Joseph Smith: Deus é Como Um de Nós

Joseph_Smith_Jr_portrait_owned_by_Joseph_Smith_III_zpsec9818e5Em 07 de abril de 1844, Joseph Smith proferiu um de seus discursos públicos mais emblemáticos, conhecido como o “sermão King Follet“. Nele, o profeta pregou, entre outros temas, a natureza humana de Deus e a pluralidade de deuses. O trecho abaixo é de uma das várias anotações disponíveis feitas pela audiência:

Devem conhecer o único Deus vivo e verdadeiro e Jesus Cristo. Deus: um homem como um de nós, mesmo como Adão. Não [foi] Deus desde toda a eternidade. Uma vez [Deus viveu] sobre um planeta com carne e sangue, como Cristo [viveu]. Como o pai tem vida em si mesmo, etc. Para conhecer Deus[,] aprendam a tornarem-se Deuses. [Deus é] Exaltado pela adição de sujeitos à sua família ou reino. [1]

O conceito de Deus como um ser humano que evoluiu até que se tornasse Deus faz do mormonismo um dos raros exemplos de antropomorfismo no mundo religioso contemporâneo. Essa “teologia materialista” herdada de Joseph Smith poderia – na opinião de alguns – favorecer  a aceitação da evolução orgânica por mórmons.

Por outro lado, desde o século 20, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que Jesus Cristo antes de nascer – e, portanto, antes de possuir um corpo – foi o criador da Terra. Essa doutrina, ainda que indiretamente, enfraquece o conceito de um deus com corpóreo, ao retratar o Criador como um espírito sem corpo.

Na sua opinião, quais as implicações da ideia de um Deus com corpo humano? Você acha que a moderna Igreja SUD enfatiza tal ensinamento?

 

Referência

1. Registro de Samuel W. Richards. Words of Joseph Smith, p. 361. Comentários editoriais nossos entre [colchetes] para maior clareza.

14 comentários sobre “Joseph Smith: Deus é Como Um de Nós

  1. Interessante. Nunca tinha percebido essa ambiguidade aparente entre Deus ter um corpo e ao criar a Terra Cristo não o tê-lo.

    O que noto atualmente é que embora isso seja com frequência citado em materiais e aulas da igreja, pouco se aprofunda atualmente nas implicações do que isso poderia representar na prática litúrgica e nas ações cotidianas de um SUD.

    Tão pouco sabia dessa contemporaneidade dos ensinamentos do Cristo Criador, pelas referências conhecidas, inclusive uma citada num dos links do texto desta postagem, dá-se a ideia de que isso já era entendido e ensinado pela Igreja desde o surgimento do Livro de Mórmon.

  2. Bem, já tinha notado isso. Na realidade é complicado o próprio Espírito Santo ser cotado como um Deus(apesar que o tenho particularmente independente do que a Igreja diz seja). Sobre a segunda pergunta creio que não. Isso dá um impacto nas pessoas e poucos entendem sobre isso. Até mesmo uma mãe celestial é algo desconhecido pelos membros.

  3. Então o criador teve um pai, que antes dele teve outro pai…

    É por isso que as capelas se esvaziam. O cara entra, começam a falar no tema na sacramental, a pessoa nunca mais aparece. Temos que admitir: É estranho.

    • “Meu caro”, o que quero dizer, é que a crença é muito estranha. Deus em todas as religiões, Deus mesmo, não ‘deuses menores’ como os deuses afro e outros, é infinito, não tem corpo.
      Eu nunca ouvi falar nisso, não li nada que povos antigos acreditavam nisso, a Bíblia mesmo não diz nada disso sobre o Pai Celestial. Me ajude a entender, me indique que os sumérios, persas e outros povos antigos tenham deixado tabuas escritas falando sobre o assunto. Ainda não vi, mas, estou disposto a aceitar. Os israelitas deixaram isto escrito onde?

      O nosso povo não está acostumado a imaginar um homem gigante com uma esposa que fica no seu planeta fazendo filhos sexualmente, vou fazer o que? É a mais pura verdade, esse deve ser o ponto principal de adultos se afastarem tanto e ser a religião com o maior número de inativos do país. Se Deus é um homem, e a Bíblia diz que não devemos confiar nos homens, ele deve ter defeitos, e por quê eu me sacrificaria por alguém em evolução?

      • Sabe, por isso Joseph disse em certa ocasião ao receber uma revelação, que se ele revelasse aos homens o que acabara de receber, ele sairia morto daquela sala. Os homens mal conseguem entender a lei do dízimo, como entender sobre coisas que vão além da nossa capacidade mortal de entendimento? Por isso se fala que de a acordo com nossa fé, vamos recebendo aos poucos. A verdade é imutável, e será que estamos preparados para conhecer como as coisas realmente são? A verdadeira realidade do “outro lado” as leis que regem nosso universo? Deus espera que façamos o básico, para receber a plenitude em Sua presença.

  4. Mais uma doutrina singular do mormonismo, e por sinal na minha opinião uma das mais belas. Um Deus com nariz, boca, mãos braços, pés e principalmente um coração, apaixonado pelo seus filhos. É claro que a doutrina tem implicações subjetivas, e altas doses de poesia e conceitos filosóficos intricados, mas olha a equação: Deus como homem evolui, alcança o ápice das suas potencialidades, envia a terra um representante divino ( seu próprio primogênito), oque possui a maior quantidade de atributos para que raça sobreviva (pecado versus virtude, neste caso o pecado é o gene fraco e destrutivo). O homem como sendo da mesma espécie (neste caso os fortes, que abandonam o gene destrutivo e se “adaptam” construindo conexões potenciais no DNA divino) trilha o mesmo caminho e evolui, se torna Deus! . Há duvidas que o conceito abraça por completo a evolução orgânica? Pena que não da pra conversar sobre essas coisas na escola dominical….rsrs

  5. Algo importante para ser ressaltado é o simbolo da palavra “corpo” sabemos que existem inúmeras substancias a matérias no universo.Um tabernáculo que suporte e se desenvolva com o poder do Pai ou dos Deuses deve ser de um material muito refinado e que não se oxida ou reage com outras substancias “corruptas”.Me lembro daquele filme dos anos 80 “Cocoon” é bem isso que quero ilustrar.O fato de abrirmos a mente e o coração para os grandes conhecimentos e verdades nos enche de esperança e aprofundamos o relacionamentos com nossas crenças.A pior condenação para o homem é a resistencia auto infligida para coisas que vem de Deus.

  6. Algo importante para ser ressaltado é o simbolo da palavra “corpo” sabemos que existem inúmeras substancias a matérias no universo.Um tabernáculo que suporte e se desenvolva com o poder do Pai ou dos Deuses deve ser de um material muito refinado e que não se oxida ou reage com outras substancias “corruptas”.Me lembro daquele filme dos anos 80 “Cocoon”é bem isso que quero ilustrar.O fato de abrirmos a mente e o coração para os grandes conhecimentos e verdades nos enche de esperança e aprofundamos o relacionamentos com nossas crenças.A pior condenação para o homem é a resistencia auto infligida para coisas que vem de Deus.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s