Mórmon” que ele não deve identificar os membros da igreja e sim “Santos” ou “Santos do Últimos Dias” isso porque na época uma repórter da CNN falou: “todos agradecem a ajuda da Igreja Mórmon e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias”.Na missão dei muita risada com um pesquisador que sabia que nós representávamos a Igreja SUD e ele falou mal dos mórmons que já tinham ido na casa dele e nós começamos a falar mal do mórmons! Para mim a igreja deveria abolir o termo Mórmon, só jogar no limbo ou no esquecimento se tivessem feito isso a uns 30 anos hoje seriamos chamados de SUD ou Santos dos Últimos Dias que é o correto e como o Salvador revelou em Doutrina e Convênios.Infelizmente existe essa corrente na igreja que defende esse termo dado pelos inimigos da igreja para diminuir nossa fé ou fazer pouco caso dela

    • Otavioasp

      É bem conhecido em nosso meio o fato de que o termo “mormon” foi cunhado no século de19 por inimigos ou desafetos da Igreja e de Joseph Smith, no entanto oque as vezes passa batido é o fato de que este mesmo termo foi “adotado” pelos próprios membros da igreja e por Smith ainda em pleno século 19. Pessoalmente gosto do termo, ele identifica uma maneira de viver o cristianismo por meio de uma filosofia e cultura muito singular e distinta. Como já havia dito anteriormente o mormonismo não pertence a uma instituição ou a um grupo de sacerdotes distintos ele é um presente divino para a huamanidade.

    • Irmao Otavio, Abolir o nome Mormon de nossa fe seria uma blasfemia terrivel contra Deus, considerando tudo que Mormon passou para preservar o registro dos Nefitas para nos. A vida de Mormon se resume em decadas de dedicacao em examinar os ensinamentos e profecias nas placas, orar e ponderar o que deveria incluir no registo, como recompensa por esse trabalho arduo ele passou a vida em tristeza profunda vendo seu povo se corrompendo em iniquidade, ele foi ferido em batalha, presenciou o genocidio do seu povo, seus familiares,vizinhos e amigos (com excecao de seu filho Moroni) Ele presenciou criancas, mulheres com corpos despedacados por todo lado, ele presenciou os Lamanitas bebendo sangue dos Nefitas entre outras barbaridades.Logo apos ele ter passado os registros para as maos do seu filho Moroni ele foi morto em batalha, seu filho por sua vez ainda teve que passar grande parte do tempo presenciando a mesma coisa em completa solidao, tudo isso para preservar um registro sagrado para que nos pudessemos aprender e evitar os mesmos erros. Suas ultimas palavras sao “Vinde a Cristo”( Moroni 10: 32-34) Dado o estado corrupto e aguado da Igreja atual, cujo direito e responsabilidade e levar o Livro de Mormon para o mundo, Mormon e que talvez deveria ter vergonha de ter seu nome associado com a Igreja SUD, talvez ele e que deveria pedir que a marca SUD seja desassociada do seu nome.

  3. Mormo deriva do grego, parte da mitologia desses povos: o nome pertence a um espírito que mordia crianças que se comportavam mal, era um companheiro da deusa Hecate. Este nome também referia-se a uma criatura
    semelhante a uma vampira, pertencente a histórias contadas para as crianças para mantê-los com bom comportamento. Terei que entrar com uma ação judicial para impedir outras pessoas a serem registradas com meu nome.kkkkkk

  4. Eu me sinto bem, mesmo quando as pessoas não reconhecendo de imediato o nome oficial da igreja e eu digo “igreja Mórmon” e elas respondem: A sim, agora sei!
    Creio que a Igreja de Jesus Cristo deve sim fazer de tudo pra manter o nome “Mórmon”. Esse nome é muito FORTE e aliado ao nome oficial da igreja é perfeito. Ele é a marca registrada da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, esse nome é tão poderoso quanto a história e os ensinamentos desse registro sagrado que defendemos com toda energia de nossa alma.

  5. Parabéns a Igreja SUD pela atitude. Ratifico tudo o que os colegas acima escreveram em defesa da manutenção exclusiva de “Mórmon”. Há coisas que são intrínsecas à certos elementos. Não há como separar. Deve ser interessante existir uma igreja chamada “Igreja Apostólica do Vaticano”. Será que os advogados do Vaticano iriam hurrar, como fizeram os advogados SUD, ou iriam deixar passar batido?

    • O nome oficial da Igreja Católica é simplesmente “Igreja Católica”.

      Os têrmos “Apostólica” ou “Romana” são descrições populares, mas não oficiais, da Igreja Católica.

      Existem outras igrejas que se denominam “Católica”, como a Igreja Católica Apostólica Brasileira. Outras usam o têrmo Católico em versões traduzidas, como a Igreja Universal do Reino de Deus (“católico” vem do grego para “universal”).

      Não. Os advogados Católicos não tentam controlar o têrmo legalmente como os advogados Mórmons estão tentando. Eles entendem que têrmos religiosos genéricos, como Cristão, Católico, e Mórmon são descrições amplas.

      O argumento que o têrmo “Mórmon” seja “coisas intrínsecas à certos elementos” (sic) e que “[N]ão há como separar” não é válido como uma proposição factual ou inteligente. Existem mais de 100 igrejas Mórmons diferentes e milhões de pessoas que pertencem a grupos relacionados com o Mormonismo sem quaisquer vínculos oficiais ou extra-oficiais à Igreja SUD.

      • Na cultura popular em geral, o termo “Mórmon” está sim associado à IJCSUD, somente pessoas com conhecimento mais específico das ramificações existentes principalmente no oeste dos Estados Unidos é que farão essa associação a várias Igrejas “Mórmons”, seria pretensioso esperar tal conhecimento do público em geral, que por via de regra pensará na igreja SUD ao ouvir o termo.

  6. A representação jurídica da Igreja Católica local é a Diocese (Bispo). A nível internacional é feita pela Santa Sé, organismo internacional cuja sede encontra-se no Estado do Vaticano. O Papa é o Bispo da Diocese de Roma, e recebe o título de “Bispo dos Bispos. Não há Papa apenas na Igreja Católica. Outros líderes de antigas igrejas cristãs ostentam o título de “Papa”. Outros preferem “Patriarca”. As confederações de Bispos (CNBB, no caso brasileiro), são associações que não representam a Igreja Católica, mas sim seus Bispos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s